Implementar o UX writing na empresa envolve a redação de textos e microtextos que comuniquem mensagens de forma clara e concisa aos usuários, sendo uma abordagem estratégica. Isso além de proporcionar ótimas conversões e crescimento do negócio nas redes ao longo do tempo.
Nesse contexto, o objetivo principal é aprimorar a experiência do usuário e colocar a conversão em segundo plano. Para que essa abordagem seja bem-sucedida, é essencial compreender os aspectos estratégicos da persona e elaborar um guia de estilo apropriado para cativar o seu público-alvo.
Como esse tema está em alta, preparamos este post que explicará detalhadamente seu conceito, como funciona, sua aplicação prática e melhores ferramentas que pode ser utilizada para resultados excelentes. Confira.
O que é UX Writing?
O termo “UX” é uma abreviação para User Experience, que se refere à experiência do usuário. Sendo assim, o UX Writer é o profissional encarregado de redigir os conteúdos com foco na melhoria da experiência dos usuários em um aplicativo, plataforma, site, chat e outras mídias digitais.
Este processo abrange os elementos que delineiam a jornada que o usuário precisa percorrer enquanto interage com o site em questão, e também influencia suas decisões.
Se um site, aplicativo ou plataforma está registrando muitos casos de usuários que acessam, interagem até certo ponto, mas não finalizam a jornada conforme esperado – como realizar uma compra, por exemplo – é possível que a experiência desses usuários não esteja sendo satisfatória ou que eles estejam encontrando algum obstáculo.
Esse tema é de tamanha relevância que cerca de 50% das empresas direcionam mais de 20 bilhões mensais para investimentos em SEO B2B e buscam constantemente profissionais UX Writing que dominem o tema.
Como essa abordagem funciona?
A prática do UX writing incorpora quatro características essenciais que devem permear todo o processo de redação:
- clareza: o primeiro princípio do UX writing diz respeito à compreensão plena da mensagem. Portanto, as informações devem ser organizadas de forma clara e o discurso deve ser compreensível.
- concisão: a mensagem deve ser direta e focada no objetivo. Para isso, evite frases vagas e informações desnecessárias;
- aplicabilidade: transmitir uma informação clara e concisa não basta se ela não contribuir para a experiência do usuário. Portanto, o conteúdo também deve auxiliar os usuários em suas interações e experiências;
- consistência: é fundamental manter a consistência no estilo, tom de voz e terminologias utilizadas no conteúdo. Para isso, é importante ter e seguir um guia de estilo e um fluxo de trabalho que oriente todo o processo.
Como aplicar o UX de forma prática?
Para implementar UX no seu negócio, é essencial adotar uma mentalidade de designer UX. Isso implica estar constantemente aberto a aprender sobre o ambiente ao seu redor, demonstrar empatia genuína pelas pessoas e manter uma curiosidade contínua em relação às suas necessidades.
Para isso, é fundamental que você se envolva em aprender e fazer perguntas sobre os usuários do seu produto ou serviço. Compreender suas necessidades, interações e limitações é crucial. Sempre priorize o seu público-alvo no desenvolvimento do UX.
Para pôr em prática esse conceito, separamos algumas dicas fundamentais. Acompanhe.
Entenda qual é seu público
Nessa etapa, faça um bom plano de marketing realizando pesquisas e análises para identificar claramente quem são seus alvos e crie personas que englobem as características demográficas, comportamentais e necessidades dos seus usuários.
Para isso, utilize abordagem como entrevistas, questionários e linhagem de dados para compreender profundamente as motivações, desafios e objetivos dos usuários.
Foque na clareza e objetividade
Evite o uso de terminologia excessivamente complexa ou frases elaboradas que possam dificultar a compreensão. É crucial compreender que a escrita deve estar centrada na experiência do usuário.
Também simplifique a navegação e a arquitetura da informação para tornar o uso do produto ou serviço intuitivo, com textos claros e diretos, evitando jargões e linguagem técnica que possam confundir os usuários.
Por fim, divida o conteúdo em seções claras e use cabeçalhos descritivos para facilitar a compreensão.
Destaque informações importantes
Defina uma hierarquia de conteúdo, em que a informação relevante para o usuário seja entregue de forma direta e concisa, visando uma experiência eficaz e ágil.
Se houver necessidade de utilizar termos técnicos ou complexos, disponibilize um material de apoio para explicar seus significados. Identificar o que requer explicação depende diretamente da compreensão da persona.
Entenda qual tom de linguagem usar
Sempre adapte o tom de linguagem de acordo com o público-alvo e o contexto de uso do produto ou serviço.
Ou seja, considere fatores como a cultura do público, o tipo de produto ou serviço oferecido e a imagem da marca ao determinar o tom de linguagem adequado.
Por fim, mantenha uma linguagem consistente em todo o produto ou serviço, garantindo uma experiência coesa para os usuários.
Quais ferramentas disponíveis para aplicar o UX Writing?
Confira as melhores para otimizar as práticas de UX Writing!
Adobe XD
O Adobe XD é uma ferramenta de design digital que revolucionou a forma como UX Writing podem atuar no ramo. Como sugere o nome —Adobe Experience Design — foi concebido como um editor de gráficos vetoriais que permite projetar e prototipar páginas da web ou aplicativos.
Seu objetivo é otimizar e testar a experiência do usuário em cada interface antes de iniciar a programação.
InVision
A InVision também é uma outra plataforma líder em Design Digital de Produto, dedicada a proporcionar experiências excepcionais aos clientes em todo o mundo. Oferecemos ferramentas de design e recursos educacionais abrangentes, permitindo que equipes percorram todas as fases do processo de design do produto, desde a concepção até o desenvolvimento.
Atualmente, mais de 5 milhões de usuários confiam no InVision para estabelecer um fluxo de trabalho de design eficiente e padronizado, permitindo a rápida criação de protótipos e designs antes da fase de desenvolvimento, além de possibilitar a colaboração em toda a organização.
Hotjar
O Hotjar é uma ferramenta de análise de marketing que permite examinar o comportamento dos usuários ao acessar e interagir com seu site.
Ele oferece recursos para visualizar a navegação dos usuários em seu site, identificando páginas de maior interesse e áreas específicas que atraem a atenção dos visitantes em determinadas páginas.
Illustrator
O Adobe Illustrator é um software desenvolvido pela Adobe, projetado principalmente para criar ilustrações vetoriais. Ele é compatível tanto com sistemas operacionais Windows quanto Mac.
Embora o programa ofereça uma versão de avaliação gratuita, sua versão completa é paga, sendo uma escolha valiosa para aqueles que precisam regularmente de imagens de alta qualidade para suas atividades de marketing. O Illustrator CC, a versão mais recente do programa, facilita a interação entre usuários e designers gráficos.
Para aqueles familiarizados com outros softwares da Adobe, como o Photoshop, essa ferramenta é fácil de usar devido à semelhança na disposição do menu e nos atalhos. Os primeiros atalhos geralmente lidam com funções básicas, como abrir, criar e salvar arquivos.
Utilizar UX Writing é crucial para melhores destaques do seu site que proporciona melhor experiência ao usuário e aprimorar os resultados na internet. Para isso, é primordial ter atenção aos quatro princípios fundamentais, como clareza, concisão, aplicabilidade e consistência.
Gostou do post e já vem aplicando esse conceito para maiores resultados no seu negócio? Então, compartilhe conosco aqui nos comentários!