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UX e UI: como aprimorar resultados estrategicamente?

Dois conceitos vêm ganhando força no contexto da Transformação Digital: UX e UI design, que tratam da experiência e das interfaces disponibilizadas aos usuários, possibilitando a criação de ambientes digitais agradáveis e produtivos, seja para garantir acesso qualificado às paginas da Internet e alta acessibilidade aos sistemas operacionais, seja para viabilizar diferenciais competitivos e se destacar no processo de digitalização.

A criação das interfaces responsivas foi uma grande revolução provocada pela união entre o conceito UX e UI design — responsividade é a característica das telas que se adaptam a qualquer tamanho de dispositivo, principalmente no mobile, para entregar uma melhor experiência aos usuários.

Antes, o foco principal dos desenvolvedores era o Desktop, com as telas e funcionalidades projetadas para o tamanho dos monitores tradicionais. Entretanto, como a tela de smartphone é mais compacta, a experiência de acesso e visualização dos elementos da página, principalmente itens dinâmicos e botões de CTA, ficava comprometida.

Quando os primeiros sites responsivos surgiram, ganharam rapidamente a simpatia do público e as melhores posições nos search engines, cujos algoritmos priorizam a qualidade da experiência e usa esse requisito para elevar as classificações das páginas nas SERPs (Search Engine Results Page ou Página de Resultados de Pesquisa) e logo esse modelo de desenvolvimento se tornou uma tendência.

Neste post, vamos entender melhor o que são UX e UI, como utilizá-los a favor de seu site e os benefícios de sua aplicação. Confira!

O que são UX e Ui?

Muita gente confunde os termos UX e UI, afinal, estamos falando de duas siglas parecidas. A verdade é que essa associação trata conceitos diferentes, que podem ser aplicadas conjuntamente ou não. Veja abaixo de uma forma mais detalhada o que significa cada um dos conceitos, começando pelo UI.

UI

A sigla UI significa User Interface ou, em bom português, interface do usuário — o ponto de contato entre o usuário e o sistema. Na tela do computador, por exemplo, as interfaces indicam onde você deve clicar para acessar determinado conteúdo, software, funcionalidade, etc.

A função do designer de interface do usuário, ou UI designer, é simplificar a navegação por meio dessas telas, tornando as funcionalidades do sistema mais acessíveis e intuitivas.

UX

Já o UX é uma sigla que designa User Experience ou experiência do usuário, em português. É um conceito de visa a melhor experiência em qualquer ambiente, seja no mundo real, seja em âmbito virtual. Por isso, comumente a expressão é usada para designar a experiência de um cliente com uma marca ou empresa.

Ao criar uma promoção ou conceder um brinde a um cliente, a empresa está aplicando uma estratégia de UX, ou seja, estendendo um conceito criado digitalmente, mas não necessariamente usado exclusivamente nesse ambiente. Dessa forma, UX é uma responsabilidade do RevOps — departamento organizacional multidisciplinar que reúne equipes diferentes e integra estratégias de Marketing, Vendas e Customer Success para potencializar os resultados do negócio.

Entretanto, a prática do UX é mais usual quando tratamos de ambientes virtualizados. Sob esse ponto de vista, UX também pode ser colocada em prática por meio do UI design, como no exemplo dos sites responsivos, ou por meio da utilização de outras ferramentas digitais.

Quais são as principais diferenças entre UX e UI design?

No tópico acima fornecemos um pequeno panorama sobre o que são UX e UI design. Entretanto, para que você possa entender melhor do que se trata cada um, separamos aqui as diferenças mais marcantes entres os dois conceitos. Confira.

O conceito de UX não depende de uma interface visual

O conceito de UI já traz em seu nome a interface, que pode ser a tela de um computador ou de um dispositivo móvel, TV, ou até mesmo o painel de um carro. Já o UX design não depende dessa referência visual, pois a experiência do cliente pode ser aprimorada por outros meios. Aliás, muitas das vezes a melhora na experiência do usuário está ligada à redução de etapas de um processo, que pode significar a eliminação de telas.

Enquanto UI guia, UX garante a satisfação na navegação do usuário

Voltemos ao nosso exemplo do site responsivo. A identificação da necessidade da criação de interfaces otimizadas para dispositivos móveis certamente ocorreu no setor de UX. Era evidente que utilizar um site feito para uma tela grande em uma tela pequena gerava desconforto para os usuários — letras pequenas, botões difíceis de acionar, funções incompatíveis, excesso de cores e outros elementos que atrapalhavam a navegação.

Para criar uma interface responsiva, era necessário identificar as necessidades do usuário ao acessar um site via smartphone, para depois pensar em uma interface que atendesse a esses requisitos. É aí que entra o UI design, com o objetivo de tornar a navegação mais agradável e simples.

Outro fator importante que devemos destacar é que uma interface agradável não tem relação com estética, e sim com a organização e disposição dos dados. O usuário precisa encontrar o que procura de forma simples e objetiva, sem ter que passar por um labirinto visual ou transpor inúmeras etapas.

Um cuida da razão e outro da emoção

Quando falamos de UI, estamos falando sobre razão, já o UX é sobre emoção. Isso porque uma interface deve ter um foco direcionado, buscando a melhor maneira de navegar, com boas práticas, em um processo racional.

Quando falamos de experiência do cliente, estamos falando de técnicas para despertar emoções positivas durante o processo de consumo. Embora não exista um usuário padrão, cabe ao UX design identificar as necessidades e exigências dessas pessoas, quais são os seus hábitos e demais fatores que interferem na qualidade da experiência que será entregue.

Por que devo utilizar UX e UI design juntos em meu site?

Bem, depois de entender melhor os conceitos de UX e UI, você deve ter percebido a importância desses dois conceitos para uma boa estratégia digital. Entretanto, ao contrário do que se possa imaginar, você não precisa escolher um ou outro para manter a qualidade e a relevância das suas páginas. Afinal, a melhor maneira de aproveitá-los no mundo digital é utilizando-os juntos. Veja abaixo os benefícios dessa união.

Entrega mais valor para o visitante

Nada melhor do que clicar em um resultado de buscas e encontrar no site o que que precisamos, não é mesmo? Quando o usuário se depara com uma interface bem projetada e pensada para a sua melhor experiência, enxergará mais valor em seu site. Quando uma página gera valor para um visitante, mesmo que ele ainda não esteja pronto para a conversão, ele fará questão de voltar, pois terá a sua página como referência.

Aumenta as chances de retenção

Uma das principais métricas que indica o sucesso de um site é a retenção, ou seja, o tempo que o usuário fica no site. Essa métrica é importante porque de nada adianta ter um site recordista de visitas se não há engajamento. Se muita gente clica em seu link e sai rapidamente de seu site, é sinal de que não estão encontrando o que procuram.

Nesse cenário, a sua estratégia de atração está sendo boa, mas seu site não está entregando o que o usuário espera. Com a dupla UX e UI é possível criar as estratégias necessárias para descobrir as necessidades desses usuários e desenvolver uma interface que entregue essa experiência positiva.

O engajamento, além de aumentar as chances de conversão, ajuda no SEO, pois os algoritmos dos mecanismos de buscas entendem a relevância de seu conteúdo justamente a partir da retenção e da qualidade das experiências fornecidas nesses ambientes.

Fortalece a autoridade de sua marca

Empresas que trabalham em prol da experiência do cliente em seus sites e canais digitais tendem a ganhar mercado e ficar à frente de seus concorrentes. Como no mundo digital tudo é compartilhado em velocidade cada vez maior, uma maior satisfação do cliente pode se transformar em divulgação espontânea e uma ótima percepção geral sobre o seu site.

De uma forma ou de outra, o seu site será comentado. Agora, se o que se fala a respeito dele será positivo ou negativo, isso passa sobre como você lida com os conceitos de UI e UX design.

Melhora os resultados e conversões

Quando criamos um site temos sempre um objetivo em mente, que inclui aumentar a visibilidade da empresa, potencializar o número de visitas ou otimizar as vendas, vender pelo próprio site, melhorar a qualidade do atendimento, entre outros. Não importa qual é o seu objetivo, utilizando os conceitos de UI e UX design, você estará muito mais perto de alcançar qualquer um desses resultados.

Como utilizar UX e UI design na prática?

Aplicar um conceito de UX e UI não é tão fácil como parece: exige planejamento e outros elementos, como você pode ver a seguir.

Conheça o seu público

Dentro do UX e UI design a busca do usuário é a primeira etapa. Por esse motivo, você precisa conhecer profundamente o seu público, saber o que eles desejam e o que precisam. Para isso, tenha em mente as características e anseios da sua persona: isso permitirá que você forneça valor à experiência de uso do produto ou serviço da sua empresa, para que eles mantenham o foco nos benefícios em vez dos recursos.

Você não é o usuário

Testar a usabilidade e os recursos implementados em um sistema com usuários reais é parte essencial do processo de UX e UI design. Isso porque nem sempre o usuário final, aquele por quem a solução está sendo criada, tem as mesmas reações, conhecimentos e comportamentos que os desenvolvedores.

Por isso, jamais suponha que a solução está viável sob o seu ponto de vista: faça testes com pessoas reais, de preferência, usuários que tenham as mesmas características, necessidades e problemas que o público que você almeja alcançar.

O teste de usabilidade evita esse viés baseado em um falso consenso. Ao criar soluções cujo objetivo é encantar o público, concentre-se nesses testes, pois eles possibilitam o desenvolvimento de produtos e serviços mais adequados ao perfil do usuário que baseia o foco do desenvolvimento.

Menos é mais

Adapte o design para evitar a sobrecarga de informações. Isso porque o ser humano suporta até 8 segundos de atenção focada em uma tarefa, sem distrações. Esse período foi apurado a partir de um estudo conduzido pela Microsoft em 2015. Com um prazo de atenção cada vez mais curto (antes era de 12 segundos), são os desenvolvedores e designers que precisam se ajustar para lidar com esse comportamento e garantir a agilidade máxima necessária para viabilizar a eficiência no acesso e absorção de informações.

Para isso, remova elementos ou conteúdos desnecessários que exigem muitas ações do usuário. O minimalismo funcional é uma técnica que permite aos designers conquistar essa façanha. Lembre-se: menos é mais! Ao mesmo tempo, isso não significa que as experiências devam ser limitadas. A maioria das informações é valiosas e relevante. Saiba escolhê-las com sabedoria.

Adapte o seu processo de design

UI aliado ao UX é essencial para a criação de experiências incríveis para os usuários, mas o fluxo desse processo está condicionado ao tipo de projeto. Embora exista um processo universal, aplicável a todos os projetos, com a possibilidade de delimitação das etapas e das pessoas que estarão diretamente envolvidas no processo, cada projeto é único e tem suas próprias necessidades e requisitos de desenvolvimento.

Isso significa que, para criar a melhor experiência possível, o designer deve saber adaptar o processo de desenvolvimento com base nas especificidades do projeto, ainda que, para isso, tenha que despender mais tempo na análise de demandas do usuário, na ideação ou na validação do design (conduzindo testes de usabilidade e testes A/B, por exemplo).

Mantenha a consistência

No UI design com foco em UX, faz parte do seu trabalho do trabalho de desenvolvimento manter os requisitos de sistema claros e fáceis de usar — os usuários não precisam ler instruções para entender como usar um aplicativo ou ter um mapa para facilitar a navegação.

Além da simplicidade e organização dos elementos, um bom projeto mantem a consistência, no que se refere as características relacionadas ao estilo que favorece o reconhecimento da sua marca, como esquemas de cores, tipografia e disposição dos elementos na interface do usuário.

Aumente requisitos como usabilidade e acessibilidade

Muitos profissionais tendem a focar em aparência e apelo visual, quando é imprescindível atentar para funcionalidade e acessibilidade. A estética não pode ser mais importante que a usabilidade, pois uma solução digital realmente bem-sucedida é aquela que tem capacidade de facilitar a vida dos usuários.

A acessibilidade, por sua vez, garante que usuários de todas as habilidades, incluindo pessoas com deficiência (PcDs) — usuários cegos, com baixa visão, com deficiência auditiva, com deficiência cognitiva ou com deficiência motora, por exemplo, — tenham boas experiências com a solução sem a necessidade de incorporar tecnologias assistivas para aumentar a usabilidade.

Tenha consciência de que prevenir erros é melhor do que corrigi-los

Sempre que possível, projete produtos para minimizar possíveis erros que comprometam a qualidade dos resultados e o nível de satisfação final dos usuários. Erros geralmente ocorrem quando as pessoas focam em UI, seja porque os usuários não compreendem bem a solução e têm problemas durante o uso, seja porque a solução apresenta falhas.

Independentemente da causa, esses erros e a forma como eles são tratados têm um enorme impacto na experiência do usuário e, consequentemente, na satisfação final com a solução. Por isso, mantenha seus esforços na eliminação de qualquer empecilho ou condições propensas aos erros no uso.

Antecipar possíveis erros é a melhor forma de evitar as consequências negativas de uma falha não prevista. Liste todos os potenciais problemas que possam ocorrem em sua solução, desenhe métodos de correção e pontos de melhoria que mitiguem essas ocorrências.

Lembre-se que a insatisfação e a frustração dos usuários são os maiores causadores de índices de rejeição por uma marca. A melhor forma de evitar isso é garantir que a usabilidade e a experiência do usuário em relação a requisitos como acessibilidade, intuitividade, segurança, responsividade e velocidade de acesso — esses são critérios de qualidade que devem ser o foco do qualquer projeto, especialmente em âmbito digital.

Neste post, entendemos melhor os conceitos de UX e UI design e a sua importância para que o seu site esteja alinhado às expectativas dos clientes. Vimos também que, apesar dos conceitos não representarem a mesma coisa, eles podem ser utilizados de forma conjunta, principalmente quando o seu objetivo é criar um site agradável, funcional e que consiga alcançar os resultados que você almeja em sua estratégia de marketing, vendas e customer success.

Agora que você sabe a relevância e a aplicabilidade de UX e UI design, que tal deixar comentários para agregar a nossa discussão?