A gestão de pessoas é uma tarefa cada vez mais importante em grandes empresas, se estendendo a todos os seus setores. A área de TI, em particular, está cada vez mais carente de uma gestão mais eficaz, principalmente com os níveis de turnover se tornando cada vez mais altos.
Se você pretende maximizar a eficiência da área de TI em sua empresa, então precisa lidar com esse desafio primeiro. Considerando a importância da tecnologia para todas as empresas hoje em dia, é indispensável que você tente reter talentos por mais tempo.
Para ajudar a entender melhor o assunto, vamos explicar o que é turnover, como é feito seu cálculo, seus impactos e como diminuí-lo. Acompanhe.
O que é Turnover?
Também chamado de rotatividade, trata-se de uma métrica que reflete com que frequência a sua equipe é substituída em seu negócio. Um índice elevado significa que ocorrem muitas contratações e desligamentos ao longo do tempo.
A forma mais eficaz de calcular a rotatividade em uma empresa é comparando o quadro de funcionários no começo e no fim do ano. Para calcular, basta usar a seguinte fórmula:
TA% = (D / (I+F) / 2) x 100
- Turnover Anual = TA;
- Nº de funcionários desligados = D;
- Nº de funcionários no início do ano = I;
- Nº de funcionários no final do ano = F.
Como exemplo, digamos que você tinha uma equipe com 100 pessoas no início do ano. 20 foram desligadas e você fez novas contratações até um total de 140 funcionários. Nesse caso, a fórmula será a seguinte:
TA% = (20 / 100+140 / 2) x 100
Resolvendo a fórmula, teremos que o Turnover Anual nesse período foi de 4,16%.
Quais são os impactos negativos do turnover da área de TI?
Algumas contratações e desligamentos são comuns em qualquer empresa, especialmente no setor de TI. Porém, índices muito elevados podem ter vários impactos severos no desempenho da empresa. Alguns dos impactos mais claros estão a seguir.
Baixa retenção de talentos
Em geral, os funcionários com menos tempo de casa são os primeiros a sair em um setor com alta rotatividade. Isso significa que os profissionais de maior desempenho também têm pouco tempo para se adaptar à sua estrutura interna e mostrar serviço. Como resultado, o setor acaba perdendo candidatos que poderiam elevar o desempenho do negócio.
Maior custo com desligamento e reposição
Os processos de triagem, contratação e desligamento exigem tempo e recursos dentro da sua equipe. Como resultado, um alto índice de turnover implica diretamente em um aumento de custos para o setor. E quanto maior for a equipe, maior será o impacto desses custos no orçamento.
Dificuldade para realizar projetos de longo prazo
A implementação de novas ferramentas, renovação de sistemas e tecnologias, além do aprimoramento da segurança, exigem que haja uma equipe bem consolidada no setor de TI, capaz de acompanhar o projeto até o fim. Porém, se a rotatividade for muito elevada, então será mais difícil manter um time único por todo esse período de tempo, o que reduz bastante as chances de sucesso dessas mudanças.
Prejudica a imagem da empresa
Além de afetar a produtividade interna da empresa, um turnover muito elevado também pode passar uma imagem negativa do negócio enquanto contratante. Se muitas pessoas entram e saem com frequência, seus cargos ficam desvalorizados, pois não se mostram como uma boa opção de carreira. Assim, é quase certo que os melhores candidatos busquem outras empresas em vez da sua.
Equipe menos coordenada
Por fim, mas não menos importante, uma equipe que já trabalha junta há algum tempo e entende os próprios processos tende a ser bem mais eficiente no dia a dia. Porém, para alcançar esse estado, é necessário que a maior parte desses colaboradores se mantenha na equipe por mais tempo. Se não for feito um controle da rotatividade, é impossível obter esse resultado.
Quais as dicas para diminuir o turnover na área de TI?
Considerando seus impactos negativos, é fácil entender a importância de manter o índice de rotatividade sob controle. Separamos aqui algumas dicas que vão ajudar. Confira.
Melhore seu employer branding
Uma forma simples de atrair e reter colaboradores é ter uma boa estratégia de employer branding, ou seja, melhorar sua imagem enquanto contratante. Boa parte das medidas envolvidas aqui também serão úteis para melhorar o índice de retenção, mas também serão uma forma eficaz de atrair candidatos mais adequados à vaga.
Aprimore seu processo de recrutamento e seleção
Uma das maiores causas de rotatividade no setor de TI, na realidade, é o mau planejamento no processo de contratação e gestão de pessoas. Se não há critérios claros para avaliar os candidatos, então é bem mais provável que você contrate alguém sem as qualificações necessárias, que terá que ser substituído em pouco tempo.
Promova o desenvolvimento profissional
Uma boa forma de diminuir o turnover e melhorar o desempenho da equipe ao mesmo tempo é investir em educação e capacitação. Oferecer cursos, bolsas, materiais, entre outras oportunidades de aprimoramento, contribui bastante com o melhor posicionamento profissional dos funcionários, além de melhorar suas chances de retenção.
Tenha um plano de carreira
Outro bom incentivo à retenção de colaboradores é o plano de carreira, que prevê aumento salarial, melhoria de cargos e oportunidades de crescimento dentro da empresa. Isso não só dá um incentivo par bons profissionais se manterem na empresa como também contribui com seu employer branding.
Invista em ferramentas para melhorar o trabalho
Por fim, mas não menos importante, tenha certeza de que as ferramentas de trabalho da equipe de TI são de boa qualidade. Adotar sistemas e softwares mais modernos, que sejam mais fáceis de usar no dia a dia, é importante para o desempenho da equipe e para viabilizar suas rotinas de trabalho.
Com essas dicas, você já pode começar a diminuir o turnover dentro da empresa. Considerando o quão competitivo é o mercado de TI, é indispensável encontrar os melhores profissionais disponíveis para o setor.
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