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E-Commerce

Afinal, vale a pena transformar uma loja física em virtual?

A transformação digital está quebrando as barreiras que existiam entre as lojas físicas e o e-commerce. As grandes redes de varejo já dividem as suas atenções entre o físico, o virtual e esse movimento é seguido pelas lojas menores, seja com a criação de e-commerces próprios ou pela utilização de marketplace público em redes sociais.

O isolamento social provocado pelo novo coronavírus, trouxe um grande público para as compras online, o que estimulou muitos comércios e prestadores de serviços, que não estavam na web, a migrarem para o digital. Muitas redes de supermercado, por exemplo, passaram a oferecer aos seus clientes a possibilidade de fazer as compras 100% online e isso pode ser seguido por padarias e mercearias.

Transformar uma loja física em virtual pode trazer uma série de benefícios para o seu negócio, desde que você faça essa transição de maneira eficiente. Neste post, trazemos algumas dicas para te ajudar. Confira!

O que é e como funciona uma loja virtual?

O e-commerce nada mais é do que uma loja virtual, ou seja, um site com layout desenvolvido para que os clientes procurem os produtos que desejam, seja pelo nome ou de acordo com o segmento e feche a compra por lá mesmo, utilizando formas de pagamento também virtuais. Todas as dúvidas são tiradas diretamente no site, seja via chat ou em um FAQ que reúna as principais perguntas dos clientes.

Alguns sites utilizam um sistema de avaliações que é alimentado pelos próprios clientes, que dão a nota para o produto, geralmente de 0 a 5 estrelas e descrevem como foi a sua experiência. Em um bom e-commerce, também deve ser fácil encontrar as informações sobre o produto, como características físicas e especificações técnicas.

Em um e-commerce é possível vender de tudo, de produtos virtuais, como ebooks, games, apostilas, filmes, softwares entre outros, até produtos físicos, como roupas, eletrônicos, móveis, cosméticos e alimentos. Começou como uma alternativa para quem não tinha muito tempo para frequentar as lojas e físicas ou para os consumidores que não encontravam determinados produtos perto de sua casa.

Aos poucos foi ganhando o mercado e dividindo o espaço com as lojas físicas, passando a ter uma demanda maior após a paralisação provocada pela quarentena do coronavírus. Algumas empresas migraram completamente, trabalhando com entregas e outras transformaram a sua loja física em centros de distribuição.

Como fazer a transformação da loja física em virtual?

A transformação de uma loja física em virtual nem sempre é tarefa das mais fáceis, afinal, estamos falando de uma mudança muito brusca, em várias áreas — marketing, atendimento, exposição de produtos, mudança de público etc. Neste tópico apresentamos algumas dicas para tornar esse processo mais fácil. Confira!

Invista em tecnologia

A primeira dica não poderia ser outra, afinal, se o seu objetivo é migrar para o digital, a primeira coisa que deve fazer é procurar uma estrutura que permita isso. Você vai ter que procurar um bom provedor de hospedagem, que forneça um ambiente seguro e elástico para atender a sua demanda.

Também deverá pensar na forma como montará a sua loja, seja contratando um profissional de desenvolvimento ou montando por conta própria com a ajuda de uma CMS especializado em e-commerce, como o Magento.

Mudança na cultura organizacional

A mudança não pode parar na adoção da infraestrutura tecnológica, é importante que a empresa internamente compre a ideia. Todos os setores precisam estar preparados para essa migração, com treinamentos e readequação para que eles recebam essa nova cultura.

Melhore as práticas de atendimento

No mundo digital, quanto mais canais de atendimento a empresa tiver mais próxima ela estará do seu consumidor. Quando falamos de e-commerce, é interessante que o site traga um chat de acesso facilitado, para que o cliente tire as suas dúvidas e possa fechar a compra diretamente com o atendente ou via chatbot.

Quais são os benefícios de transformar a loja física em virtual?

Vamos entender na prática os benéficos que a sua empresa ganhará ao passar a vender os seus produtos no meio digital. Acompanhe!

Menor custo de manutenção

Uma loja virtual gasta menos que uma loja física, pois há uma redução em uma série de processos, além da possibilidade de utilizar a automação. O cliente é quem busca pelas mercadorias, seleciona o produto que deseja, escolhe a forma de pagamento e fecha a venda. Cabe à empresa manter o centro de distribuição, para garantir a entrega das mercadorias e caprichar no atendimento.

Funcionamento 24 horas por dia

Manter uma loja física aberta 24 horas por dia, além de ser caro e inseguro, nem sempre é permitido pelas juntas comerciais de cada local. O seu e-commerce estará sempre aberto para que o seu cliente compre na hora que ele achar mais cômodo, sem que você precise contratar uma equipe para fazer uma hora extra e sem os riscos de assaltos.

Amplie a sua área de atendimento

As lojas físicas limitam o seu atendimento ao público e circula em um determinado local, atendendo um bairro ou uma determinada região da cidade. Com as lojas virtuais, você pode atender o mundo todo, desde que tenha uma estrutura logística para isso e que os custos de transporte não encareçam o produto. Essa pode ser a oportunidade que você estava esperando para crescer a sua empresa e aumentar a receita.

Diversidade nas formas de divulgação

Por estar na web o e-commerce oferece muito mais diversidade e integração com as redes sociais na divulgação. Você poderá divulgar as promoções nas redes sociais, via e-mail e criar um blog para atrair público para o seu site, integrando todos os seus canais com a sua loja, tornando a seu e-commerce parte de uma estratégia de marketing digital completa.

Transformar a loja física em virtual era uma tendência a médio prazo, mas que foi acelerada devido à pandemia. As empresas que souberem migrar da melhor maneira, conseguirão se posicionar melhor no mercado, ampliando o seu campo de atuação e seus resultados.

Gostou do post? Diga para gente nos comentários se a sua empresa já migrou ou pretende migrar para o virtual.