O mundo dos negócios permaneceu praticamente o mesmo por mais ou menos um século após a Revolução Industrial, mas é seguro dizer que isso nunca mais acontecerá.
A taxa exponencial na qual a tecnologia está se desenvolvendo, mudando e se adaptando é tão rápida que você não pode deixar de ser varrido por uma onda de progresso — esteja pronto para isso ou não. Nesse contexto, a tecnologia da informação (TI) mudou todos os aspectos da forma como as empresas operam, e nunca antes na história essa mudança ocorreu tão rápido.
Mas, o que exatamente é a TI e qual o papel dela nas empresas? Confira tudo sobre o assunto neste guia!
O que é a tecnologia da informação?
A tecnologia da informação se concentra no uso de computadores, redes e tecnologias digitais para processar, armazenar e proteger informações eletrônicas.
Os profissionais de tecnologia da informação fornecem suporte a hardware, software e dispositivos individuais. Embora as interações da maioria das pessoas com a TI envolvam problemas de computador, o trabalho vai muito além disso.
Geralmente, existem três responsabilidades principais pelas quais os profissionais da área de TI podem ser responsabilizados:
- governança: as políticas e procedimentos que garantem que os sistemas monitorados estejam funcionando de forma eficaz e alinhados com os objetivos de negócios;
- operações: o trabalho diário que um departamento de TI lida, desde o suporte técnico até a manutenção da rede e tudo mais;
- infraestrutura: a configuração e manutenção de hardware físico que compõem a infraestrutura de TI de uma empresa, como roteadores, servidores, computadores e sistemas telefônicos.
Para que serve a tecnologia da informação?
Praticamente todos os negócios dependem de serviços de tecnologia da informação para sobreviver, mas poucas pessoas realmente entendem as complexidades do campo. Na verdade, os especialistas em TI usam muitos chapéus, muito mais do que costumam receber crédito.
Embora a função varie de empresa para empresa e de setor para setor, geralmente há 6 funções críticas de negócios para as quais a TI é absolutamente fundamental.
Suporte
Suporte é um termo abrangente para uma enorme variedade de serviços. Seus especialistas realizarão atualizações e manutenções de rotina conforme necessário, bem como ajudarão as pessoas com quaisquer problemas que estejam tendo com sua tecnologia e sistemas tecnológicos, de computadores a linhas telefônicas.
Isso pode envolver a correção de software corrompido ou com bugs, educar os usuários sobre como acessar e utilizar adequadamente seus sistemas e ferramentas, implementar revisões em toda a empresa ou departamento e muito mais.
Em organizações maiores, a TI geralmente tem seu próprio suporte técnico que trata de dúvidas e reclamações de usuários individuais e distribui pessoal conforme necessário. Um help desk também permite que o departamento de TI priorize diferentes problemas que surgem e os resolva em ordem de importância.
Nessa função, a TI é realmente um meio de suporte, pois não serve apenas para ajudar seus clientes, mas também desempenha um papel nos bastidores. Naturalmente, isso não os torna menos importantes. Eles são verdadeiramente críticos para as operações de uma organização.
Gerenciamento e governança de dados
As empresas de hoje geram uma enorme quantidade de dados. Essas informações podem ser extremamente úteis para os negócios melhorarem e avançarem suas estratégias e objetivos, mas precisam estar em um formato compreensível e abrangente. Um papel em rápido crescimento para a TI é o de gerenciamento e governança de dados.
As equipes de TI elaboram planos para armazenar dados por meio de bancos de dados e outros repositórios. Eles também criam meios para que esses repositórios classifiquem e realizem análises nos dados, oferecendo insights significativos — compreensíveis e acionáveis para leigos. Além disso, a TI desempenha um papel vital em ajudar os funcionários a acessar os dados de que precisam, conforme necessário.
Outra maneira pela qual a TI desempenha um papel integral no gerenciamento de dados é protegendo os dados de cair em mãos erradas, o que pode ser desastroso para qualquer organização.
Infraestrutura
Acima de tudo, talvez, a TI trata da construção e manutenção da infraestrutura de uma empresa. Junto à gestão e aos departamentos críticos do negócio, a TI desempenha um papel fundamental para garantir que a organização opere com sucesso.
A TI estabelece a base tecnológica de um negócio, selecionando e implementando sua estrutura. Vários componentes incluem hardware — computadores, sistemas telefônicos, dispositivos de rede, impressoras e circuitos, para citar alguns — e software abrange os programas vitais que as pessoas usam regularmente.
O departamento de TI também avalia as necessidades de uma empresa e faz recomendações, conforme necessário, para vários programas e equipamentos para a gestão adquirir, a fim de manter a organização funcionando sem problemas. Às vezes, eles podem sugerir atualizações para tornar o negócio mais bem-sucedido e eficiente.
O orçamento também é parte integrante do processo. Um gerente ou diretor de TI trabalhará com a administração da empresa para elaborar um plano de orçamento que atenda às necessidades críticas de maneira econômica.
Comunicação
Como você sabe, a comunicação é vital para todos os negócios, não importa o tipo. Em nosso mundo digital, grande parte dessa comunicação agora ocorre virtualmente, independentemente de sua empresa operar remotamente ou em um ambiente de escritório.
Sua equipe de TI desempenha um papel crítico no estabelecimento de sistemas de comunicação. Eles instalarão clientes de e-mail, recomendarão plataformas para videoconferência e estabelecerão métodos de colaboração, como ferramentas de gerenciamento de projetos e plataformas de bate-papo.
Mas não se trata apenas de implementar o software existente. As equipes de TI também inovam, encontrando maneiras pelas quais as empresas podem melhorar seus sistemas de comunicação. Isso pode envolver a criação de novas plataformas para uso interno para ajudar os colegas a se comunicarem com mais eficiência e eficácia, como um sistema de bate-papo exclusivo para seu setor específico.
Segurança
A segurança cibernética vai além da proteção de dados, embora seja um passo vital. Os especialistas de TI trabalharão para identificar vulnerabilidades em cada um de seus sistemas, incluindo todos os softwares e hardwares, qualquer um dos quais possa ser infectado por malware ou penetrado por hackers e criminosos cibernéticos sem as proteções adequadas.
A cibersegurança é um conceito essencial para organizações de todos os tipos e tamanhos porque, sem ela, as organizações correm o risco não apenas dos ataques em si, mas também da destruição de suas reputações. Alguns profissionais de TI se especializam em segurança cibernética ou em subconjuntos específicos, como segurança de rede. Você pode sugerir a contratação de um especialista para proteger ainda mais sua organização contra danos.
Programas e serviços suplementares
Além dessas 5 funções críticas, a TI também é responsável pela implementação de programas e serviços adicionais que podem ser exclusivos ou necessários para sua organização específica. Por exemplo, eles podem sugerir a instituição de um software específico para seu departamento de marketing usar ou aconselhar a implementação de um software de orçamento que ajude suas equipes de contabilidade e contabilidade.
Eles podem até propor a criação de novas plataformas e aplicativos que tornarão sua organização ainda melhor do zero, simplificando e melhorando fundamentalmente as operações.
Qual é a importância da tecnologia da informação para empresas?
O sucesso de qualquer negócio depende de vários fatores importantes, e escolher a tecnologia da informação certa é um deles.
A tecnologia está evoluindo em ritmo acelerado, portanto, as empresas precisarão abranger essas mudanças para obter uma vantagem competitiva. Dito isto, é importante que as empresas vejam quais elementos da tecnologia foram alterados para melhor e seus efeitos nas operações. A TI é peça fundamental nesse cenário. A gente explica o porquê.
Comunicação mais eficaz
A comunicação é a pedra angular de qualquer negócio de sucesso. É crucial para a comunicação interna e externa dentro de sua equipe, seus clientes, clientes em potencial e todos os outros públicos. Isso é possível por meio de softwares de mensagens instantâneas, tecnologias de videoconferência, entre outros.
A transmissão de dados entre seções ou departamentos, além de opções como e-mail marketing para alcançar externamente, às vezes por meio de plataformas de mídia social, é fundamental para fornecer acesso sob demanda onde quer que você esteja.
Tomada de decisão mais eficiente
No mundo de hoje, a tecnologia ajudou a agilizar o processo de tomada de decisão , mudando nossas vidas para melhor ou pior, fornecendo-nos acesso a inúmeros aspectos da vida que nunca pensamos serem possíveis antes, como saber o que as pessoas estão pensando a milhares de quilômetros de distância.
A introdução de inteligência artificial (IA), algoritmos de aprendizado de máquina etc., significa que as empresas agora têm a oportunidade de coletar informações críticas do cliente — o que pode ajudar a criar estratégias de acordo ao tomar decisões relacionadas não apenas às finanças, mas também às estratégias de engajamento do cliente.
Crescimento do marketing e dos negócios
O futuro do marketing e do crescimento dos negócios tem tudo a ver com a compreensão de seus clientes. Assim como a publicidade digital e as mídias sociais assumiram as formas tradicionais, também devemos nos adaptar para utilizar essas novas ferramentas para o máximo benefício! A melhor maneira será através da tecnologia.
A tecnologia nos ajuda a aprender mais sobre nosso público do que nunca, expondo-os não apenas com palavras, mas também com fotos ou vídeos. Isso dá às empresas uma oportunidade poderosa: anunciar seus produtos sabendo que os compradores em potencial estão a apenas um clique de fazer uma compra por impulso em qualquer dispositivo imaginável (desde que esses cliques levem diretamente à conversão).
Fortalecendo o relacionamento com o cliente
Quando todo o negócio de uma empresa depende de seus clientes, eles precisam garantir que o relacionamento permaneça saudável. A melhor maneira de fazer isso é dando aos seus clientes o que eles querem e precisam: uma experiência personalizada sob medida para eles.
No contexto atual, onde os bancos de dados analíticos de big data podem armazenar toneladas e toneladas (às vezes até bilhões) de informações sobre cada cliente/base de clientes em segundos, analisar todas as tendências disponíveis permitirá que as empresas saibam como abordar melhor qualquer situação ou evento em ordem manter esses valiosos relacionamentos com os clientes vivos e bem com o passar do tempo.
A melhor maneira de construir um relacionamento com seus clientes é deixá-los saber o quanto você se importa com as necessidades deles. Com os sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente, as empresas podem analisar toneladas de dados e fornecer uma experiência personalizada aprimorada que, em última análise, leva à construção de confiança na comunidade empresarial em geral por anos.
Ganhando vantagem competitiva
Atualmente, a concorrência em seu setor é acirrada e as empresas estão gastando mais para se comercializar. A tecnologia da informação ajuda você a se manter no topo, fornecendo dados melhores sobre o que as pessoas desejam, que podem ser usadas para campanhas criativas ou até mesmo discursos de vendas diretos.
Quais são os pontos de atenção na TI em empresas?
Para que a tecnologia possa colaborar com os objetivos e levar seu negócio ao sucesso, é importante ter uma estratégia eficaz de gerenciamento de TI e seguir algumas das principais práticas recomendadas.
Evite vulnerabilidades
Vulnerabilidades técnicas são pontos fracos em sistemas operacionais ou software. A exploração de uma vulnerabilidade pode permitir que um invasor (por exemplo, um hacker) ou código malicioso aumente seus privilégios de acesso para realizar atos maliciosos. Você deve estar preparado para proteger sua empresa e os dados de seus usuários contra criminosos cibernéticos.
Invista em gestão
Grande parte da missão da organização de TI é automatizar e melhorar os processos de negócios em toda a empresa. Mas o próprio setor de TI também tem sua própria necessidade de melhoria e automação de processos. Setores mais bem administrados não apenas concentram seus esforços de melhoria de processos nos de outros departamentos, mas também buscam otimizar seus próprios processos de gerenciamento de TI internamente.
Proteja-se contra ataques
A segurança do site também é necessária para garantir a longevidade de sua infraestrutura de TI. O uso dos plugins apropriados pode proteger efetivamente as informações do usuário e a estabilidade do site, além de evitar a perda de dados.
Da mesma forma, ocultar dados de administrador é fundamental para evitar visitantes não autorizados, assim como atualizar regularmente seus plugins para evitar falhas de segurança. Portanto, lembre-se de atualizar a segurança do seu site para manter tudo funcionando sem problemas e com segurança.
Garanta uma boa infraestrutura
Examine sua infraestrutura e crie uma lista detalhada do que precisa ser atualizado primeiro. Então, trabalhe seu caminho através dele para ter uma noção de onde você está perdendo e onde você está indo bem.
Se o seu negócio tem um orçamento limitado, você pode hesitar na perspectiva de adquirir novos sistemas de computador e outros equipamentos necessários para seus funcionários. No entanto, hardware desatualizado pode causar problemas em sua infraestrutura, criando falhas de segurança que os hackers podem explorar.
Felizmente, atualizar o hardware antigo é uma maneira fácil para as empresas mitigarem o risco de ataques cibernéticos dispendiosos e disruptivos e se beneficiarem de equipamentos mais eficientes.
Conte com profissionais especializados
Muitas empresas contratam profissionais de serviços de TI para ajudá-los a atualizar sua infraestrutura de TI. Trabalhar com uma equipe qualificada simplifica o processo e garante uma configuração ideal para os requisitos e objetivos da sua empresa.
Lidar com tudo sozinho pode ser um desafio, pois você pode não conhecer todas as opções disponíveis. Em última análise, isso pode resultar em você desperdiçando seu esforço e dinheiro.
Quais são as vantagens de investir em um bom setor de TI?
A TI é o que mantém um negócio funcionando sem problemas. Também pode ser a razão pela qual os processos de negócios param. No mínimo, um bom setor de TI garante que a tecnologia esteja funcionando para todos os membros da equipe para que haja interrupções mínimas no fluxo de trabalho da empresa. Mas, não é só isso.
Protegendo ativos digitais
A segurança cibernética é uma das funções mais importantes de um departamento de TI. Ele desenvolve aplicativos e proteção do sistema para manter os ativos mais importantes da sua empresa seguros.
Se o seu sistema não estiver protegido, você pode estar colocando em risco as informações do negócio ou dos clientes. Isso será prejudicial à reputação da sua empresa quando você sofrer uma violação cibernética. Quando você tem alguém prevenindo desastres, você pode se concentrar em seus negócios e no que precisa ser feito.
Manutenção e armazenamento diários
A manutenção diária é muito importante para garantir que seus dados sejam mantidos seguros. A verificação regular de pontos fracos nos sistemas de rede permite que você permaneça proativo e evite desastres maiores.
À medida que uma empresa cresce, o mesmo acontece com a quantidade de dados. Um departamento de TI garante que suas soluções de armazenamento e hardware se expandam com sua empresa.
Mantendo seus sistemas operacionais atualizados
A tecnologia está sempre mudando. Todos os anos evolui para a próxima grande coisa. Para ficar à frente de seus concorrentes, você precisa estar ciente de todas as opções. Um bom setor de TI mantém o foco em manter seu hardware e software atualizados. Também acompanha todas as tendências e atualizações para que você não precise se preocupar com o fato de seus sistemas operacionais não ficarem atualizados.
Instalando programas e equipamentos
Um bom setor de TI ajuda você nas transições de tecnologia. Atualizar seus programas e equipamentos ou migrar seus sistemas para a nuvem, por exemplo, podem ser processos extremamente complexos. A TI ajuda você a se sentir confortável e confiante com suas novas formas de tecnologia para que você volte a gerar receita rapidamente.
Maximizando o tempo da empresa
Um bom departamento de tecnologia da informação é inovador e constantemente aprimora os sistemas baseados em computador da empresa para maximizar a eficiência e trabalha com os funcionários da empresa para que eles desenvolvam suas atividades com o auxílio de equipamentos e sistemas.
Quando você tem um departamento de TI sólido, pode se concentrar em suas principais tarefas de negócios. Uma empresa eficiente tem aspectos do negócio nas mãos de especialistas. Quando você tem um funcionário sem treinamento tentando resolver problemas de TI, você perde muito em eficiência.
Suporte técnico quando surgem problemas
Com um bom setor de TI apoiando o negócio, você tem um especialista trabalhando de forma eficiente para resolver seus problemas. Você também tem alguém que conhece bem sua empresa trabalhando em suas soluções de software.
Métodos de tecnologia para gerenciamento de relacionamento com o cliente
As relações com os clientes hoje, em sua maioria, são mantidas com tecnologia digital. O atendimento excepcional ao cliente vem de aplicativos operacionais e comunicação eletrônica. Seus clientes conhecem você através da tecnologia. Nesse contexto, a tecnologia ajuda a manter seu gerenciamento de relacionamento com o cliente tranquilo e confiante.
Como uma empresa especializada pode ajudar?
O outsourcing de TI — ou terceirização — é uma estratégia organizacional de contratação de prestadores de serviços terceirizados para lidar com os processos relacionados a TI de sua empresa. Ao contar com uma empresa especializada para apoiar suas funções e serviços de TI, você pode obter o melhor suporte, economizando tempo e dinheiro. Mas, não é só isso.
Especialização em tecnologia
A primeira razão para terceirizar a tecnologia da informação para empresas especializadas em TI é sua experiência em tecnologia. As empresas de TI terceirizadas estão expostas a uma ampla gama de tecnologias de ponta, como cloud computing, análise avançada e muito mais. Por ter essa exposição, eles têm um conhecimento profundo de várias tecnologias, que as empresas podem aproveitar para alcançar a digitalização mais rapidamente.
Evolução tecnológica
Outra razão é a possibilidade de acompanhar o cenário tecnológico em constante transformação. As tecnologias estão evoluindo continuamente em termos de maturidade, aceitação do mercado e utilidade. Uma maneira de acompanhar essas variáveis é usar estruturas como a inovação, ciclo de vida de adoção de tecnologia, entre outras. Usando as informações coletadas desses frameworks, é possível monitorar a evolução das tecnologias e escolher aquelas que podem fornecer um retorno sobre o investimento.
Por fim, se você decidir manter a tecnologia da informação internamente ou contratar um provedor de serviços de TI, a decisão deve ser tomada com base em seus resultados e em como a TI afeta seu negócio. Em vez de ficar sobrecarregado com os vários desafios que sua empresa em crescimento definitivamente enfrentará, um bom plano o ajudará a identificar em qual estágio você precisará trazer ajuda externa. Lembre-se, toda a tecnologia do mundo não vale nada se não aumentar sua produtividade e ajudá-lo a atingir seus objetivos de negócios.
Quer melhorar a gestão da tecnologia da informação na sua empresa? Entre em contato com a gente e saiba como podemos apoiá-lo!