Imagine a seguinte situação: você contratou um plano de hospedagem e ele possui o painel de controle cPanel. Você acessa a interface e encontra o que precisa. Digamos que você quer criar uma conta de e-mail ou configurar um novo domínio. Você faz o que se propôs a fazer e só retorna ao painel quando necessita realizar alguma mudança em algo que já configurou antes.
Se identificou? Bem, você é um usuário normal e não há nenhum problema com isso. O que você pode não saber é que o cPanel é uma poderosa ferramenta para administrar o ambiente de hospedagem do seu site. Ele possui recursos muito úteis, que poderão facilitar bastante o seu dia a dia.
Conheça aqui sete coisas que você pode fazer facilmente em sua hospedagem, através do cPanel:
1 – Proteger diretórios com senha
Precisa compartilhar arquivos com um cliente ou fornecedor e não quer contar com serviços de terceiros, como DropBox ou Google Drive? Sem problemas! Acesse o cPanel e procure a opção “Diretórios Protegidos com Senha”. Clique e siga as instruções para proteger o seu diretório.
2 – Ter informações detalhadas sobre a audiência do seu site
Quer saber quantas pessoas visitaram o seu site? E de onde eles vieram? O cPanel vai te mostrar que nem só de Google Analytics vive a audiência de um site. Se você não possui uma ferramenta similar instalada no site, o AWStats poderá fornecer informações detalhadas sobre seus visitantes.
3 – Bloquear o acesso a partir de determinado(s) IP(s)
Se você gerencia o WordPress ou outro CMS que permite a publicação de comentários, sabe que os spams podem ser bastante comuns (e inconvenientes). O WordPress, por exemplo, grava por padrão o IP dos comentários. Para bloquear um IP que esteja incomodando, acesse o item “Gerenciador de IPs bloqueados” e insira o IP ou intervalo, conforme as instruções da página.
4 – Bloquear o acesso direto a arquivos de imagem (hotlinks)
Digamos que alguém, visitando o seu site, encontre uma imagem que gostou e decide inseri-la em seu site também. Ao invés de copiar a imagem, ele poderá utilizar apenas a url da imagem. Desse modo, cada vez que alguém visitar a página no site dele, haverá uma requisição para o seu site, consumindo assim recursos preciosos para o seu site. Para evitar isso, você pode ativar a proteção de hotlinks do cPanel.
5 – Configurar respostas automáticas no e-mail
Respostas automáticas para contas de e-mail podem ser especialmente úteis para alertar pessoas que te enviam mensagens em períodos de ausência (como férias, por exemplo) ou até mesmo para dar uma resposta automática para um e-mail utilizado com fins de suporte técnico a clientes. Ative as respostas automáticas de e-mails acessando o item “Respostas Automáticas”.
6 – Configurar redirecionamentos de contas de e-mail
Esta função permite que você envie automaticamente uma cópia de todas as mensagens que chegarem em uma conta de e-mail para outra conta, mesmo que não sejam do mesmo domínio. Por exemplo: imagine que você tem um e-mail genérico, como contato@seudominio.com. Você poderá configurar um redirecionamento dessa conta para o seu e-mail principal. Assim, não precisará acessar essa conta diariamente para saber se chegou alguma nova mensagem por lá. E mais: caso deseje que outras contas recebam uma cópia desta caixa, basta criar novos redirecionamentos. Você pode criar quantos redirecionamentos quiser em uma mesma conta.
7 – Comprimir o conteúdo de seu site (para otimizar o desempenho)
Uma das técnicas recomendadas para otimizar o desempenho do seu site é comprimir o conteúdo do site antes de enviá-lo para o navegador do usuário final. Isso economizará uma quantidade considerável de banda e fará com que o site carregue muito mais rápido em comparação à sua versão não comprimida. Para ativar o recurso, acesse o item “Otimizar Website” e escolha a opção “Compress all content”.
E você, conhece algum outro recurso do cPanel que facilita a sua vida? Compartilhe conosco deixando a dica nos comentários!