A verdade é que trabalhar no mundo digital já deixou de ser uma tendência para uma realidade há muito tempo. Afinal, além de proporcionar maior praticidade para os seus clientes, existe o baixo custo em comparação às modalidades físicas. Contudo, um fato que não deve passar despercebido é a segurança no e-commerce.
Isso porque vender na internet também possui seus perigos e se precaver diante dessas situações é imprescindível para o sucesso. Pensando nisso, preparamos este artigo que abordará as melhores dicas para você ter melhor segurança no e-commerce, além de truques para reconhecer possíveis golpes e fraudes no seu site. Acompanhe!
Segurança no e-commerce: entenda sua importância
No mundo cada vez mais frenético que presenciamos, a internet é a verdadeira supremacia, ou seja, esse é o momento de investir o seu negócio nesse mundo. Inclusive, segundo os dados do Octadesk, mais de 61% dos brasileiros preferem realizar suas compras por meio do e-commerce.
Porém, com o aumento de vendas online, também vem o outro lado da moeda — explosões de fraudes no comércio eletrônico, principalmente pelo “boom” proporcionado pelo isolamento causado pela pandemia do coronavírus, obrigando milhões de brasileiros a ficarem em casa.
Não apenas isso, mas o crescimento da utilização de meios de pagamento digitais como cartões de crédito e Pix abriu espaço para os golpistas aproveitarem oportunidades, aproveitando-se de consumidores e empresas desavisados. Por isso que nunca se foi tão discutido melhores estratégias de segurança no e-commerce nessa década.
6 dicas para melhor proteção do seu e-commerce
1. Obtenha um certificado SSL
O Secure Socket Layer (SSL) proporciona uma criptografia de segurança para se conectar à internet, garantindo a proteção das informações trocadas entre dois sistemas. Essa certificação estabelece um ambiente seguro para o seu site, a fim de garantir a tranquilidade dos seus usuários e a confiabilidade da sua marca.
Não é à toa que essa é a nossa primeira dica. No momento em que você consolidar sua loja on-line, obtenha esse certificado para melhor segurança no servidor e credibilidade por parte dos clientes.
2. Tenha um sistema antifraude
Uma solução antifraude para o comércio eletrônico é um sistema que detecta ações suspeitas em lojas virtuais. Esta análise é realizada com a comparação de informações e padrões de compra, com o objetivo de prevenir fraudes e prejuízos para os proprietários das lojas.
Realizando uma análise minuciosa dos padrões de compra e cruzando dados, é possível minimizar o número de golpes e prejuízos. Quando detectada alguma irregularidade, a aquisição é automaticamente suspensa, evitando que o vendedor entregue um item sem receber o devido pagamento.
3. Verifique as vulnerabilidades do site
As vulnerabilidades da segurança no e-commerce estão relacionadas com qualquer brecha que permite invasões de hackers. Entre elas podemos citar:
- ataque de injeção de SQL — os criminosos conseguem invadir o sistema e roubar dados importantes das empresas;
- falha da autenticação — quando o site não consegue confirmar que a pessoa no qual fez o login realmente um cliente ou um bot;
- configuração incorretas na segurança — grande número de fragilidades existentes nos sites decorre de erros na programação ou de artifícios para burlar a configuração de segurança. Estas imperfeições deixam as passagens abertas e tornam impossível o funcionamento adequado dos mecanismos de segurança no e-commerce.
4. Use métodos de pagamento seguro
Nas compras on-line, os cibercriminosos utilizam tecnologia com intuito de se beneficiar ilicitamente. Quando a pessoa adquire um produto em sua loja, pode cometer o ilícito, seja omitindo o pagamento ou usurpando dados de terceiros para dar prosseguimento à compra.
Portanto, utilize métodos seguros como intermediadores de pagamentos que promovem total autenticação por parte dos compradores. Os mais confiáveis são PagSeguro, Mercado Pago e Wirecard. Além disso, também domine o pagamento recorrente.
5. Realize atualizações regularmente
Os protocolos e softwares de segurança da internet fornecem atualizações frequentes para prevenir novas vulnerabilidades. Entretanto, é preciso entender a relevância desse recurso para a segurança online, que precisa ser constantemente aprimorada para garantir a sua eficácia.
Afinal, a cada dia, novas ameaças cibernéticas vêm à tona, assim, manter a segurança da informação dos usuários é um item essencial para a proteção da reputação de sua loja virtual.
6. Faça testes periodicamente
Verifique regularmente a segurança de sua loja com testes de compra. Esta simples ação, além de proporcionar uma lista de verificação etapa a etapa, garante que a comunicação entre o servidor e o cliente esteja sendo criptografada e protegida por SSL.
Caso seja identificado alguma ação suspeita, entre em contato com o suporte sem hesitar.
Saiba como identificar golpes e fraudes rapidamente
Como varejista, você pode prevenir fraudes no e-commerce de várias maneiras. Afinal, é imprescindível entender como a mente dos criminosos funcionam, por isso que usar diversas estratégias é crucial para o sucesso no seu negócio digital.
À medida que os empreendedores online intensificam seus esforços de segurança, os estelionatários também melhoram suas táticas e aperfeiçoam suas abordagens. Estes são alguns fatores para serem considerados:
- dados inconsistentes — esse é o mais comum. Acontece quando CEP e a cidade não correspondem, ou até mesmo o endereço de IP e o e-mail não estão interligados;
- pedidos com valores acima do esperado— acontece quando o pedido ultrapassa de longe os gastos de compra de um cliente normal. Além disso, várias unidades do mesmo produto foram solicitadas e o bandido requisitou a entrega com agilidade para evitar a detecção;
- muitos endereços de entrega — o comprador adquire muitas mercadorias com a mesma forma de cobrança, contudo, com localidades estranhas;
- muitas transações recusadas seguidas — você percebe várias tentativas mais do que cinco vezes, o que é incomum de um cliente normal. Quando isso acontecer, provavelmente será um hacker em busca de brechas na segurança no e-commerce para aplicar o golpe.
Como pôr em prática essas dicas?
O segredo está na gestão. O objetivo primordial é montar um sistema de segurança que liberte os empreendedores para concentrar seus esforços em outros setores da empresa, assim tornando-se ainda mais produtivos.
Para isso, invista em um suporte de hospedagem confiável e robusto que tenha a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), autenticidade, disponibilidade e integridade.
Portanto, para melhor segurança no e-commerce, conte com a Valuehost! Dispomos de um suporte completo com data centers, servidores premium com 128GB de RAM e 40 Núcleos, conectados a uma Largura de Banda e Rede de 1GBps. Nossa segurança é intensificada por backups em RAID e um Firewall Profissional e Anti-DDoS. O melhor dos melhores, sem dúvida!
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