O Redirecionamento 301 precisa ser utilizado sempre que um blog ou site muda o seu endereço na Internet para evitar que os internautas fiquem sem direção. Os profissionais que atuam com o marketing digital ou desenvolvimento web precisam implementar esses redirecionamentos para evitar que os negócios tenham prejuízos financeiros.
A instrução no servidor avisa que uma página passou a ser outra de modo que o usuário é remetido de forma automática para o novo endereço. O mecanismo é conhecido como Redirect 301 e impacta diretamente na experiência dos clientes, bem como nos resultados das empresas. Por esta razão, é indicado aprender a usar a ferramenta.
Gostaria de saber o que é redirecionamento 301 e quais os benefícios de fazer esse procedimento? Acompanhe a leitura!
O que é o Redirecionamento 301 e qual a sua importância?
Redirecionamento 301 é uma prática de SEO que serve para fazer a diferença para todos os tipos de negócios, pois redireciona o cliente para o site atualizado. A instrução ajuda o internauta a identificar automaticamente que o blog Y passou a ser X. Trata-se de um recurso eficaz e amigável que envia os usuários para outra página.
A técnica evita a perda de tráfego e da autoridade de um site, visto que é um redirecionamento útil para mostrar aos usuários que o endereço antigo foi transformado em uma nova URL. O Redirect 301 leva os clientes imediatamente para o ambiente virtual certo para que efetuem as suas compras. Mas existem outros códigos de retorno.
- 302 – o código 302 é um redirecionamento temporário;
- 404 – o erro 404 mostra que o site não foi encontrado;
- 500 – esse número revela um erro interno do servidor;
- 307 – é o sucessor do código 302 que se integra aos códigos do HTTP 1.1.
O Redirect 301 é apropriado para ocasiões nas quais é preciso alterar o diretório do site do /public_html ou /web para outro diretório. É possível fazer o redirecionamento em HTML com refresh da página para o novo diretório. Contudo, essa metodologia não é a mais indicada, já que faz o endereço perder o ranking junto ao PageRank do Google.
Quais são os benefícios de fazer o Redirecionamento 301?
Como você pode ver, o Redirecionametno 301 é um método empregado para que os motores de busca localizem os sites que tiveram os seus conteúdos movidos pelo proprietário. Ainda que o usuário digite um endereço distinto, o Redirect o conduz para o site que ele está procurando e assegura a autoridade de domínio de maneira integral.
Migração de site
O uso mais radical do Redirecionamento 301 ocorre quando o profissional faz a migração de todo o site para outro endereço. A empresa faz a troca do domínio antigo para outro mais atualizado e que esteja em conformidade com a marca. Após o procedimento, sempre que um internauta procurar o endereço do negócio, será encaminhado para a URL atual.
Impedimento da duplicação de conteúdo
Outra vantagem do Redirect 301 é que ele impede a duplicação de conteúdo, já que um site que inicie com www. não é igual ao que não utilize essas iniciais. Com o redirecionamento, o usuário pode optar por uma dessas alternativas que será a principal e a outra será a secundária.
Atualização de uma URL
A atualização de uma URL ocorre quando o proprietário do site escolhe modificar a estrutura das suas URLs para descomplicá-las. Diante disso, os links para as URLs antigas são quebrados se o profissional deixar de fazer o Redirecionamento 301. É aconselhável fazer uma avaliação de quantos endereços serão redirecionados para descobrir se vale a pena mudar todos eles.
Migração de páginas que não existem mais
Um benefício proveniente do uso do Redirect 301 é a possibilidade de redirecionar uma página que não existe mais. Isso pode ocorrer sempre que um site deixa de existir por que foi criado para eventos temporários ou promoções. Contudo, os links continuam aparecendo e os usuários vão continuar tentando acessá-los. Redirecione-os para a página principal.
Como é possível fazer o Redirecionamento 301 na prática?
Para fazer o Redirect 301 é preciso contar com um desenvolvedor ou aprender a utilizar essa técnica. Existem diversas formas de executar um redirecionamento e o método vai depender de alguns fatores, por exemplo, o servidor onde a página está hospedada e a linguagem de programação. Veja a seguir algumas dicas que vão facilitar o procedimento!
Abra o código fonte
Inicie o processo ao abrir o código fonte da página e apague os conteúdos. Considere a linguagem do servidor para começar a trabalhar.
Confira a linguagem
Se for Ruby on Rails, digite os seguintes comandos:
- def old_action
- headers[“Status”] = “301 Moved Permanently”
- redirect_to “https://www.seu-novo-site.com.br/”
- end
Caso a linguagem seja PHP, insira as seguintes instruções:
- <?php
- Header( “HTTP/1.1 301 Moved Permanently” );
- Header( “Location: https://www.seu-novo-site.com.br” );
- ?>
Já na linguagem ColdFusion, é necessário redigir os caracteres a seguir:
- <.cfheader statuscode=”301″ statustext=”Moved permanently”>
- <.cfheader name=”Location” value=”https://www.seu-novo-site.com.br”>
A linguagem ASP, por sua vez, exige a inserção dos termos abaixo:
- <%@ Language=VBScript %>
- <%
- Response.Status=”301 Moved Permanently”
- Response.AddHeader “Location”,”https://www.seu-novo-site.com.br/”
- %>
Por outro lado, a linguagem JSP (Java) requer o uso das palavras e símbolos adiante informados:
- <%
- response.setStatus(301);
- response.setHeader( “Location”, “https://www.seu-novo-site.com.br/” );
- response.setHeader( “Connection”, “close” );
- %>
ASP .NET é a linguagem que pede a redação dos códigos e textos a seguir:
- <script runat=”server”>
- private void Page_Load(object sender, System.EventArgs e)
- {
- Response.Status = “301 Moved Permanently”;
- Response.AddHeader(“Location”,”https://www.seu-novo-site.com.br”);
- }
- </script>
Por fim, a linguagem CGI PERL possibilita o redirecionamento com a inscrição de determinados símbolos e termos:
- $q = new CGI;
- print $q->redirect(“https://www.seu-novo-site.com.br/”);
Escolha a alternativa que se encaixe no servidor, altere o link anterior pela página de destino, salve as modificações e as envie para que a mudança surta efeitos.
Utilize algumas ferramentas úteis
Existem 3 ferramentas de excelente qualidade que possibilitam fazer o Redirect 301 de forma simples. Elas vão assegurar que os redirecionamentos sejam efetuados com sucesso, pois são de extrema importância para quem não é programador. Uma delas é o Google Search Console, oferecida para avaliar como os mecanismos de busca percebem os sites.
Com o Google Search Console, é possível verificar se os redirecionamentos funcionam por meio do número de erros 404. Já a ferramenta HTTP Header Checker é ainda mais simples, basta digitar o nome do site e conferir se o procedimento foi concluído. SEO Redirection é outra possibilidade. É um plugin que ajuda a fazer o redirecionamento.
Agora você já sabe quais são os benefícios do Redirecionamento 301 e como é possível fazer esse procedimento corretamente! Algumas opções permitem ao usuário migrar as pastas e monitorar os erros 404. Embora mover os conteúdos de um site seja uma tarefa um pouco complexa, a ação é essencial para evitar problemas futuros.
Quer compartilhar uma sugestão ou tirar uma dúvida sobre o tema? Registre o seu comentário agora mesmo!