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E-Commerce

Pix no e-commerce: o que muda a partir de agora?

A transformação digital está nos fazendo mudar uma série de hábitos. Metodologias e processos que foram dominantes durante décadas estão perdendo espaço para a inovação disruptiva. Um bom exemplo são os métodos de pagamento. Por exemplo, o papel-moeda, método de pagamento mais tradicional, está se tornando cada vez mais escasso. Os cheques estão quase extintos e o ainda útil cartão de crédito vem perdendo espaço para os pagamentos digitais.

Nos últimos anos, novas formas de pagamento surgiram e mudaram a maneira como as pessoas fazem suas transações digitais. O PicPay, por exemplo, permite a transferência direta de dinheiro de uma pessoa para outra, de forma rápida e prática, além de facilitar o pagamento em estabelecimentos comerciais. Mas o PicPay só permite transações entre usuários de seu aplicativo.

O Pix, oferece a mesma praticidade do PicPay, mas possibilitando transações entre diferentes bancos. Quer conhecer melhor essa tecnologia e entender as vantagens da utilização do Pix no e-commerce? Continue lendo!

O que é PIX?

Em meados de 2020, um novo termo ganhou destaque nas publicidades bancárias no Brasil, o PIX. Tratava-se de uma nova forma de transferência bancária que prometia acabar com todas as burocracias. Antes do PIX, para transferir dinheiro de um banco para outro, o cliente tinha que realizar uma TED ou DOC, que só pode ser realizada de segunda a sexta no horário comercial.

O PIX permite a transferência direta entre contas transacionais — corrente ou de pagamento — de instituições diferentes, sem limitações de dia ou horário, dispensando a necessidade de cartão. Para que isso seja possível, o usuário precisa registrar uma chave, que funcionará como elemento identificador. Essa chave pode ser o e-mail, CPF, CNPJ, telefone ou chaves aleatórias.

Assim como o TED, DOC, o cartão de crédito e o antiquado cheque, o Pix está integrado ao SPB — Sistema de Pagamentos Brasileiro —, que reúne todos os tipos de transação comercial que apresenta algum tipo de pagamento.

Quando o PIX começou a funcionar?

Apesar de ter sido liberado, com limitações de dia e horário, para ser testado a partir de 3 de novembro deste ano, o PIX só passou a funcionar de forma definitiva no dia 16, com todas as suas regras estabelecidas.

A expectativa é que haja uma adaptação inicial e que depois, aos poucos, o PIX comece a se tornar, não apenas um meio de transferências entre pessoas, mas também o método de pagamentos preferencial nos comércios.

Quais são as principais vantagens do PIX?

Para que você entenda a importância do PIX para a desburocratização das transferências bancárias, neste tópico, trazemos as principais vantagens que esse serviço trará para o consumidor e para as empresas.

Para quem paga:

  • é mais barato do que uma TED ou DOC, que em boa parte dos bancos são realizados mediante taxas;
  • é instantâneo — não importa o dia ou horário, em qualquer emergência você poderá fazer uma transferência;
  • simplifica o pagamento, sem a necessidade de cartões ou senhas, permitindo o pagamento a partir da lista de contatos do telefone ou de um QR Code, por exemplo.

Para quem recebe:

  • elimina as taxas das operadoras de cartão e das maquininhas;
  • o recursos cai na hora, sem necessidade de pagar pela antecipação;
  • elimina a burocracia das maquininhas, folha de cheque e cartão;
  • tem maior aceitação, por reduzir a necessidade de crédito.

Como o PIX pode mudar o e-commerce?

O conceito de e-commerce já traz em sua essência a entrega de mais comodidade e segurança para os clientes, que podem fazer as suas compras online e receber o produto no conforto de seu lar. Com a chegada do Pix, essa comodidade só tende a aumentar. Muita gente ainda tem receio de comprar online e deixar os seus dados bancários registrados. Com o Pix, essa necessidade deixa de existir.

Nesse novo método de pagamento, quando finalizar a sua compra no e-commerce, o cliente terá apenas que ler um QR code, sem necessidade de inserir número de cartão e código de segurança — dados que geram maior preocupação e que podem ser furtados em sites mal-intencionados.

Além disso, por ser uma modalidade de pagamento instantânea, sem a necessidade de intermediários, o Pix facilita a gestão da loja virtual, com a agilização de todas as etapas do processo de vendas, do controle de estoque ao despacho.

Não há mais a necessidade de esperar compensar um pagamento em boleto, por exemplo, para enviar o produto. Isso faz com que o consumidor receba os seus produtos mais rapidamente, melhorando a sua experiência com a loja.

Outro fator importante é a eliminação das taxas de cartão de crédito, que tem o valor médio de 3% sobre o valor da compra. Isso permite que o empreendedor pratique preços mais competitivos. Além disso, muitas pessoas deixam de fazer compras online exatamente por não terem o cartão, com o PIX isso deixa de ser um obstáculo.

Veja abaixo as mudanças que o PIX pode trazer para o e-commerce:

  • permite o recebimento instantâneo sem a necessidade de o cliente ter um cartão;
  • reduz consideravelmente as compras feitas com boleto — o que é bom para o e-commerce e para o cliente;
  • aumenta as chances de conversão — a desburocratização facilita a tomada de decisão do cliente;
  • dá a oportunidade para acelerar a entrega das mercadorias;
  • reduz os custos da empresa com taxas;
  • aumenta a satisfação dos clientes — seja pela desburocratização ou pela agilização das entregas.

Como o lojista poderá oferecer o PIX no e-commerce?

Para oferecer o PIX como meio de pagamento, basta o empreendedor ter uma conta de pagamentos em uma instituição financeira. Caso você utilize alguma das principais plataformas de ecommerce, como o Shopify, Woocommerce, VTEX, Magento, entre outras, poderá fazer a integração utilizando um módulo ou plugin específico.

Há também a possibilidade de inserção do QR code direto, para que o cliente escaneie e faça o pagamento. Outra solução é informando uma chave de identificação. Enfim, a maneira como será feita a integração do PIX em sua loja virtual, dependerá do grau de automação de sua página e da quantidade de clientes que você tem, mas a verdade é que não dá para abrir mão dessa ferramenta.

Como vimos, o PIX no e-commerce veio para ficar. Esse novo método de pagamentos promete mudar a maneira como as pessoas fazem compras e como as empresas planejam as suas estratégias de marketing. A tendência é reduzirmos ainda mais a circulação de papel-moeda, dos boletos e as burocracias.

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