Para gritar “Yes!” ou “Bingo!” quando o assunto é SEO (search engine optimization) o ideal seria ter poderes paranormais e descobrir por quais frases específicas a sua audiência está procurando. O que acontece na realidade e que com o uso de palavras certas em seus textos aumenta consideravelmente a aderência do conteúdo.
Baseando-se nesse fato, o SEMrush – plataforma online que fornece dados relevantes para profissionais de marketing digital, especialista em desenvolver conteúdo e estratégias de publicidade – destacou três passos essenciais para escolher as expressões a serem utilizadas para que sua estratégia de SEO funcione.
Conheça as dicas:
1 – Selecione palavras-chave relativas ao mercado onde sua empresa atua. Para encontrá-las você tem algumas opções:
- Use a busca instantânea do Google;
- Use “pesquisas relacionadas” – essa opção fica lá embaixo da página usual de pesquisa no Google;
- Observe as palavras em negrito contidas nos resultados da busca;
- Adote uma das ferramentas disponíveis no mercado que têm a função de identificar palavras-chave.
2 – Analise a concorrência: como o público que você quer atingir é o mesmo que o seu concorrente quer, observe as palavras usadas por outros empreendimentos do seu setor. Preferencialmente, observe os que têm destaque no mercado, credibilidade e muitos clientes – esteja preparado para ser visto como um “inimigo” por seus concorrentes ao adotar esta estratégia. Mas relaxe, faz parte do jogo!
3 – Fique atento às tendências e assuntos relacionados ao seu nicho de atuação – acompanhe as novidades e crie conteúdo relevante com expressões que são populares nas buscas, sobre elas. Sempre que possível, relacione com seu produto ou serviço. Assim você terá mais chances de posicionar bem o seu site/blog nos mecanismos de buscas.
Com essas dicas, seu desempenho em SEO ganhará forma e o seu negócio conquistará destaque na Internet!