fbpx
cPanel

Otimização de sites com o cPanel: como funciona?

O cPanel é uma ferramenta disponibilizada pelos provedores de hospedagem de sites e serviços de computação em nuvem, que funciona como um painel de controle. Nela, os usuários, até mesmo os mais leigos, podem, por meio de uma interface intuitiva, gerenciar suas páginas na web de forma descomplicada. Seu painel é autoexplicativo e apresenta ferramentas que visam a simplificação das configurações de controle e permite a otimização de sites.

O cPanel oferece uma estrutura em camadas, que propicia um controle de acesso hierárquico de acordo com o nível de cada usuário. Tanto o administrador quanto o usuário final, o proprietário, conseguem configurar diferentes aspectos do servidor e do domínio, diretamente no navegador. Para isso, basta digitar a URL do site e acrescentar “/cpanel” no final do endereço.

Quer entender melhor como é o funcionamento do cPanel e como ele pode te ajudar na otimização de seu site? Continue lendo!

Por que o cPanel é uma das ferramentas mais utilizadas do mundo?

Criar um site faz parte das estratégias de marketing das empresas, pois, é importante ter o seu terreno na web, ser encontrado nos mecanismos de busca, demonstrar autoridade, credibilidade, vender seus produtos ou serviço, ou até mesmo, para oferecer o site como um serviço.

Nem todo gestor de empresa está familiarizado com a parte técnica de criação e manutenção de um site, afinal, mexer diretamente no código não é tarefa das mais fáceis. Por isso, a maioria dos usuários buscam ferramentas que ofereçam uma gestão centralizada e uma interface bem estruturada, que seja de fácil utilização. O cPanel reúne esses requisitos, o que faz da ferramenta a mais utilizada no mundo para o controle de hospedagens.

Outro benefício que o cPanel oferece é a capacidade de se integrar com outras ferramentas, isso favorece para que os provedores consigam oferecer as melhores opções de hospedagens e gerenciamento para os seus usuários.

Redução de custos

A centralização da gestão em um único painel, ajuda o proprietário do site a diminuir os custos com a contratação de pessoas especializadas em manutenção de ambientes. Essa simplificação de gerenciamento, reduz a preocupação e faz com que o gestor tenha mais tempo para focar no objetivo do site, que é a divulgação, venda ou apresentação de um negócio.

Múltiplas funções

Com o cPanel você poderá realizar várias atividades de gerenciamento de seu site, como uploads de arquivos, criação e-mail utilizando o seu domínio, adicionar domínios em sua conta de hospedagem, instalar o WordPress entre outras. Tudo isso de forma simples e objetiva, sem tecnicismos, apenas utilizando o painel de controle.

Como fazer a otimização de sites utilizando o cPanel?

Agora que você já sabe o que é cPanel e sua importância na facilitação da gestão dos sites para os usuários menos técnicos, vamos a uma dica importantíssima.

Como otimizar o seu site para que ele fique mais rápido, melhore a experiência dos clientes e por consequência, ganhe “pontos” no ranking os mecanismos de buscas? Se eu dissesse que dá pra fazer isso em poucos passos, você acreditaria? Então, confira o passo a passo para fazer otimização no cPanel.

Acesse a Ferramenta de Otimização no cPanel

A primeira coisa que você deve fazer é acessar o seu painel de hospedagem e ir até a sessão “Software”. Em seguida, procure pela ferramenta “Otimizar Sites” e clique nela, para ser redirecionado para a tela de configurações.

Dica: para agilizar mais ainda, você poderá utilizar o campo de buscas que o cPanel disponibiliza e achar a ferramenta apenas digitando o nome.

Configure a ferramenta de Otimização de Site

Agora você deverá configurar a ferramenta de otimização de site no painel. Na janela “Otimizar Sites” você terá 3 opções de compactação, são elas:

  • desabilitado — não compacta nenhum arquivo, essa opção fica marcada por padrão;
  • compactar todo o conteúdo — para compactar e otimizar o site inteiro;
  • compacte os tipos MIME especificados — permite a escolha dos tipos de conteúdos que serão compactados.

A tela também traz uma caixa de texto na qual você deverá especificar o tipo MIME que quer compactar. Coloque aqui a lista de conteúdos a serem compactados, separados por espaços — se sua opção for descompactar todo o conteúdo, esse campo será autopreenchido.

Não utilize o campo MIME para comprimir imagens — de qualquer formato, como, jpeg, png, gif etc. Esse tipo de arquivo já passa por um processo de compressão automática e dispensa esse trabalho.

Após escolher a opção de compactação desejada — nenhuma, total ou específica — clique no botão atualizar configurações e espere a mensagem de confirmação. Pronto! Seu site está otimizado, mais rápido e pronto para oferecer o melhor desempenho para os usuários.

A partir dessa configuração, o seu site passará por um processo de compressão antes de ser enviado ao navegador do requisitante, melhorando o seu desempenho, ou seja, carregando mais rápido.

Por que é importante otimizar o meu site?

Ninguém cria um site à toa, o grande objetivo é que ele seja visitado e que os visitantes passem algum tempo nele. Isso vale independentemente se é uma página corporativa, um blog ou uma home page. Com tantas opções de páginas na internet oferecendo o mesmo conteúdo e serviço, é importante investir tempo ou dinheiro para obter algum diferencial, seja no design, conteúdo ou desempenho.

A otimização que você aprendeu aqui é simples, rápida, barata e permitirá que você ofereça a melhor experiência para o usuário, que encontrará uma página rápida e fluida.

Isso aumentará o número de visitas e o tempo de permanência do usuário no site e, por consequência, melhorará ao posicionamento de sua página nos mecanismos de buscas, pois indicará que o seu conteúdo é relevante.

Percebeu como a otimização de sites não é um “bicho de sete cabeças”? Com o cPanel, essa tarefa se torna bem mais simples e rápida. Por isso, na hora de escolher seu provedor de hospedagem, verifique se ele disponibiliza o cPanel. Não perca a oportunidade de oferecer a melhor experiência para os seus visitantes.

Gostou do post? Então nos ajude a divulgá-lo compartilhando com seus amigos em suas redes sociais.