Todo negócio hoje precisa de um site como parte de sua estratégia, seja para divulgar informações internamente, fechar vendas, captar o público ou realizar campanhas de marketing. E um dos elementos mais importantes na construção de um site, mas que ainda costuma ser esquecido, é a otimização de imagens para web.
Dificilmente um site que tem apenas texto e ícones em sua interface. Para poder atrair o público, facilitar sua identificação, ilustrar algum conteúdo e guiar o olhar do usuário, é fundamental utilizar imagens. Porém, se você não souber como adicionar esses recursos visuais, eles podem impactar negativamente a velocidade de carregamento do site, o que prejudica a experiência do usuário.
Um site otimizado funciona melhor em mais máquinas, é responsivo e carrega mais rápido. E as imagens são um dos fatores que mais pensam nessa otimização. Além disso, elas também têm um papel importante em seu trabalho de SEO, afetando as chances de descoberta da página.
Para ajudar com isso, listamos aqui algumas dicas de otimização de imagens para web que você deve implementar desde já. Confira.
1. Faça a nomeação dos arquivos
Os motores de busca ainda não são capazes de observar e compreender uma imagem da mesma forma que os seres humanos. Ao menos não com total precisão. Sendo assim, para poder identificar o conteúdo de uma foto, ele avalia outros fatores, como o nome do arquivo ou outros textos associados.
Isso significa que, para melhorar o SEO da sua página, você precisa ficar atento à nomeação dos arquivos de imagem usados no seu site. De preferência, esses nomes devem ser informativos e completos, mas ainda eficientes, sem incluir muitos termos desnecessários. Um nome muito longo também pode afetar a performance do site.
Por exemplo, ao criar um novo arquivo de imagem, ele geralmente vem com um nome padronizado, como “IMG001”. Antes de colocá-lo em seu site, mude o nome do arquivo para algo mais descritivo. Por exemplo “nome-do-produto”. Assim, os motores de busca também podem identificar mais facilmente o seu conteúdo.
2. Invista em Alt Tags
Às vezes, a melhor forma de descrever uma imagem é com uma frase mais longa, o que não é adequado para a nomeação de arquivos. Nesse caso, seu próximo recurso são as Alt Tags. Elas são marcadores em forma de texto que você pode adicionar a um arquivo de imagem. Assim, quando um usuário fizer sua pesquisa, também pode encontrar os termos das Alt Tags.
Digamos que você tenha uma imagem nomeada “carro-vermelho” em seu site, mas você quer descrever em mais detalhes a imagem. Você pode criar Alt Tags com termos como “carro vermelho andando na estrada”, mencionar o modelo, o tamanho, entre outras características do objeto e do ambiente ao redor.
Tudo isso normalmente é feito pela plataforma de criação do site. É importante que a palavra-chave principal da imagem também esteja incluída na Alt Tag.
3. Relacione a imagem ao conteúdo correto
Além de avaliar a própria imagem, seu título e Alt Tags, os motores de busca também levam em conta o contexto no qual ela está inserida. Sendo assim, ela correlaciona todos os termos com outras palavras no texto da página, para descobrir se a imagem está conectada ao conteúdo.
Se os termos usados na Alt Tag e no nome do arquivo não forem consistentes com o conteúdo da página, ela pode perder algumas posições nos resultados de pesquisa. E mesmo que o usuário chegue até o site, pode ser que não seja o público que você deseja atrair.
Outro ponto interessante é que a imagem tem uma correlação mais forte com o conteúdo ao redor. Ou seja, você deve usar palavras-chave relacionadas ao título e Alt Tag da imagem dentro do texto mais próximo.
4. Escolha a definição e o tamanho adequados
Se você pretende usar qualquer recurso de imagem em seu site, então é importante que eles sejam de boa qualidade e correspondam à característica responsiva. Imagens muito pequenas ficam distorcidas em telas maiores, o que prejudica bastante a experiência do usuário. Porém, muitos também cometem o erro de ir para o outro extremo, usando imagens com definição muito mais alta que o necessário.
Pode até ser que a imagem fique mais clara e detalhada, mas isso também faz com que a página fique mais pesada. Sendo assim, ela leva mais tempo para carregar, que é um dos principais fatores na qualidade da experiência do usuário.
É mais eficiente usar imagens com definição adequada, que seja alinhada com os outros elementos do site. No fim das contas, o detalhe extra dificilmente é visível. Ainda mais no celular.
5. Realize a compressão da imagem
Outro caminho possível para a otimização de imagens é por meio da compressão de seus dados. Você pode passar o arquivo por um software de compressão, que reduz a quantidade de redundância no código do arquivo. E com menos dígitos no código, ele fica mais leve e fácil de carregar.
Lembre-se de testar a qualidade da imagem dentro do site depois da compressão, pois, dependendo do método usado, isso pode afetar o resultado final. Também existem casos em que a forma de compressão não interage bem com a própria plataforma, o que diminui a qualidade da imagem.
6. Escolha o formato ideal
Existem vários formatos de arquivo para imagens, cada uma seguindo uma lógica própria em seu código. No dia a dia, a maioria das pessoas não nota a diferença entre um ou outro, mas esse se torna um fator bem importante na hora de colocar uma imagem em seu site.
Os três formatos mais comuns recomendados são GIF, PNG e JPG, pois são mais compatíveis com um grande número de ferramentas e não são muito pesados. Você pode conferir em sua plataforma qual é o formato recomendado para otimizar a sua performance.
Com essas dicas, fazer a otimização de imagens em seu site não é difícil. Basta um pouco de planejamento e orientação para melhorar a qualidade das imagens usadas, tanto para o seu trabalho de SEO quanto para uma maior eficiência do seu site.
Tem mais alguma dica sobre como fazer a otimização de imagens para web ou outras melhorias? Conte-nos nos comentários logo abaixo!