Nginx e Apache são excelentes servidores Web muito poderosos que oferecem vantagens e desvantagens ao mesmo tempo. O Nginx é mais usado para arquivos estáticos e requer a ajuda do php-fpm para processar o conteúdo dinâmico, enquanto o Apache utiliza a memória do servidor. Os dois têm os códigos abertos mais comuns a nível global.
Juntos, esses servidores são responsáveis por atender mais da metade tráfego na Rede Mundial de Computadores. Ambas as soluções são capazes de trabalhar com outros softwares para fornecer uma pilha da Web completa e de lidar com diversas cargas de trabalho. O Nginx ou Apache contam com muitas qualidades, mas cada um se destaca pelos seus pontos fortes.
Deseja compreender as diferenças entre Nginx e Apache para saber qual deles escolher e como eles funcionam? Acompanhe a leitura!
Entenda o que são os servidores Web Nginx e Apache
O Nginx é um ótimo servidor da Web, leve e projetado para atender a alto tráfego. Ele foi lançado em 2004 por Igor Sysoev e atingiu o seu objetivo de responder ao problema C10K contando com uma arquitetura assíncrona e orientada a eventos. O seu desafio era ter a capacidade trabalhar lidar com 10 mil conexões simultâneas.
A partir disso, o Nginx ganhou popularidade devido à sua capacidade de escalar facilmente em hardware mínimo e pegada leve. Esse servidor é eficiente em servir conteúdo estático com agilidade por ter um sistema próprio de módulo robusto e efetuar proxy de solicitações dinâmicas para outro software. O Apache é outro servidor da Web.
Ele que atende a mais da metade dos sites ativos do mundo, tendo sido criado em 1995 por Robert McCool. Trata-se do projeto original da Apache Software Foundation que se tornou popular pelo suporte integrado de outros projetos. A solução oferece poder, flexibilidade e é extensível por meio de um sistema de módulos carregáveis dinamicamente.
Compreenda como funcionam os servidores Web Nginx e Apache
O Apache fornece uma variedade de módulos de processamento múltiplo, os MPMs determinam como são tratadas as solicitações. Os administradores configuram a sua arquitetura de manipulação de conexão por meio do módulo mpm_prefork que gera processos com um único thread rapidamente. O mpm_worker permite o gerenciamento de vários threads eficientes e o mpm_event é otimizado para lidar com conexões keep-alive.
O Nginx, por sua vez, chegou no mercado depois do Apache, com foco nos problemas de simultaneidade enfrentados pelos sites em escala. Esse servidor foi planejado desde o princípio para usar um algoritmo de manipulação de conexão assíncrono, sem bloqueio e orientado a eventos. Cada processo de trabalho dele consegue lidar com milhares de conexões.
Os processos de trabalho do Nginx implementam um mecanismo de loop ágil que analisa e processa eventos continuamente. A solução permite que cada trabalhador se preocupe com uma conexão somente se um novo evento for acionado. Dentro do loop, os eventos são processados de forma assíncrona e, quando uma conexão é fechada, ela é removida do loop.
Confira as diferenças entre Nginx e Apache
É possível combinar esses dois servidores Web para obter um efeito significativo, com o Apache processando o back-end e o Nginx servindo como servidor Web estático frontal. Portanto, eles têm diferenças e se complementam entre si, sendo a maneira como respondem sob carga o que os distingue. Observe abaixo o que diferencia cada um deles!
Desempenho
O Apache pode ser executado em três modos. São eles o modo de evento híbrido, o processo híbrido e modo thread e o modo baseado em processo. O servidor tem um conjunto de otimizações para aumentar sua taxa de transferência e escalabilidade.
O Nginx foi criado especificamente para superar o Apache. Ele consegue fazer isso em relação ao número de solicitações recebidas por segundo, tempo de conexão, tempo gasto no processamento de uma solicitação e taxa de transferência.
Suporte
O Nginx oferece suporte à comunidade, com uma lista de discussão operada pelos usuários e um fórum, bem como outros recursos de computação, como o Modules Reference Guide e o Admin Guide. O suporte oferecido pelo Apache aos usuários está disponível em canais IRC dedicados, Stack Overflow etc. A sua documentação oferece guias do usuário, manuais de referência, tutoriais, entre outros.
Configuração
A configuração do Nginx não suporta arquivos .htaccess e é centralizada. Não existem configurações de nível de diretório nesse servidor e, por este motivo, os usuários executam todas as alterações escrevendo diretivas no arquivo principal: nginx.conf. As mudanças são aplicadas depois que o servidor é recarregado.
Já a configuração do Apache é distribuída e ele fornece suporte para arquivo .htaccess com o intuito de facilitar as configurações. O .htaccessarquivo é um arquivo usado para lidar com problemas de acesso ao site, em nível de diretório suportado por vários servidores da Web, como controle de acesso e redirecionamento e encurtamento de URL.
Velocidade
Nginx e Apache podem ser usados em conjunto para a criação de um servidor otimizado para cargas de trabalho. O Nginx foi configurado para atuar como um proxy reverso para o Apache, que aproveita a capacidade de lidar com grandes volumes de tráfego e a velocidade de processamento do seu concorrente.
Como o Nginx pode se comunicar com um pool de servidores no back-end, a adição de mais servidores e a expansão podem ser realizadas facilmente. Ao permitir que o Nginx classifique e processe as solicitações que pode manipular sozinho, o Apache recebe um volume menor de solicitações.
Compatibilidade
Os dois servidores Web são compatíveis. Usar Nginx e Apache concomitantemente também pode tornar seu site mais robusto. O Apache ou o Nginx não o forçam a definir a porta de rede com o endereço, ambos contam com recursos de segurança integrados. Eles garantem compatibilidade, servidor proxy reverso e balanceamento de carga.
Popularidade
Apache e Nginx são bastante populares. O Apache oferece a facilidade de uma única conexão por módulo de processo e a inserção de módulos a qualquer momento usando sua lógica de serviço da Web. O Nginx é mais complicado em sua arquitetura, o que exige mais conhecimento técnico.
Segurança
Esses servidores Web são muito seguros, pois o Apache tem um módulo que pode ser visto como um firewall HTTP e que oferece suporte à segurança chamado mod_security. O Nginx também usa medidas de segurança na sua configuração padrão, mas é personalizável para aumentar os níveis de proteção.
Flexibilidade
Ambos os servidores da Web podem ser personalizados carregando módulos e são flexíveis. O Nginx serve como um balanceador de carga de software, além de lidar com o cache de conteúdo. Como o Apache, novas funcionalidades e recursos podem ser adicionados usando módulos de software. O Apache sempre deu suporte ao carregamento dinâmico de módulos.
Agora você já sabe qual servidor escolher para VPS entre Nginx ou Apache? Esses servidores exercem funções muito importantes e para escolher qual deles é melhor para a sua organização requer a realização de testes padrões a avaliação de seus requisitos específicos. Use a solução que melhor se alinhe aos seus objetivos.
Gostou do conteúdo? Então siga-nos no Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn e aproveite as informações publicadas nessas redes sociais!