Em todos os blogs podemos encontrar algumas páginas que mais se destacam em relação a quantidade de visitantes que ela recebe, sejam visitantes diretos, por redes sociais ou mesmo buscadores. Em alguns casos pouco mais de meia dúzia de páginas podem representar mais de 80% do total de visitantes.
Por serem páginas que são mais acessadas, oferecem a possibilidade de obter melhores resultados, como ganhar mais dinheiro. Portanto, para melhorar seus resultados é essencial que você passe a olhar estas páginas com um olhar clínico, verificando o que pode ser melhorado em cada uma de suas páginas mais acessadas.
Uma frase que me vem a cabeça nesse instante é a de Thomas Edison que diz que o sucesso vem de 10% de inspiração e 90% de transpiração, o que quer dizer que mesmo que você tenha uma boa ideia, ela não terá nenhuma chance de ser um sucesso se você não correr atrás e fazer ele acontecer.
Portanto, mãos a obra!
Como saber quais são as páginas mais visitadas
Se você utiliza o Google Analytics (se ainda não usa, recomendo que dê uma olhada neste excelente e gratuito serviço) para monitorar as visitas em seu blog, você poderá encontrar as páginas que recebem mais visitantes clicando em “Comportamento“, “Conteúdo do site” e em “Todas as páginas“, como mostra a imagem abaixo.
Confira a seguir algumas coisas que você pode trabalhar nas páginas mais acessadas para melhorar as conversões.
Como estão seus links?
Verifique o conteúdo de cada uma destas páginas e otimize os links. Verifique se não existem links quebrado, se existem links demais ou se o conteúdo na página em questão não poderia apontar para um produto relevante que você está divulgando em outra página em seu blog.
Procure adicionar os links mais importantes no começo do conteúdo, pois é um local em que o leitor presta mais atenção e tem mais valor para o indexador do Google e outros grandes buscadores.
Tem coisas atrapalhando?
Analise a página como se fosse um visitante em seu blog. Verifique se não existem cosias que estão atrapalhando a leitura, como excesso de banners, texto difícil de ler, excesso de imagens, cor dos links, entre outras coisas.
Está pegando os endereços de email?
Se o visitante chegou até o seu blog através de um buscador por exemplo, são grandes as chances dele não voltar novamente ao seu blog. Por isso é importante conseguir alguma forma de entrar em contato com o visitante novamente.