Está pensando em começar um blog ou já tem um que está abandonado por falta de ideias? Preparamos um manual que pode ajudar quem precisa saber o básico e quem quer dicas para gerenciar melhor o seu blog.
Como começar: planejamento é essencial
Tema e público
Ao pensar em ter um blog, você provavelmente imaginou uma temática para ele e um público que gostaria de ler suas postagens. Que tal colocar isso de maneira mais profissional e específica: Como seriam suas postagens? Qual o perfil das pessoas que acessariam o seu blog? Procure imaginar uma pessoa que represente seu público, dentro do seu blog. A partir disso, liste exemplos de conteúdos que poderiam ser interessantes para esse público. Definindo bem essa etapa, tudo fica mais fácil.
Escolha um bom domínio
Um bom nome (domínio), que chame atenção e fique na cabeça do leitor, pode fazer toda a diferença. O blog precisa ser lembrado, as pessoas precisam ter vontade de voltar, de indicar para os amigos, comentar sobre ele. Escreva várias palavras relacionadas ao seu tema em um papel, incansavelmente, pense muito. Opte por fazer algumas misturas por associação, ou seja apenas minimalista, mas seja criativo!
Antes de oficializar, você pode pesquisar se o nome que escolheu está disponível para registro, e testar a melhor extensão. Se estiver, aproveite para fazer logo o registro de domínio.
Escolha um local para hospedar seu blog
Para ter um blog, é preciso escolher um local para hospedá-lo. Você pode optar por uma hospedagem profissional, ou então escolher uma hospedagem gratuita.
Se a ideia é ter uma hospedagem profissional, você pode contratar uma Hospedagem de Sites ou pela Hospedagem WordPress Profissional que já vem com o WordPress instalado. Se escolher um plano de hospedagem na ValueHost, por exemplo, você tem acesso gratuito ao Criador de Sites Grátis direto do cPanel da sua hospedagem. A hospedagem gratuita é mais limitada e os locais mais comuns para registro são: WordPress.com, Blogger, Tumblr ou outra opção disponível no mercado (nos links você encontra as orientações para utilizar um domínio personalizado na hospedagem).
Pense num layout
Você até pode não querer pensar muito nisso agora, mas o layout é uma das partes mais importantes do seu blog. É o primeiro contato com o leitor, um fator decisivo para continuar ou simplesmente fechar a janela. Então, mesmo que você use um template pronto, faça algumas alterações mais simples para deixa-lo personalizado e com mais credibilidade (esquema de cores e fontes, imagem de cabeçalho).
Mãos à obra: ideias para a execução
Organize as postagens
Sobre o que você vai escrever? Primeiro, defina as principais categorias e procure organizar o conteúdo, agrupando postagens que tem alguma relação. Procure intercala-las ao longo das semanas, para o blog não ficar monótono (evite deixar muitos posts com o mesmo assunto na página principal). É legal ter um calendário para marcar as postagens que você já fez.
Salve as ideias sempre
No trânsito, no banho, nos sonhos… As ideias para postagens podem surgir a qualquer momento, e o ideal é conseguir anotar para usar mais tarde e não confiar só na memória.Muitas vezes, esquecemos ao longo do tempo e perdemos a oportunidade de produzir um ótimo conteúdo.
Produza conteúdo original e criativo
Tente ver as coisas por outro ângulo e fuja do convencional. Sempre se pergunte: porque esse conteúdo é importante para o meu leitor? O que ele tem de diferente? Porque ele leria isso no meu site e não nos outros? Saiba enxergar o que realmente importa e torne seu conteúdo mais rico e interessante.
Escreva bem e revise as postagens
Premissa básica, mas que vale sempre ressaltar. Escrever bem é produzir um texto de maneira clara, envolvente e direta, sem perder o estilo. Cada postagem possui uma proposta única, mas deve obedecer a unidade da página, portanto, saiba dosar. Revisar acaba por estar implícito em escrever bem, é uma atividade que deve virar hábito. Quanto menos erros deixarmos passar, mais chances de produzirmos algo com qualidade e que cative o leitor.
Para ser lembrado: divulgue, atualize, monitore
Divulgue nas redes sociais
Já tem um blog, mas ainda não criou redes sociais relacionadas a ele? Saiba que você pode estar perdendo a chance de aumentar seu público e divulgar melhor suas postagens. Comece fazendo uma fanpage, uma página no Google+, um perfil no Twitter. Se preferir ampliar, considere o Instagram, YouTube, Snapchat, Periscope, Tumblr, Pinterest e outras redes temáticas que tenham a ver com a proposta do seu blog.
Disponibilize seus canais
Lembre-se de colocar widgets das suas redes no seu blog, para que as pessoas possam se inscrever, seguir, curtir. Também é interessante deixar botões de compartilhamento nas postagens, para que seu conteúdo possa ser divulgado pelos leitores.
Pense em novos meios de divulgação
Quando seu blog atingir um número considerável de seguidores, é legal começar a pensar em novos métodos de divulgação e interação com outros blogs. Se inscrever em programas de parcerias entre blogs (projetos relacionados a área que você escreve), participar de blogagens coletivas (muitas vezes divulgadas em grupos específicos para blogueiros no Facebook), fazer cartões de visita, produzir concursos culturais. Considere também deixar seu feed disponível para assinatura, assim seus leitores recebem o aviso em primeira mão, direto no e-mail deles.
E agora? Se sente mais seguro para começar um blog ou retomar as atividades? Conheça também os nossos planos para hospedagem de sites.