Os logs de e-mail são utilizados para descrever o processo em um sistema operacional sobre as mensagens online enviadas. Sua análise é uma etapa crucial, principalmente nos processos em que há problemas no recebimento e envio de e-mails. Dessa forma, é possível levantar o diagnóstico e resolver o problema com agilidade.
Portanto, neste post que preparamos, abordaremos sobre como interpretar esses logs, dicas de como fazer uma leitura eficaz e porque é tão importante dominar esta habilidade no dia a dia no mundo cada vez digital. Inclusive, também entenda como interpretar logs da fila do e-mail para melhor interação online. Acompanhe!
Afinal, como interpretar logs de e-mail?
Para entender como funcionam os logs de e-mails, primeiramente é preciso compreender a etapa de envios via arquivo de texto. Eles são disponibilizados para você por meio de um chamado na categoria Envio — SMTP. Dessa forma, os logs são subdivididos em dois subgrupos. Conheça quais são:
- SMTP autenticado – refere-se quando você usa seus e-mails via programa de e-mail, webmail ou envio web, porém, deve-se usar uma conta e senha junto com o servidor SMTP do seu domínio;
- SMTP web – é quando se faz um envio por meio de alguma função do seu servidor web, como os formulários.
Além disso, do decorrer dos processos, alguns termos aparecem com frequência e é fundamental entender o que são cada um deles. Os principais são:
- from: define quem foi que enviou a mensagem;
- to: destinatário que receberá a mensagem;
- relay: servidor MX responsável em receber a mensagem;
- status=send: aborda que a mensagem foi enviada.
Como fazer a leitura e interpretá-los?
Se você utiliza o cPanel no plano de hospedagem (plataforma que serve para fazer o gerenciamento dos sites hospedados), será possível configurações práticas e eficientes na hora da identificação enviadas pelo servidor, com a análise de logs de e-mails. Além disso, esse modelo utiliza o Exim ( agente de transferência de e-mail) e assim, são guardados nos seguintes parâmetros:
- mailman logs: são encontrados no diretório – /usr/local/cpanel/3rdparty/mailman/logs/*
- dovecot e Spam Assassin Log: encontrados no –/var/log/maillog
- logs do Exim principais: encontrados no –/var/log/exim_mainlog
Após ter acessado o terminal do seu servidor, você pode usar o comando “grep”. Ele serve para fazer a filtragem por um termo específico nos arquivos e fornece linhas sobre o modelo que você tinha buscado. O comando é feito da seguinte maneira:
grep “conta@de-email” /var/log/exim_mainlog
Após isso, você terá a resposta dentro do arquivo exim_mainlog, sendo que contém o termo “conta@de-email”. Também é possível encontrar os logs dos seus e-mails por meio do WHM que fica na opção “Relatórios de entregas de e-mails”. Nesse menu, é possível filtrar contas, recebimentos, envios, datas etc.
Depois de executar o ícone relatório, clique em cima da lupa e vá na aba de ações para exibir mais informações detalhadas sobre aquela mensagem.
Como interpretar os logs de e-mail?
Existem alguns sinais emitidos no log do e-mail que indica se a sua mensagem enviada, recebida ou se a mesma teve alguma falha. Portanto, para saber se ela foi emitida, exibe o código:
2022–07–30 11:49:12 1YMQRX–0008D8–LD => root@marcosp.tk…
Quando a mensagem é recebida, emite o código:
2022–07–30 11:49:12 1YMQRX–0008D8–LD <= root@marcosp.tk…
Quando a mensagem é adiada, o código aparece da seguinte maneira:
2022–07–30 11:49:12 1YMQRX–0008D8–LD == root@marcosp.tk…
Por fim, quando há falha:
2022–07–30 11:49:12 1YMQRX–0008D8–LD ** root@marcosp.tk…
Em suma, toda mensagem enviada via e-mail apresenta um código único vinculado a ele, sendo denominado de message ID, ou seja, mesmo que seja utilizado softwares de e-mails diferentes do Exim, a nomenclatura se manterá a mesma. Assim, garante que nenhuma mensagem tenha esse código idêntico.
Além do código message ID, os e-mails também exibem o Exim ID, um código próprio desse modelo que cria e-mails únicos na hora do envio. Para encontrá-las, o formato que elas apresentam são no formato Exim _mainlog e toda vez que uma mensagem chega nos servidores que utilizam Exim, um novo Exim ID é estabelecido naquele servidor.
Por que é tão importante saber interpretar os logs?
De fato, interpretar os logs de e-mail para melhor interação online é uma tarefa complexa, principalmente pelo fato de muitos comandos apresentarem em inglês. Contudo, mesmo assim, é possível compreender essas questões porque os termos costumam se repetir e com um tradutor, será possível se familiarizar no assunto e com o tempo, essa etapa se tornará mais fácil.
Com a interpretação correta, você poderá otimizar os trabalhos e corrigir detalhes sem a necessidade de um suporte técnico. Contudo, não deixe de contar com uma equipe especializada para dar aquela força quando surgir dúvidas, afinal, por ser um trabalho minucioso, particularidades podem passar despercebidas.
Assim sendo, também procure entender sobre o transportador e roteador nesse processo. Os roteadores indicam por qual caminho a mensagem percorre para ter a resolução. Os transportadores, por sua vez, referem-se a parte do código executado no caminho. Os dois estão presentes na etapa do log para auxiliar na correção de falhas no envio e recebimento.
Para ser identificado nos logs, o roteador se encontra depois do termo R= e o transportador, após a expressão T=. No exemplo a seguir, vemos um caso em que o roteador é o virtual_user e o transportador, o decover_virtual_delivery.
2022–07–30 13:28:23 1nI98A–0006cz–Lm => marco@marcop.tk R=virtual_user T=dovecot_virtual_delivery C=”250 2.0.0 marco@marcop.tk K4WSC4UNBLEYwAAzpZJNg Saved”
Dessa forma, você poderá buscar o modelo exato sobre o tipo de comportamento que está acontecendo referenciando por meio arquivo /etc/exim.conf, o qual aponta como o transformador e roteador devem funcionar.
Inclusive, também é comum que os e-mails entrem na fila de envio e isso ocorre quando há um volume muito alto de envios, ou até mesmo quando o servidor está sobrecarregado com outras tarefas. No caso do log do Exim, durante a fila de e-mails, o processo enviará uma mensagem de cada vez.
Agora que você viu como ler e interpretar os logs de e-mail, essa etapa ficará mais prática, porém, lembre-se: como sempre haverá detalhes que podem variar a depender da plataforma do site hospedado, é importante contar com um suporte especializado para a retirada de dúvidas, principalmente com a tecnologia nas empresas.
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