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Tecnologia

5 motivos para se investir em tecnologia na sua empresa

A transformação digital fez com que as empresas — de todos os portes e segmentos — tivessem que mudar de postura, colocando a tecnologia como pilar de suas operações. Investir em tecnologia deixou de ser um diferencial e se tornou uma obrigação para as corporações que desejam se manter competitivas em seus mercados de atuação.

O investimento em tecnologia traz uma série de benefícios para as empresas, fazendo com que a organização tenha uma série de diferenciais, que as organizações que insistem no modelo analógico dificilmente conseguirão superar. O ganho de produtividade, segurança e capacidade analítica, por exemplo, permitem que os gestores tenham muito mais ferramentas para trabalhar.

Para que você entenda a importância de investir na tecnologia, neste post, apresentamos 5 benefícios que uma boa alocação de recursos nessa área pode trazer. Confira!

1. Ganhe em produtividade

Produzir mais, sem elevar os gastos é um dos objetivos mais cobiçados pelos gestores, pois permite um aumento real das receitas. O bom uso da tecnologia dá essa possibilidade para as empresas.

Quando a empresa adota um sistema de gestão, por exemplo, passa a ter a possibilidade de automatizar uma série de tarefas burocráticas e repetitivas, além de integrar os dados entre diferentes setores — facilitando o acesso, reduzindo os deslocamentos e burocracias.

Outro exemplo é quando a empresa automatiza sua página de vendas na internet, ganhando a possibilidade de vender para todo o país, além de poder trabalhar com uma equipe de vendas reduzida, pois a maioria dos clientes fechará as suas vendas de maneira autônoma.

Poderíamos dar inúmeros exemplos, mas o ponto principal é um só: o investimento em tecnologia amplia a capacidade produtiva, pois dá mais autonomia para usuários, permite a automação, contribui para a redução de erros e permite a produção em tempo integral.

2. Diminua os retrabalhos e os desperdícios

Outra vantagem marcante do investimento em tecnologia é a redução de custos, que podem vir com a redução de desperdícios e de retrabalhos. Por mais competente e profissional que um colaborador seja, ele é humano e falível, sendo assim, durante uma rotina corrida de trabalho, é normal que haja alguns erros, nos mais variados graus, dos mais leves aos mais graves.

Esses erros, somados durante um período de tempo maior, podem gerar um custo adicional para a corporação, impedindo a empresa de manter preços competitivos ou, até mesmo, trazendo prejuízos consideráveis que inviabilizam a produtividade.

A perda de prazos, por exemplo, pode fazer com que a empresa perca clientes ou tenha que fazer descontos. Os erros de segurança podem fazer com que a empresa fique vulnerável e tenha informações sigilosas vazadas.

O investimento em tecnologias que permite a automação, controle de processos, monitoramento e aumento de segurança, contribui para a redução de erros, retrabalhos, desperdícios de recursos e tempo.

3. Facilita o acesso remoto

O investimento em tecnologia que viabilize o acesso remoto pode ser benéfico para uma empresa em várias frentes. Por exemplo, com a pandemia, várias empresas tiveram que enviar seus funcionários para o home office, de um dia para o outro, sem tempo para adaptações e planejamentos.

Nesse cenário, as corporações que já investiam em tendências tecnológicas que facilitam a acessibilidade dos colaboradores ao sistema da empresa, conseguiram se adaptar mais facilmente.

O uso de softwares e armazenamento em nuvem, por exemplo, permitiu que colaboradores pudessem trabalhar com a mesma fluência que teriam no escritório. Mas os benefícios do investimento em acesso remoto não param por aí, pois essa tecnologia também contribui para a segurança e economia.

O acesso remoto permite que a empresa terceirize o seu suporte técnico, contratando profissionais qualificados, sem necessidade de geri-los ou arcar com encargos trabalhistas. Esses profissionais poderão, sempre que necessário, monitorar a infraestrutura de TI de sua empresa remotamente e fazer os reparos necessários de forma proativa.

4. Contribui para o planejamento estratégico

Com a transformação digital e as empresas cada vez mais dependentes de duas infraestruturas de TI, a produção de dados explodiu. Os gestores que souberem aproveitar esses dados, transformando-os em informações e aplicando-os em conhecimento, ganharão um diferencial gigantesco na hora de fazer análises internas e externas.

Para que esse objetivo seja alcançado, as empresas precisam investir nas ferramentas de análise de dados certas para a sua demanda. Por exemplo, para empresas menores, o próprio sistema de gestão, que apresenta a funcionalidade de emissão de relatórios e gráficos, poderá contribuir muito para a avaliação de dados, análise de tendências e insights.

Para empresas maiores, que produzem um volume maior de dados e que, além das análises internas, fazem análises utilizando informações públicas externas, talvez seja necessário o investimento em ferramentas de mineração e análise de dados mais potentes, além da contratação de profissionais especializados em lidar com essa carga de trabalho, como os analistas e cientistas de dados.

5. Facilita a comunicação com o cliente

Os clientes da nova geração estão cada vez mais exigentes, em busca de empresas que representam os seus valores e maneiras de enxergar o mundo. Nesse cenário, a comunicação se torna primordial para que as corporações consigam transmitir os seus ideais e saber com quem está falando.

No tópico anterior, falamos sobre a importância de analisar dados, que também é muito importante para entender o que o cliente espera, qual é o seu perfil, quais são os canais utilizados por eles, sua faixa etária, classe social, etc. Esse refinamento permitirá que a empresa possa entregar conteúdos e criar promoções que consigam, de fato, atingir os objetivos.

Outro ponto é que o investimento em que tecnologia se torna importante é em relação a comunicação direta, afinal as redes sociais eliminaram os intermediários, tornando a comunicação entre clientes e empresas direta e mais informal.

Cabe à empresa criar estratégias para tornar essa comunicação mais fluida, diversificando canais e criando maneiras para agilizar respostas e resolução de problemas. O uso de ferramentas como chatbots, por exemplo, pode facilitar a comunicação, contribuir para a redução de custos e aumentar as vendas.

Como vimos, neste post, investir em tecnologia não é mais um diferencial para que uma empresa se destaque, é um pré-requisito para a sobrevivência nessa nova realidade. O que os gestores precisam ter em mente nesse momento é que, se a sua empresa não colocar tecnologia como pilar, o seu concorrente fará. Quer mesmo ficar de fora?

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