Com o avanço da transformação digital e o aumento da demanda de ativos de TI dentro das empresas, a gestão de TI deixou de ser apenas um apoio operacional e passou a ser um dos pilares para o sucesso dos negócios. Mas o que seria a gestão de TI?
Gestão de TI é a administração da equipe e dos recursos tecnológicos que fazem parte da infraestrutura de TI de uma empresa. O foco de uma boa gestão deve ser sempre a otimização de processos, visando a viabilização do core business da empresa, contribuindo para uma maior eficiência e produtividade.
Neste post, vamos entender quais são os erros mais recorrentes na gestão de TI e como fazer para otimizar a gestão desse setor tão importante. Confira!
Quais são os erros mais comuns da gestão de TI?
Entenda quais são os erros que mais assolam o setor de TI na empresa e que, em tempos de transformação digital, podem levar a corporação a perder muita força competitiva. Veja quais são.
Não se integrar aos demais setores da empresa
Como falamos na introdução, o setor de TI é um dos pilares para que a empresa atinja o sucesso em seus negócios. Nesse cenário, é de suma importância que o setor esteja alinhado às demais áreas da empresa, para atuar de forma proativa, identificando necessidades, mapeando tendências e indicando caminhos para a inovação.
Negligenciar os investimentos em segurança de dados
A produção de dados vem crescendo exponencialmente dentro das empresas e, nesse cenário, não dar o devido valor à segurança é colocar em risco o patrimônio da empresa. Ataques como o ransomware, em que os criminosos virtuais sequestram os dados de uma empresa e cobram um resgate para liberá-los, pode fazer com que uma corporação tenha que fechar as suas portas.
Já os ataques DDoS, podem inutilizar a sua aplicação web ou sistema, bem no momento em que você mais precisa deles, fazendo vocês perderem muito dinheiro. Imagina ter o seu e-commerce parado bem na Black Friday? Um ataque desse tipo pode causar esse estrago.
Além disso, há outros fatos que exigem o aumento de investimentos e segurança de dados na empresa, como a sanção da LGPD — Lei Geral de Proteção de Dados. Essa lei, além de exigir o consentimento do titular para que a empresa possa coletar e tratar dados pessoais, exige um amplo compromisso da corporação com a segurança desses dados.
Atuar de forma reativa
O modelo de gestão de TI reativo foi o padrão durante várias décadas, pois a atuação da tecnologia da informação dentro das empresas era mais tímida e menos estratégica. O modelo reativo consiste na ação da equipe de TI sempre que um problema acontece, ou seja, com a equipe chegando depois que algum tipo de prejuízo foi causado.
Quando as empresas não dependiam tanto de seus ativos de TI para a produtividade e análise de dados, esse modelo dava conta. Atualmente, em que um minuto de parada pode trazer prejuízos financeiros e de segurança, esperar o problema acontecer para depois agir é uma estratégia fadada ao fracasso.
Nesse cenário, a melhor necessidade de atuação é de forma proativa, ou seja, evitando os problemas, com monitoramento remoto, automação e prevenção. O foco deve ser identificar os incidentes na raiz, antes deles trazerem consequências mais graves para a corporação.
Como realizar uma gestão de TI correta?
Agora que já conhecemos os 3 principais erros que prejudicam a gestão de TI moderna, vamos entender o que pode ser feito para otimizar a administração do setor e alinhar expectativas do TI com negócios. Confira!
Foque em planejamento
Quando o assunto é gestão estratégica é de suma importância que se tenha clareza de onde estamos partindo e onde pretendemos chegar. Nesse cenário, o bom planejamento é primordial, com gestor utilizando os conceitos de governança, com normas e procedimentos que padronizam e tornam mensuráveis todos os processos.
É importante ter boas políticas de segurança, de backup, de atendimento, de suporte, de treinamento e o que mais for necessário para que o setor tenha uma linha a seguir. Somente a partir disso é possível definir onde o setor pretende chegar de acordo com as estratégias da empresa.
Tenha uma equipe qualificada
O sucesso de uma boa gestão de TI começa na contratação da equipe, com a “filtragem” dos talentos que podem entregar o que o setor realmente necessita. As habilidades para trabalhar no setor de TI devem ir além dos conhecimentos técnicos. É necessário ética, proatividade e cordialidade.
Ética, para lidar com informações sigilosas e que são importantes para que a empresa atinja os seus resultados. A proatividade é importante, pois o setor de TI deve trabalhar com foco na prevenção, evitando os problemas, antes que eles se tornem uma bola de neve. A cordialidade é para lidar com os membros das outras equipes, pois eles dependem diretamente do TI para manterem a sua produtividade.
Além de uma boa filtragem na contratação, como o setor de TI lida com tecnologias que se renovam com uma velocidade cada vez maior, é importante que a empresa invista em treinamentos e qualificação para os seus colaboradores, para que eles se mantenham preparados para lidar com as novas ferramentas.
Acompanhe as métricas
O que não pode ser mensurado não pode ser gerenciado, ou seja, não há boa gestão de TI se o gestor não souber se as suas decisões estão surtindo efeito esperado. Para que isso seja possível, será necessário a análise de métricas e indicadores que mostram a evolução dos serviços prestados pelo setor em um intervalo de tempo.
Entre as métricas que podem ser analisadas no setor de TI, estão:
- o índice de uptime — que mostra como está a disponibilidade da infraestrutura de TI;
- o tempo médio de atendimento aos usuários — que mostrará a eficiência da equipe de suporte e o impacto que ela tem na produtividade dos colaboradores;
- ROI — que mostra o retorno do investimento no setor, seja em inovações, implementação de sistemas ou em mudanças estratégicas na equipe.
Não existe regra para a definição de métricas, escolha aquelas que efetivamente entregarão respostas que permitirão a otimização dos processos da gestão de TI em sua empresa.
Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido quais são os erros mais comuns na gestão de TI e o que pode ser feito para otimizar o setor. Deixar de enxergar esse setor como um mero apoio operacional e elevá-lo ao patamar de área estratégica para os negócios é um dos primeiros passos para a empresa mergulhar de vez na transformação digital.
Qual é a posição do setor de TI dentro de sua empresa? Um apoio operacional ou uma atividade crucial para o sucesso dos negócios? Diga para a gente nos comentários.