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E-Commerce

Gestão de e-commerce descomplicada: guia completo para você!

O comércio eletrônico cresceu rapidamente nos últimos anos e continua revolucionando a maneira como fazemos compras online.

Não é surpresa para quem é do mundo dos negócios, já que o e-commerce tem menos custos iniciais e oferece melhores margens do que o varejo tradicional. Atualmente, a modalidade representa 20,4% de todas as vendas no varejo em todo o mundo, e esse número deve crescer para 21,8% até 2024.

Por esse motivo, é o momento certo para colocar — ou reforçar — o pé no mundo online e atualizar seus negócios existentes. Para isso, você precisa do plano e das ferramentas certas para sobreviver e impulsionar as vendas neste mundo dinâmico e competitivo.

Neste guia, nós trazemos dicas práticas para você fazer uma gestão de e-commerce descomplicada e eficiente. Confira!

Dicas para fazer uma boa gestão de e-commerce

Embora configurar e trabalhar com toda a tecnologia envolvida tenha ficado muito mais fácil, ainda há dezenas de detalhes a serem pensados e escolhas a serem feitas durante a gestão de um e-commerce.

Também não há um caminho único para o sucesso no comércio eletrônico. Este guia cobrirá o básico e mais alguns, e é possível que nem todas as seções se apliquem ao que você está fazendo. Pense neste guia menos como um tutorial e mais como um recurso de referência. Vamos começar com algumas dicas iniciais!

Determine seu modelo de negócios e público-alvo

O modelo de negócios ajuda a orientar várias decisões importantes de design do site. Um site B2B tem preocupações diferentes de um B2C. Entender seu público-alvo e observar o que a concorrência está fazendo influenciará sua marca e seu posicionamento no mercado.

Se você ainda não deu este passo, realize pesquisas de mercado para validar seu conceito de negócio dentro do comportamento atual do consumidor e das tendências econômicas.

Conte com serviço de hospedagem gerenciada

Um e-commerce precisa de suporte e monitoramento 24 horas por dia, 7 dias por semana. Nesse sentido, uma boa hospedagem é extremamente crucial, pois afeta diretamente fatores críticos como segurança, velocidade, desempenho e acessibilidade. O servidor, a rede e o banco de dados de um site de comércio eletrônico exigem supervisão constante e qualquer problema que possa surgir precisa de soluções instantâneas.

Picos de tráfego, transações de pagamento, imagens e vídeos de alta resolução, dados financeiros e pessoais confidenciais, backups, velocidade e acessibilidade são fatores-chave que tornam as necessidades de um site de comércio eletrônico mais complexas do que outros tipos de sites. Esta é a razão pela qual a maioria dos sites de comércio eletrônico opta por hospedagem VPS ou servidores dedicados.

Tendo tudo isso em mente, aqui estão algumas vantagens da hospedagem gerenciada que permitem que os sites de comércio eletrônico não apenas sobrevivam, mas também prosperem neste mundo altamente digital:

  • velocidade do site;
  • segurança e proteção dos dados;
  • disponibilidade e acessibilidade;
  • suporte sob demanda 24/7;
  • ambiente de hospedagem personalizado.

Selecione a melhor plataforma e sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) para sua loja online

Uma das decisões mais críticas no desenvolvimento de sites de comércio eletrônico é selecionar uma plataforma, pois ela será a base sobre a qual você construirá seu site.

Grandes plataformas devem facilitar a criação de sites interativos compostos de conteúdo dinâmico e recursos robustos de comércio eletrônico. O gerenciamento de usuários e contas deve ser fornecido pronto para uso.

Todas as preocupações comuns envolvidas na construção de um site devem ser abordadas pela plataforma, para que você possa se concentrar no que torna seu negócio único.

O sistema de gerenciamento de conteúdo da plataforma permite que você crie e edite o conteúdo do seu site rapidamente, sem a necessidade de usar linguagens de programação como HTML e Javascript. Um bom CMS fornece editores de texto e modelos de página para que você possa escrever artigos e postagens de blog e gerenciar conteúdo multimídia, incluindo imagens e vídeos.

Um CMS eficaz e fácil de usar será importante porque você deseja manter seu site atualizado com as informações e os produtos mais recentes à medida que forem disponibilizados.

Plataformas no-code permitem que qualquer pessoa crie designs perfeitos em pixels e construa um CMS de comércio eletrônico personalizado sem precisar codificar em HTML ou CSS. Modelos responsivos resultam em aplicativos com ótima aparência em dispositivos móveis imediatamente. As ferramentas de design do site devem ter temas e estilos que concretizem a visão de sua marca e criem a experiência que você deseja para seus clientes.‍

Concentre-se em otimização de mecanismos de busca (SEO)

Dado o grande número de sites e conteúdo disponíveis hoje, uma medida fundamental de sucesso é a capacidade de obter tráfego para o site. O SEO inclui um conjunto de técnicas que ajudam os clientes a encontrar seu site usando mecanismos de busca como o Google. Algoritmos sofisticados de classificação de página determinam qual conteúdo é o melhor para pessoas que realizam pesquisas específicas.

Os mecanismos de busca geralmente consideram a relevância e a utilidade do conteúdo com base em vários indicadores. Portanto, criar conteúdo bom e original é o primeiro passo, mas também existem técnicas que você pode usar para ajudar a colocar seu site próximo ao topo dos resultados para um determinado conjunto de palavras-chave de pesquisa.

Escolher as palavras-chave certas é essencial, e as ferramentas de SEO ajudam você a entender a concorrência e o volume de pesquisa para conjuntos de palavras-chave. Palavras-chave de baixa concorrência com alto volume de pesquisa oferecem uma excelente oportunidade para as empresas.

Depois de selecionar as palavras-chave corretas, certifique-se de que os títulos e cabeçalhos de suas páginas contenham as palavras e frases relevantes.

Fique de olho no desempenho e na velocidade do site

De acordo com a Central de Pesquisa do Google, “dois segundos é o limite para a aceitabilidade de um site de comércio eletrônico”. Seu objetivo é tempos de resposta inferiores a meio segundo. A velocidade do site é importante se você deseja fazer conversões e reduzir as taxas de rejeição, pois os clientes perdem a paciência rapidamente.

Os clientes devem ser capazes de encontrar o que procuram com rapidez e facilidade em seu site e realizar transações. Deve haver o mínimo de atrito possível, e o tempo de espera é uma maneira rápida de perder negócios em potencial.

Muitos sites carregam uma parte chave do site primeiro, permitindo que o usuário comece a interação antes que todos os elementos sejam carregados. As métricas de desempenho devem considerar o tempo para a primeira pintura de conteúdo (FCP), bem como uma medida de quanto tempo leva para carregar cada elemento.

Mesmo que demore mais para carregar todos os elementos da página, o desempenho percebido pode ser muito melhor quando o FCP está abaixo de dois segundos. Ter um design de aplicativo da Web responsivo para dispositivos móveis também pode melhorar o desempenho do site.

Foque o valor para o cliente

Tenha informações e conteúdos muito bons na página inicial que agreguem valor aos seus clientes, eles querem benefícios então dê benefícios e faça com que eles se sintam à vontade com o seu site.

Não diga a eles que seu produto é valioso. Forneça valor. Há uma grande diferença entre esses dois.

Com isso dito, boas ideias para conteúdo são histórias sobre você, sua empresa e por que você entrou no negócio. Contar histórias sobre seus fornecedores ou seus produtos. Marcadores e descrições curtas e valiosas que chamam a atenção e são fáceis de ler gerarão interesse. Finalmente, responda a quaisquer perguntas possíveis com antecedência.

Apresente imagens e vídeos de alta qualidade

Hoje em dia, as pessoas normalmente têm um curto período de atenção e saem de um site após cerca de 10 a 20 segundos se ele não capturar seu interesse. Uma das maneiras mais rápidas de chamar a atenção do usuário é por meio de imagens e vídeos de alta qualidade.

As fotos do produto são especialmente críticas no varejo on-line porque dão ao cliente a chance de ter uma ideia do produto antes que ele esteja em suas mãos.

Use uma estratégia mobile-first ao considerar o design do site

O Google usa a indexação mobile-first, o que significa que eles usam “a versão móvel do conteúdo para indexação e classificação”. Mais da metade do tráfego da web vem de smartphones.

Você deve garantir a otimização das páginas do seu site para dispositivos móveis. A otimização inclui o uso de temas responsivos que ficam ótimos em dispositivos móveis e computadores desktop. Se os clientes não puderem fazer negócios facilmente com você usando seus telefones, você perderá.

Invista em segurança e conformidade desde o início

Uma presença online segura e confiável é essencial ao lidar com pagamentos e informações de identificação pessoal. Os clientes devem ter confiança em seu site para fazer negócios com você online.

Além de conquistar a confiança básica do cliente, também há considerações de conformidade para sites de comércio eletrônico. Por exemplo, sites que aceitam pagamentos com cartão de crédito devem estar em conformidade com o PCI (Payment Card Industry). Segurança de dados usando criptografia de ponta a ponta e privacidade são componentes essenciais de um site de comércio eletrônico seguro.

Um provedor de serviços de hospedagem na web equipará seu site com um certificado SSL que protege todas as transações e comunicações entre seus servidores e os navegadores dos usuários.

Invista no marketing

Uma loja totalmente digital requer uma estratégia de marketing totalmente digital. Você precisa se certificar de que está constantemente na frente de uma plateia, lembrando-os de que você existe.

As três melhores maneiras de fazer isso são: e-mail marketing, marketing de conteúdo e mídia social. Qualquer um desses métodos pode ser eficaz. Os três juntos é o ideal. Aqui está uma rápida descrição do que você deve procurar em cada um.

E-mail marketing

O e-mail marketing ainda é, depois de todos esses anos, a melhor maneira de alcançar os clientes existentes. Também não é uma maneira ruim de transformar clientes em potencial em clientes existentes: muitas empresas oferecem descontos únicos se você assinar o boletim informativo por e-mail.

Para aproveitar ao máximo seu marketing por e-mail, certifique-se de que qualquer plataforma que você considere para o trabalho possa lidar com o seguinte:

Automação

Certifique-se de que o software pode ser executado um pouco no piloto automático. Obviamente, você precisará escrever os e-mails, mas se planejar adequadamente, poderá fazer com que sua plataforma de marketing por e-mail os envie em seu nome em um horário agendado.

Não se contente apenas com uma abordagem de e-mail única. As campanhas de gotejamento, por exemplo, são uma maneira altamente eficaz de aumentar o interesse ao longo do tempo.

Marketing de conteúdo

No mundo B2B, o marketing de conteúdo é usado para mostrar que uma empresa tem experiência em seu setor. Com o varejo, é mais um exercício para construir a identidade da marca. Certifique-se de que seu software tenha um calendário visual de fácil leitura para uma visão geral de tudo o que está na fila. Além disso, quanto mais você puder automatizar, melhor.

Mídia social

Você provavelmente usará a mídia social para promover sua marca e encontrar novos clientes. Postar nas suas redes sociais também faz parte de uma boa estratégia de marketing de conteúdo, então se conseguir integrar essas duas peças é o ideal.

Existem muitas ferramentas de marketing de mídia social disponíveis, portanto, você precisará trabalhar um pouco mais para garantir uma que esteja à altura da tarefa.

Não é preciso dizer, mas vamos dizer de qualquer maneira: seu conteúdo e plataformas de marketing social devem incluir um mecanismo robusto de relatórios e análises. Se você está medindo seus sucessos e fracassos, ou usando todos os dados disponíveis sobre seu público, está apenas perdendo tempo e dinheiro.

Recursos que você precisa considerar

Além desses tipos de pensamentos preliminares, é importante identificar os recursos apropriados para que seu e-commerce tenha sucesso, além do CMS, que já citamos. Vamos detalhá-los aqui.

Inventário

O inventário não precisa necessariamente fazer parte da sua plataforma de e-commerce — você pode usar uma solução de terceiros que se integra bem — mas se estiver começando do zero, convém fornecer o módulo de inventário um olhar atento.

Realmente, não é uma questão de “se” o software do seu carrinho de compras tem alguns recursos de inventário, é uma questão de quão bom ele é. Em alguns casos, é apenas uma questão de colocar o número que você tem em mãos e deixar o software fazer a contagem regressiva e, em seguida, alertá-lo quando estiver acabando

Com outros sistemas, você pode ter um sistema completo de gerenciamento de compras e armazenamento como parte de seu controle de estoque. Seja qual for o caminho que você seguir, depende de você, apenas não negligencie a importância disso.

Variantes de produto

Pense desta forma: se você vende uma camisa, e essa camisa vem em 3 tamanhos diferentes e 4 cores diferentes, são 12 camisas diferentes. Sem variantes, são 12 páginas da web diferentes nas quais você pode comprar a mesma camisa.

Com variantes, é uma página e o cliente pode selecionar o tamanho e a cor apropriados. É uma maneira muito mais limpa de fazer isso.

Cupons e códigos de desconto

Uma maneira de converter aquele carrinho abandonado em uma venda é oferecer um desconto único como incentivo para voltar e fazer uma compra. Se o seu software não pode lidar com isso, é uma grande oportunidade perdida.

Essa não é a única razão pela qual você precisa, é claro — promoções e vendas sazonais fazem parte do negócio. Assim como o Inventário, esse é um recurso que todos oferecem, mas alguns o fazem melhor do que outros. Certifique-se de ver como é tratado e como as vendas com desconto são rastreadas.

Opções de pagamento flexíveis e checkout seguro

Quanto mais formas de pagamento você aceitar, melhor. Hoje em dia, não é apenas uma questão de aceitar uma variedade de cartões de crédito. O PIX e outros serviços online estão se tornando cada vez mais populares por causa de sua segurança adicional.

Falando nisso: garantir que seu site esteja seguro de cima a baixo é obviamente importante. Mas as apostas são ainda maiores no momento do checkout, quando algumas informações incrivelmente confidenciais são transmitidas pela rede.

Lembre-se, se o seu site for invadido, não são apenas os seus dados que estão em risco. Se você não tomar precauções, seus clientes podem pagar o preço. E eles podem não querer pagar por mais nada novamente.

Gestão de relacionamento com o cliente

Também conhecido como CRM, é onde você pode armazenar todas as informações de seus clientes — como informações pessoais, métodos de pagamento e endereços de entrega — bem como os dados de todas as suas compras. Só não se esqueça da LGPD.

Saber disso é uma ótima maneira de personalizar a experiência de seus clientes, mas seu CRM também serve como base para seus esforços de marketing. Você saberá o que está em alta com seus clientes, quais produtos oferecer e para quem oferecer. E você terá suas informações de contato armazenadas para poder comercializar diretamente em suas caixas de entrada.

Esta não é uma lista exaustiva de recursos, mas esses são os que serão essenciais para o crescimento e manutenção de sua loja online. Em outra parte deste guia, examinaremos mais detalhadamente alguns outros tipos de software que podem ajudar a aprimorar seus negócios – desde itens caros, como contabilidade e marketing, até aplicativos complementares que podem ajudar a aumentar as vendas. Por enquanto, porém, você tem uma loja para montar. Pegue o que você aprendeu nesses dois primeiros capítulos e dê início ao seu negócio.

Como a tecnologia pode ser importante

Revitalizar os processos antigos por meio da infusão de novas tecnologias é denominado transformação digital. Falando especificamente sobre o setor de varejo, isso significa pedidos online, pagamentos e pedidos sem contato, autoatendimento, otimização de custos, personalização de produtos e muito mais.

Aqui estão algumas das maneiras pelas quais a tecnologia está transformando o setor de comércio eletrônico.

Realidade aumentada para ajudar a fazer escolhas informadas

A realidade aumentada é a tecnologia que permite aos usuários ajudar a visualizar o produto no local a que se destina. Por exemplo, a IKEA, uma importante varejista de móveis, oferece a opção de selecionar uma peça de mobília e ver como ela se encaixaria em seu quarto e decoração com a ajuda da realidade aumentada.

Isso ajuda os consumidores a escolher e comprar os móveis certos sem a necessidade de mudar para diferentes plataformas e fazer a compra certa de primeira.

Merchandising algorítmico

Esse recurso auxilia na otimização do estoque da loja com base nas demandas do local e auxilia na definição de preço e metodologias de promoção.

Todos os itens acima garantem um gerenciamento de estoque preciso que otimiza muito as vendas, as margens e a satisfação do cliente durante todo o processo. Esses algoritmos são criados com o uso de dados e análises avançadas, aprimorando a tomada de decisões eficiente e eficaz.

As vendas algorítmicas facilitam a criação de estratégias completas de custos operacionais, desafios logísticos e gerenciamento de estoque para atender às necessidades do cliente .

Recomendações personalizadas

A inteligência artificial tornou os processos de comércio eletrônico mais inteligentes. Compreender o comportamento, as escolhas e as preferências do cliente e, assim, propor os produtos certamente proporciona a sensação de personalização.

Melhores insights sobre o comportamento do cliente

Os dados são a mina de ouro para a estratégia de transformação digital . Os algoritmos podem ajudar a preparar os varejistas ao prever melhor as demandas, maximizando assim as novas oportunidades disponíveis.

As interfaces perfeitas permitem que o negócio de comércio eletrônico divida o processo, obtendo melhores percepções sobre as diferentes etapas do processo de comércio eletrônico, desde a demanda do mercado até o estoque, o fornecimento, a produtividade e muito mais.

Obter uma visão melhor sobre o comportamento do cliente pode ser explorado para obter mais detalhes em um nível minucioso. Por exemplo, identificar o produto mais vendido, a campanha de marketing que gera o ROI máximo e assim por diante. Escusado será dizer que esses detalhes podem ser compreendidos para melhor personalização.

É hora de colocar em prática essas dicas de gestão de e-commerce testadas e comprovadas para beneficiar seu empreendimento online. O processo de lançamento e gerenciamento de um negócio online pode ser bastante complexo e desafiador. Portanto, você precisa estar bem preparado e equipado para lidar com isso. Com uma forte equipe de profissionais, as ferramentas certas que cabem no seu orçamento e as metodologias certas para facilitar o desenvolvimento de projetos de comércio eletrônico, você pode manter tudo sob controle.

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