Alguns setores de uma empresa tendem a receber um grande volume de demandas, sendo boa parte delas de alto valor para o desempenho do negócio. Esse é o caso da área de TI, que precisa administrar todas essas exigências e saber como estabelecer prioridades para manter o funcionamento dos demais setores.
Para garantir o melhor desempenho, é importante promover a melhor gestão de demandas de TI dentro da empresa. Uma tarefa difícil se levar em conta a importância de todas elas. Porém, a longo prazo, ter esse planejamento melhor elaborado será mais positivo para o negócio como um todo.
Vamos falar mais sobre a importância da gestão de demandas e quais são as principais demandas de TI. Acompanhe.
Qual é a importância da gestão de demandas em TI?
Mesmo com uma boa infraestrutura, ainda é difícil dar conta de todas as tarefas no setor de TI de uma só vez. Especialmente quando ocorre uma emergência. É aí que entra a gestão de demandas, garantindo que as mais críticas sejam priorizadas.
Alguns dos principais efeitos de uma boa gestão de demandas de TI estão a seguir.
Alinhar a tecnologia aos processos internos
Para executar diversas tarefas, é necessário contar com certos conjuntos de ferramentas e tecnologias. Boas estratégias de gestão de demandas levam em conta quais são os processos internos da empresa e priorizam aqueles que terão o efeito mais positivo em seus resultados.
Evitar atrasos em tarefas críticas
Além de pensar em como melhorar o desempenho dos demais setores através da tecnologia, a área de TI também é responsável por garantir que esses sistemas continuem funcionando com o mínimo de interrupções. Dessa forma, também haverá um menor índice de atrasos em tarefas importantes, especialmente no que diz respeito à contabilidade e comunicação.
Manter o índice de produtividade
Por fim, mas não menos importante, a otimização dos processos da empresa através da tecnologia é fundamental para a manutenção e o crescimento da produtividade. Com a implementação de novos recursos e priorização das demandas certas, é possível aumentar também a contribuição do setor de TI para o desempenho da empresa como um todo a longo prazo.
Quais as demandas críticas de TI?
O primeiro passo para fazer a melhor gestão de demandas de TI é conseguir identificar quais delas têm maior prioridade e por que motivo. Para te ajudar com isso, separamos aqui uma lista com 5 das principais.
Proteção de dados
Segurança digital é um tema recorrente em qualquer negócio hoje em dia. Empresas de todos os portes são alvos de criminosos de todo tipo, os quais fazem sequestro de dados, falsificação de documentos, vazam informações sigilosas etc. O prejuízo que pode ser causado por um desses ataques é considerável.
Na maioria dos casos, a segurança da informação é a primeira prioridade entre as demandas de TI. Afinal, se não é possível garantir a proteção de dados sensíveis da empresa, de clientes e de seus colaboradores, as perdas serão bem maiores para todos.
Backup de informações
Outra demanda crítica, a qual também está envolvida na segurança, é a criação de backups. Há sempre a possibilidade de um ataque comprometer as informações da empresa, sem mencionar que picos de energia e outros defeitos no hardware podem levar à perda de informações importantes.
Qualquer que seja a causa, o problema pode ser parcial ou totalmente remediado com a implementação de um backup. Dessa forma, você poderá recuperar os dados que foram perdidos, evitando perdas muito graves no desempenho da equipe.
Atualização de hardware e software
Para poder acompanhar o crescimento dentro de seu setor, um negócio precisa fazer novos investimentos em infraestrutura e tecnologia. Isso inclui buscar computadores melhores, programas melhores, entre outros recursos que facilitem o cumprimento das tarefas diárias.
Ainda que outras demandas específicas tomem prioridade, é importante manter ao menos alguns membros da equipe de TI focados em estudar novas tecnologias e descobrir como elas podem ser implementadas na empresa para aprimorar seus processos e melhorar o desempenho da equipe.
Estabilidade de conexão
A internet é um dos recursos mais importantes para qualquer empresa hoje em dia. Praticamente todas as tarefas do dia a dia da empresa dependem de uma conexão online para serem executados ou, pelo menos, para serem cumpridas em tempo hábil e entregar mais valor ao cliente final. Por isso que o prejuízo pode ser tão grande quando ela está em falta.
Assegurar a melhor conexão depende de vários fatores. Além da qualidade do serviço em si, também é necessário levar em conta os recursos internos, como um cabeamento de qualidade, hardware capaz de processar todos os dados, quantidade de roteadores para conexão sem fio, entre outros fatores que influenciam a qualidade da navegação no dia a dia.
Alinhamento de processos cruciais
Por fim, mas não menos importante, o setor de TI também tem um papel importante para promover a melhor coordenação entre os membros da equipe. Com as ferramentas certas, é possível melhorar a sintonia entre diferentes áreas da empresa, facilitando sua cooperação.
Esse ponto se tornam mais importante à medida que a empresa cresce e se torna mais complexa. Se há múltiplas equipes que precisam se comunicar no dia a dia, então será importante ter sistemas de gestão que facilitem a troca de dados entre todos.
Como melhorar a gestão de demandas de TI com um servidor dedicado?
Mesmo identificando as demandas mais críticas dentro do setor de TI, garantir que a maioria delas será cumprida ainda é um desafio. Principalmente por que muitas delas dependem do processamento do servidor do negócio. Para garantir que todas as áreas serão bem-supridas, o mais indicado é investir em um servidor dedicado, de modo a garantir maior estabilidade, facilitar a criação de backups e minimizar brechas de segurança.
Com essas informações, você já pode fazer uma melhor gestão de demandas de TI. Ao estabelecer melhor as suas prioridades, você consegue extrair mais rentabilidade sem perda de recursos.
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