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Marketing Digital

Estratégias de marketing para pequenas e médias empresas

O cenário atual da economia brasileira é de recessão, com poucos investimentos e corte de gastos. Diante desse panorama desfavorável, surge um desafio para as 10 milhões de pequenas e médias empresas brasileiras, que buscam criar soluções para continuar crescendo. Uma alternativa com grande potencial para ser explorado é o marketing digital, isso porque, hoje, grande parte dos consumidores tem acesso à internet e faz uso dela para buscar informações sobre produtos e serviços antes de efetuar a compra.

Marketing para pequenas e médias empresas

Um dos grandes dilemas de empreendedores e profissionais de marketing de PMEs é onde investir e por onde começar a manter uma presença de marketing na internet. Para ajudar em sua caminhada no marketing digital, apresentamos alguns caminhos que você pode trilhar para turbinar sua estratégia digital.

Site

A criação de um site é muito importante para demarcar o seu negócio na internet. Além disso, segundo uma pesquisa do eMarketer, ter um website é a estratégia de marketing mais efetiva para pequenas e médias empresas.

O primeiro passo para consolidar a presença da sua marca na web é criar um site com um domínio próprio.

Um ponto que gera muitas dúvidas é sobre escolher entre uma página no Facebook ou um site. A resposta para essa questão é: você pode ter uma página no facebook e um site, assim, terá uma presença digital mais forte, atuando em duas frentes. Não é necessário escolher entre uma e outra, inclusive, você pode combinar as duas de forma automatizada.

Existem elementos essenciais para todos os tipos de site, desde formulários de contato até sitemaps.

Emails

Outro benefício de ter um domínio registrado é a possibilidade de comunicação com seus clientes. Por isso, é muito importante contar com emails de domínios personalizados, como contato@suaempresa.com.

O principal benefício do email personalizado frente aos serviços de email gratuitos, sem dúvida, é a confiança que um email @suaempresa passa frente aos seus clientes.

Blog

Hoje, cerca de 69% das empresas brasileiras usam Marketing de Conteúdo (ou Content Marketing) em suas estratégias de marketing. O marketing de conteúdo é peça importante dentro do Inbound Marketing. Busca atrair, converter e fidelizar clientes através da criação de conteúdo relevante e rico. Criando assim uma percepção positiva da sua marca para gerar mais vendas.

É uma estratégia eficiente tanto para conseguir novos clientes quanto para manter um relacionamento com quem já consome seus produtos. Diferente do marketing realizado em comerciais de televisão, por exemplo, conhecido como marketing de interrupção.

Uma ótima forma de começar a trabalhar com conteúdo é criar um blog, produzindo conteúdo relevante para seu público. Sempre baseado na premissa de atração, conversão e retenção, e não simplesmente empurrar um produto, apenas com o argumento de que é bom ou necessário ou produzir conteúdos falando como sua empresa é boa.

Email Marketing

Segundo pesquisa do eMarketer, Email Marketing é um dos canais de marketing mais efetivos para pequenas empresas, e tem um ROI (Retorno sobre o Investimento) de até 4300% (Direct Marketing Association).

Isto significa que se você gastou R$ 500,00 em uma campanha, pode ter até cerca de R$ 21.500,00 em retorno, se seguiu todas as boas práticas e está com uma lista de alta qualidade.

Redes Sociais

Sem dúvidas, hoje o maior investimento de conteúdo e publicidade em redes sociais do seu site ou e-commerce está no facebook. Mas você deveria, sinceramente, avaliar a possibilidade de investir nestas outras redes sociais muito importantes para o seu e-commerce que comentamos com detalhes no link abaixo:

Redes Sociais que você ainda não usa para o seu negócio, mas deveria