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Domínio

 Conheça as principais informações sobre domínio de topo

Se você já protegeu sua hospedagem e comprou um domínio, é provável que já tenha um domínio de topo — ou TLD, do inglês Top-Level Domain. Ainda assim, você talvez esteja se perguntando: “o que é um domínio de nível superior?”

Um TLD é o segmento final do nome de domínio. Eles também são conhecidos como sufixos de domínio. É a seção que segue o “ponto-final” no seu endereço da web. Os domínios de topo ajudam a identificar certos elementos do site, como o tipo de empresa, o país de origem, se é um site do governo, de uma escola e muito mais.

As diretrizes para um TLD costumavam ser muito rigorosas, no entanto, em 2010, a Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN) amenizou suas diretrizes quando se trata de domínios genéricos de nível topo e marcas comerciais da empresa. Entenda mais sobre os TLDs lendo este artigo!

O que é extensão de domínio?

Para entender realmente o que as extensões de domínio significam e de onde elas vêm, precisamos voltar um pouco no tempo e dar uma olhada na Internet e como ela desempenhou um papel nas extensões de nome de domínio.

Conhecemos e entendemos a Internet da maneira que é hoje, com sua estrutura e layout de sistema de domínio. Esses elementos foram introduzidos pela primeira vez em 1985, quando os seis primeiros domínios de topo foram lançados. As primeiras 6 novas extensões de domínio incluem:

  • .com (comercial);
  • .org (organização);
  • .net (rede);
  • .edu (educação);
  • .gov (governo);
  • .mil (militar).

Desde o início, a Internet está em constante desenvolvimento, sempre mudando, sempre crescendo. Mais conteúdo, mais uso, mais domínios sendo adicionados à lista de extensões já massivas.

Quais são as principais extensões de domínio?

De acordo com o banco de dados da zona raiz da Autoridade para Atribuição de Números da Internet (IANA.org), que é uma das ramificações da ICANN, em julho de 2019 havia 1581 TLDs de todos os tipos, incluindo 36 listados como “não atribuído” ou “aposentado”. A IANA distingue os grupos de extensões de domínio da forma que você verá a seguir.

Domínios de nível superior com código de país (ccTLD)

São reservados para cada país, estado soberano ou território dependente que tenha um código de país de duas letras, atribuído de acordo com o padrão ISO 3166-1 alfa-2. Exemplos desses domínios são .br (Brasil), .us (Estados Unidos), .eu (União Europeia), .de (Alemanha), .ca (Canadá), .hk (Hong Kong). Alguns exigem que você forneça um endereço no respectivo país antes de poder registrar um domínio.

Domínios genéricos de nível superior (gTLD)

O maior número, de longe, se enquadra nesse grupo. Você pode encontrar aqui extensões como .com, .net, .org etc. Qualquer pessoa pode registrar nomes de domínio nesses TLDs.

Domínios de nível superior patrocinados (sTLD)

Esses TLDs são gerenciados por organizações privadas que exigem que certos requisitos sejam atendidos antes que você possa registrar um domínio com eles. O grupo inclui um total de 14 TLDs, sendo os mais conhecidos .gov, .edu e .mil, atualmente reservados para organizações governamentais de ensino superior e militares.

Domínio de nível superior de infraestrutura

Existe apenas um TLD nesta categoria — .arpa —, inicialmente sigla para Agência de Projetos de Pesquisa Avançada e agora para Área de Parâmetros de Endereço e Roteamento. Esse TLD contém os domínios usados para a resolução inversa de nomes de domínio.

Quais são os TLDs mais populares?

Hoje existem milhares de extensões diferentes para você escolher. Felizmente, nem tudo isso se aplica ao seu site, portanto não há necessidade de ficar sobrecarregado em sua busca pelo TLD perfeito. Aqui está um detalhamento das extensões de nome de domínio mais comuns disponíveis na atualidade que você pode usar em seu novo site:

  • .com: este é, de longe, o TLD mais popular e mais usado. Foi criado inicialmente para organizações comerciais, mas não há restrições sobre quem pode utilizar essa extensão;
  • .net: esta extensão é uma abreviação para a palavra rede e foi criada inicialmente para empresas que lidam com tecnologias de rede e infraestrutura de internet. Hoje, não há restrições sobre quem pode utilizar essa extensão de domínio e, normalmente, é a opção número um depois do .com;
  • .org: essa extensão foi criada para ser usada por organizações sem fins lucrativos. No entanto, isso não é mais aplicado, e é um TLD comum para sites educacionais, escolas e muito mais.

Como escolher o ideal para o seu negócio?

Com tantas extensões de nomes de domínio diferentes, pode ser um desafio escolher a correta. O TLD que você escolher pode influenciar a maneira como seus visitantes perceberão seu site. Além disso, alguns são mais memoráveis que outros e podem melhorar ou prejudicar sua marca. A seguir, indicamos algumas práticas a serem seguidas ao comprar um novo nome de domínio.

A extensão de domínio escolhida não influenciará o desempenho do site, mas poderá alterar a forma como as pessoas percebem o site. Por exemplo, “ferramentas.com” emite mais autoridade do que o domínio “ferramentas.biz” ou “ferramentas.info”.

Como regra, você deve tentar obter o .com para o domínio escolhido e, se ele não estiver disponível, o .net poderá funcionar. Se os dois não estiverem disponíveis, você poderá começar a procurar outras extensões de nome de domínio.

No entanto, lembre-se de que você deseja que seu domínio seja memorável. Se alguém não se lembra da sua extensão de nome de domínio, é provável que tente o .com. Se isso resultar em um site concorrente ou em uma página da Web em branco, você poderá perder esse visitante para sempre.

Outra regra comum é garantir que não haja outros sites usando o mesmo nome de domínio que o seu. Não apenas você pode violar um direito autoral, mas também acarretar uma série de problemas futuros.

Se você criou o nome de domínio perfeito, mas a extensão desejada não está disponível, pode valer a pena gastar mais tempo com outro nome de domínio. Para resumir, lembre-se das seguintes práticas recomendadas ao escolher sua extensão de domínio:

  • sempre que possível, tente usar o TLD .com;
  • combine seu TLD com o tipo de site que você está executando;
  • não escolha um TLD para um domínio que já é usado;
  • os TLDs inovadores podem funcionar, mas somente se tornarem seu domínio mais memorável.

Por fim, quando seu site está ganhando força, é uma boa ideia ir em frente e comprar extensões de nome de domínio relevantes, pois isso ajudará a proteger sua marca on-line. Em seguida, você pode redirecionar todas as outras extensões para o nome de domínio principal. Dessa forma, se um visitante digitar o domínio de topo incorreto, ele continuará em seu site.

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