O Natal pode ser um período promissor para quem possui uma loja online. As pessoas estão participando de muitas comemorações entre amigos e familiares, por isso acabam procurando pelos mais variados presentes.
Estar preparado e ter boas estratégias pode fazer toda a diferença para o seu negócio… Mas você já pensou o que é preciso fazer de especial para a data? Para este ano, selecionamos sete dicas que podem te ajudar a dar uma guinada nas vendas no Natal, confira:
Entre no espírito do Natal
Faça um plano de ação específico para a data: qual seu objetivo? Trace metas, calcule os resultados esperados, escolha com cuidado quais os produtos que almeja vender mais e planeje olhando sempre para sua base média de vendas anterior. Pense em cada detalhe e esteja preparado: não esqueça de mobilizar sua equipe e fazer uma campanha interna.
Seja organizado
Essa regra vale para o seu negócio sempre, claro. Mas em geral, nessa época, se você pretende aumentar as vendas e sair da média praticada nos outros meses, não vai querer ficar sem estoque ou atrasar os envios. Procure ter controle de tudo que acontece na sua loja e cumprir o que promete na hora de realizar a venda. É muito importante manter tudo em ordem: tanto no funcionamento da loja quanto no seu espaço de trabalho físico.
Mude os layouts
As pessoas precisam sentir o clima do Natal e ver que você preparou algo especial para a data. Por isso, é importante que você pense com antecedência nas artes do seu site, das suas redes e dos banners em geral. Procure alinhar toda a comunicação visual de maneira especial para o Natal, mas sem perder a identidade da sua marca.
Faça uma campanha completa
Para uma ação especial para o Natal, vale preparar num E-mail Marketing elaborado e atrativopara seus clientes. As redes sociais também precisam de uma atenção especial: aproveite paradivulgar sua loja de um jeito convidativo e irreverente (crie lista de desejos, interaja com seu público, ofereça algum benefício). Investir em peças patrocinadas em algumas redes sociais (principalmente aquelas que você possui mais seguidores) e também no Google ou Bing pode trazer seus clientes em potencial mais rapidamente até a sua loja.
Participe de um comparador de preços
Ficar de olho na concorrência também é muito importante para que suas vendas aumentem. Dependendo do produto ou serviço que você oferece, vale a pena se inscrever em comparadores de preço. Assim, quando o cliente buscar por algum produto específico que você venda, vai poder ter acesso a sua loja e a sua oferta. Fique esperto e saiba a hora certa de aplicar um desconto!
Foque no produto
É interessante pensar em novas maneiras de chamar atenção do cliente para o seu produto ou serviço, ainda mais nessa época. Ofereça produtos relacionados de maneira inteligente, crie lista de presentes sugeridos, de acordo com os perfis mais comuns, dê sugestões aos clientes.Mostre todas as funcionalidades e vantagens de comprar aquele serviço, mas sempre de maneira concisa. Pode ser bacana também oferecer ao consumidor um quadro comparativo entre produtos similares dentro da sua loja.
Tenha um diferencial
Se coloque no lugar do cliente: por que ele escolheria a sua loja e não a da concorrência?Foque em um diferencial para chamar atenção do público: ofereça cupons de descontos, frete grátis, desconto progressivo, brindes ou algo similar. Se você preferir pode criar uma campanha própria e original, para fidelizar o seu cliente e já embalar as vendas futuras ao Natal. Assim, você consegue colher os frutos durante o ano todo.
As dicas acabam formando um passo a passo e é interessante você pensar nelas unificadas, para ajudar em um melhor impulsionamento das vendas. Boas vendas!