Tem uma loja online? Então você deve ter preparado uma estratégia para aproveitar o Dia dos Pais para gerar tráfego e vender mais.
Não? Bom, a data está bem próxima, mas ainda dá tempo de implementar algumas ações. Abaixo, confira algumas dicas que você pode implementar rapidamente, aproveitando melhor essa e outras datas comemorativas:
1. Capriche no layout
Vista seu site para a data. Aproveite as datas comemorativas para dar um novo layout para seu site. Seja criativo, e diferencie-se. Use imagens, cores e chamadas associadas à comemoração, destacando os produtos segmentados para aquela data.
Se você tem uma loja de equipamentos esportivos, por exemplo, foque sua comunicação em presentes para pais que gostam de esportes. Se o seu mix de produtos abrande vários estilos, você pode segmentar, oferecendo produtos para pais geeks, pais aventureiros, pais esportistas…
Para atrair ainda mais, criar uma landing page específica para a comemoração pode ser uma ótima ideia. Você pode facilitar a navegação, e tornar as sugestões de presentes ainda mais personalizadas.
2. Ofereça um diferencial
A data é ótima para o varejo, o que torna a concorrência grande. Tenha uma boa estratégia para diferenciar seus produtos, e conquistar mais clientes.
Você pode criar kits comemorativos, oferecer um cupom de desconto ou oferecer benefícios, como frete grátis, entrega rápida para aqueles que deixaram as compras para a última hora, facilidades no pagamento, brindes personalizados, embalagem para presente. Enfim, pense em um diferencial e use ele a seu favor.
3. Apareça nas pesquisas
Antes de comprar, seu cliente vai pesquisar preços, procurar por recomendações de outros consumidores, buscar sugestões para presentear.
Para ficar bem posicionado nas buscas, invista em SEO – deixando seu site bem ranqueado para as palavras-chaves ligadas à data e aos seus produtos/serviços. Crie um post no seu blog com sugestões de presentes, divulgue a promoção nas redes sociais. Enfim, use os recursos que tiver disponíveis.
Você também vai querer usar todos os canais disponíveis para divulgar sua promoção como, por exemplo:
- Links patrocinados: campanhas direcionadas no Google Adwords e/ou no Facebook Ads são ótimas formas de ajudar a posicionar sua empresa nas buscas, trazendo resultados positivos nas vendas.
- E-mail marketing: pode ser um excelente recurso para divulgar sua promoção. Você podesugerir presentes para a data, divulgar sua promoção, apresentar melhor sua marca e o que ela tem a oferecer.
- Redes sociais: as mídias sociais são excelentes para disseminar uma informaçãorapidamente, garantir relevância e engajamento. O Facebook é sempre uma excelente opção, mas você também pode utilizar redes com foco em imagens, como Instagram e Pinterest, para gerar mais engajamento.
Dicas adicionais para gerar tráfego
Além das dicas acima, existem muitas outras alternativas para você transformar sua promoção em um sucesso. Ajuda muito saber com quem você está falando, e o que estas pessoas estão buscando na internet.
Se você tem personas bem definidas para seu site ou loja virtual, a etapa do “com quem” provavelmente já está bem definida. Já “o que” elas estão buscando você pode descobrir utilizando ferramentas como o Google Trends e o Google Analytics, por exemplo.
A primeira você pode utilizar para verificar se a palavra-chave que escolheu para a campanha é a mais indicada, ou se alguma outra tem mais relevância nas buscas. Com a segunda, você poderá saber quais as palavras mais utilizadas pelos seus clientes para buscar por seu conteúdo.
Bom, já escolheu qual (ou quais) estratégia vai utilizar para gerar tráfego para sua loja virtual no Dia dos Pais? Compartilhe sua experiência conosco!