É cada vez maior o número de empresas que utilizam os dados como fonte primária de informações para uma boa gestão. Isso acontece porque praticamente todos os dispositivos emitem algum dado, seja estruturado ou não. Dos computadores aos sensores, passando por aparelhos eletrodomésticos, com uma boa ferramenta de estruturação e mineração de dados é possível tirar insights para a tomada de decisão em vários setores.
Essa tendência essa chamada de data driven, ou orientada por dados, e tem sido cada vez mais absorvida pelas empresas. Não é uma mudança cultural fácil de se fazer, principalmente em empresas mais tradicionais, comandadas por executivos mais conservadores. No entanto, a verdade é que quem não se adaptar certamente será absorvido pela concorrência.
Neste post, vamos entender melhor o que é data driven e os seus benefícios práticos para quem adota essa estratégia. Confira!
O que é Data Driven?
Data driven é um termo cada vez mais utilizado no mundo corporativo e se refere a maneira como uma empresa e posiciona e como os processos internos são planejados em relação aos dados produzidos. Isso significa que, com volume de dados que as empresas vêm produzindo atualmente, é a forma como a gestão lida com essas informações que definirá se a sua atuação é data driven ou não.
Em outras palavras, podemos dizer que data driven parte de uma mudança de cultura dentro da empresa, com objetivo de tornar o tratamento de dados mais inteligente — quase sempre utilizando a ciência de dados para buscar insights e soluções que otimizem a tomada de decisões em todos os setores como:
- marketing — com o data driven os profissionais podem entender melhor o comportamento e o perfil do cliente;
- vendas — os vendedores podem identificar a disposição do cliente em fechar negócios, tornando suas abordagens mais certeiras e eficientes;
- gestão de pessoas — com a análise dos dados é possível avaliar o nível de produtividade de cada colaborador, equipes, alinhando cada vez mais às expectativas da empresa;
- inovação — aumentam-se as chances de identificar novas maneiras de oferecer um serviço ou produto, de acordo com as expectativas e necessidades dos clientes.
Há uma série de combinações que podem ser feitas com o cruzamento de dados para favorecer o desenvolvimento da empresa. Nesse cenário, o setor de TI ganha protagonismo, pois é a área que apresenta, disponibiliza e cria as políticas para a utilização das ferramentas digitais, além de ser o setor em que os profissionais responsáveis pela ciência dos dados estará.
Quais são os benefícios do data driven para as empresas?
Com o bom uso dos dados, a empresa tem a oportunidade de conhecer o seu público-alvo, suas dores e demandas, refinando cada vez mais as suas atividades. Veja abaixo quais são as vantagens que o data driven pode trazer para a sua empresa:
Segmentação de consumidores
Com a estruturação dos dados há uma maior facilidade na segmentação dos públicos e na identificação das estratégias para atingir cada perfil de cliente. A empresa pode lançar campanhas personalizadas na internet além de antecipar tendências de acordo com o comportamento de um determinado grupo de pessoas.
Criação de conteúdos de qualidade
Se você tem um site, é certo que quer atrair mais visitantes para atingir os seus objetivos, e a melhor maneira de atingir esse objetivo é com um conteúdo relevante. Se a administração do site for feita por data driven, ficará muito mais fácil identificar quais são só conteúdos mais relevantes para o seu público, as tendências do momento a até o que os seus concorrentes estão publicando.
Produção de testes A/B
Os testes A/B são de extrema importância para a empresa identificar quais estratégias estão dando certas e as que devem ser eliminadas. Por exemplo, a empresa lança duas campanhas para a mesma estratégia, com algumas diferenças, e analisa os dados para identificar a que deu mais resultado. Dessa forma é possível ter um processo de melhoria contínua baseada em dado e nãos em impressões.
Aceleração de resultados
O data driven possibilita que as empresas antecipem às tendências de mercado, permitindo uma tomada de decisão muito mais rápida. Para isso, dependerá de dados qualificados e de ferramentas automatizadas, que façam os cruzamentos e consigam mapear de forma autônoma os insights.
Integração entre marketing e vendas
Se já havia uma necessidade proeminente de haver uma união entre os setores de marketing e vendas antes a transformação digital, com o data driven essa integração se torna natural. Os dados dos resultados dos trabalhos das equipes de marketing podem ser analisados em tempo real pela equipe de vendas, criando uma central de inteligência completa, o que aumenta as chances de conversão.
Qual é a importância do setor de TI no data driven?
Podemos explicar essa relação partindo de um princípio básico: se o seu objetivo é coletar, estruturar, e recuperar grandes volumes de dados, as empresas deverão contar com uma infraestrutura de TI, que dê conta de processá-los e uma ferramenta autônoma de mineração de dados, que pode ser dotada de inteligência artificial e machine learning.
Isso inclui a necessidade da empresa contar com bons servidores, bancos de dados estruturados de alta performance. Além disso, será necessária a implementação de uma governança de TI, que seja voltada para o Big Data, com garantia de proteção de dados, por meio de bons firewalls, controle de acesso e o desenvolvimento de uma cultura de segurança.
A computação em nuvem também cumpre um papel importante para as empresas que utilizam o data driven como filosofia. Isso por que os seus recursos de virtualização entreguem uma maior facilidade, além de demandar um menor investimento em comparação às infraestruturas físicas. O bom gestor de TI deverá promover um ambiente inovador, mudança a cultura da equipe de TI, sempre deixando claro a importância dos dados para o negócio como um todo.
Monte uma equipe qualificada
Além de se preocupar com toda a infraestrutura, cabe ao gestor de TI montar uma equipe qualificada, com profissionais especializados nas áreas importantes para as análises de dados. Essa equipe deverá estar preparada para garantir a disponibilidade de toda infraestrutura que garanta as estratégias de data driven.
Além disso, pode ser necessário a contratação de profissionais voltados para um escopo mais estratégico, que consigam tratar os dados além do óbvio. Por exemplo, empresas maiores podem ter a necessidade de contar com um cientista de dados, ou seja, um profissional especializado em análises, identificação de insights e modelos estatísticos a partir da análise de bancos de dados.
Esperamos que, após a leitura deste post você tenha entendido a importância do data driven para a transformação digital. Por esse e outros motivos que o setor de TI deve estar cada vez mais ligado às estratégias de negócios da empresa como um todo e não atuando como uma área de apoio. Os “motores” da transformação digital passa pela estruturação desse setor e com o data driven não é diferente.
Gostou do post? Então, continue com a gente e entenda como aplicar uma boa gestão de riscos para proteger os seus ativos de TI.