Com a presença cada vez mais forte da internet na vida das pessoas, ter um site bem posicionados nos mecanismos de busca é extremamente importante para as empresas. Afinal, os usuários fazem pesquisas no Google antes de comprarem produtos e serviços, e quem está no topo do resultado dos resultados é privilegiado.
Para que os sites alcancem resultados melhores nas buscas feitas no Google, é preciso adotar uma série de técnicas de SEO, e uma delas é a criptografia de dados, que garante a segurança das páginas. Mas, afinal, como ela ajuda no posicionamento de um site? Para entender melhor essa relação, preparamos este conteúdo com algumas informações importantes.
Então, siga com a leitura e saiba mais sobre o assunto!
O que é a criptografia de dados?
Podemos definir a criptografia como um conjunto de técnicas adotadas para que as informações sejam transformadas em códigos e, assim, se tornem inacessíveis para quem não tem acesso a uma determinada chave.
Em uma conversa criptografada por um aplicativo de mensagens, por exemplo, apenas o emissor e o receptor têm acesso às informações trocadas, que não podem ser descobertas por terceiros.
Nos sites, ela também é importante, pois, garante sigilo das informações trocadas entre os usuários e a empresa detentora da página. Assim, em um e-commerce, por exemplo, quando alguém disponibiliza o número de seu cartão de crédito para fazer uma compra, os dados estarão seguros de pessoas mal intencionadas.
No entanto, caso uma página não tenha um sistema de criptografia de dados, as informações dos clientes ficam vulneráveis. Isso é muito grave, já que abre uma brecha para que hackers ou invasores acessem os sistemas e façam a clonagem de cartões de crédito, por exemplo.
Por que a criptografia de dados é importante para o posicionamento de um site?
O Google tem políticas claras no que se refere à segurança. Desse modo, o maior buscador do mundo penaliza os sites que não tiverem a criptografia de dados.
Desde o ano de 2014, o Google verifica se os sites indexados têm os dados criptografados. Desse modo, se duas páginas têm conteúdos similares e uma delas é criptografada e a outra não, a primeira opção aparecerá com prioridade nos resultados das buscas.
A experiência dos usuários está sempre em primeiro lugar para o Google, e é por isso que o seu site deve oferecer segurança às pessoas que o acessarem. A ideia da gigante da tecnologia é que ela é corresponsável pelo que acontece com os internautas que acessam as páginas que ela indica e, portanto, a criptografia é algo fundamental.
Como saber se um site possui criptografia de dados?
Para saber se um site tem a criptografia de dados é bastante simples, basta verificar se ele tem um certificado SSL — abreviação para Secure Socket Layer — que atesta se um site tem uma comunicação e troca de informações seguras. Para isso, antes do endereço, na barra de navegação, observe se é exibido o símbolo de um cadeado verde. Além disso, a URL da página inicia sempre com HTTPS e não HTTP.
Os sites com certificado SSL oferecem uma comunicação criptografada para os usuários, garantindo a segurança no envio e recebimento de informações. Desse modo, os dados só poderão ser acessados por meio de uma chave, que é ativada no dispositivo utilizado pelo internauta para acessar a página.
É importante destacar também que não é preciso investir muito dinheiro para ter um certificado SSL e que existem, inclusive, algumas opções gratuitas para isso, como é o caso do Let’s Encrypt — trata-se de um software livre, que pode ser instalado em qualquer site, de forma simples.
Em que situações a criptografia é um critério de posicionamento?
Como explicamos, o Google utiliza o código SSL como um critério de desempate para páginas similares. Desse modo, sempre que alguém fizer buscas sobre o assunto que esses sites abordam, os algoritmos darão preferência para as páginas que utilizam a criptografia.
Porém, não basta que o site tenha o certificado SSL instalado para que seja bem posicionado no Google. No que se refere à segurança, outras medidas também precisam ser tomadas, tais como:
- ter todas as dependências totalmente seguras;
- não conter nenhum link externo on-host para páginas que tenham uma URL que se iniciar com HTTP em vez de HTTPS;
- não ter nenhum link canônico para páginas com URL HTTP;
- ter um servidor com um certificado TLS;
- listar apenas a URL HTTPS no sitemap;
- não redirecionar os internautas para uma página HTTP em nenhuma hipótese;
- não ter uma meta tag do tipo “noindex”;
- não ser bloqueada por arquivos do tipo robots.txt.
A equipe de TI das organizações deve levar tudo isso em consideração para garantir que os sites sejam bem posicionados. Caso contrário, de nada adiantará os responsáveis pelo marketing desenvolverem estratégias de conteúdo, por exemplo, uma vez que todo o seu esforço será em vão, pois o site não é criptografado.
Portanto, se você deseja adotar estratégias de SEO para que o seu site esteja sempre nas primeiras posições nas buscas no Google, não negligencie a importância de contar com um certificado SSL. Afinal, somente assim você poderá ser priorizado em relação às empresas que tiverem um site com a URL HTTP em vez de HTTPS.
Cabe destacar ainda que não é apenas o Google que penaliza os sites que não seguem as políticas claras de criptografia de dados. Os próprios usuários percebem tudo isso e adotam filtros, evitando realizar compras em empresas que não prezam pela sua segurança e de seus dados.
A ValueHost oferece o certificado SSL aos seus clientes. Assim, ao contar com esse serviço, você mostrará aos visitantes do site um selo de segurança, que passa a confiança necessária para os usuários, pois eles saberão que estão acessando uma página que conta com a criptografia de dados.
Para saber mais sobre como ativar o certificado SSL em seu site, recomendamos que faça a leitura de nosso artigo “Como instalar o certificado SSL grátis Let’s Encrypt no cPanel”. Não deixe de conferir agora mesmo!