Manter um site seguro e em pleno funcionamento é uma das principais preocupações de uma pessoa que gerencia um site. Afinal, imprevistos como ataque de hackers, falha no servidor, ou até mesmo um erro humano podem resultar na perda de dados valiosos. Nesse momento, contar com um bom plugin de backup WordPress faz toda diferença.
Ter uma estratégia de backup eficiente é importante para garantir que todas as informações do seu site estejam protegidas e, principalmente, possam ser rapidamente restauradas em caso de necessidade.
Neste artigo, mostraremos para que serve um plugin de backup WordPress, além de apresentar 6 ferramentas desse tipo para utilizar em seu negócio. Continue lendo!
O que é e para que serve o plugin de backup WordPress?
Explicando de forma simples, um plugin de backup WordPress serve para criar cópias de segurança de todos os elementos críticos ou de desempenho de um site. Assim, incluindo arquivos de mídia, temas, configurações e todo o banco de dados em que estão armazenadas todas as informações e conteúdos existentes no site.
Quem utilizar o WordPress em seus negócios necessita realizar backups regulares. Isso porque imprevistos podem ocorrer a qualquer momento, como ataques cibernéticos, falhas no servidor, erros humanos durante a atualização de um tema ou plugin, ou, até mesmo, problemas com o código do site.
Quando algo desse tipo ocorre, a perda de dados pode ser devastadora. Desse modo, esse fato pode resultar em horas de trabalho desperdiçadas, informações importantes comprometidas e até mesmo a interrupção do funcionamento do site.
Justamente nesse ponto é que os plugins de backup entram em cena. Eles podem facilitar todo o processo de criação e gerenciamento de backups. Assim, eles permitem que os administradores do site configurem essas cópias de segurança de forma automática e em intervalos regulares.
Além disso, muitos desses plugins oferecem opções para armazenar backups em locais seguros. Por exemplo, em servidores na nuvem — como o Google Drive, Dropbox, Amazon S3 etc. — ou em servidores externos.
Isso garante que as cópias de segurança estejam acessíveis mesmo que o seu servidor principal enfrente problemas. Finalmente, um plugin de backup WordPress deve ser encarado como uma necessidade básica de um site que busca segurança, continuidade e tranquilidade.
Quais são os 6 principais plugins de backup para WordPress?
Certamente, compreender a importância dos backups é o primeiro passo para garantir a segurança do seu site WordPress. Porém, tão importante quanto esse conhecimento é saber escolher uma ferramenta que atenda às suas necessidades específicas.
Com tantas opções disponíveis, pode ser bastante complicado decidir qual plugin é o melhor para o seu negócio. Pensando nisso, nós separamos 6 das melhores ferramentas para realização dessa tarefa. Confira!
1. UpdraftPlus
O UpdraftPlus é um dos plugins de backup mais populares do mercado e é amplamente utilizado no WordPress. Com ele, o gestor pode fazer cópias de segurança completas de seu site com muita eficiência.
Esse plugin permite incluir o banco de dados, arquivos, plugins e temas. Além disso, é possível agendar backups automáticos em intervalos regulares e armazená-los em locais na nuvem. Por exemplo: o Google Drive, o Dropbox, o Amazon S3, entre outros.
2. BackWPup
Outro exemplo de ferramenta que pode ser utilizada para salvar dados de um site é o BackWPup. Esse é um plugin versátil que permite a criação de backups completos do site WordPress e seu banco de dados.
Além de agendar salvamentos de segurança automáticos, esse plugin suporta uma ampla variedade de opções de armazenamento, incluindo serviços na nuvem, FTP, e-mail, entre outros.
3. Duplicator
O Duplicator é mais uma das nossas sugestões. Ele é conhecido principalmente como uma ferramenta de migração, mas também pode ser utilizado como uma opção de plugin de backup.
Ele permite clonar, copiar ou migrar um site WordPress de um local para outro. Embora não seja o plugin de backup tradicional, ele cria pacotes que incluem todos os arquivos do site e o banco de dados, facilitando backups e restaurações.
4. BackupBuddy
O BackupBuddy é um plugin completo para fazer backup para WordPress. Isso porque ele permite salvar todo o banco de dados, arquivos de mídia, temas e plugins.
Além disso, com essa ferramenta você pode fazer o agendamento de backups automáticos. Assim como outros exemplos, o BackupBuddy oferece várias opções de armazenamento, incluindo na nuvem e FTP.
5. BlogVault
Outra opção muito interessante é o BlogVault. Essa é uma solução de backup conhecida por sua confiabilidade e velocidade. Ele também traz algumas funcionalidades que já mencionamos em outros plugins.
O seu diferencial, é a possibilidade de executar backups incrementais diários. Isso significa apenas que as alterações desde o último backup são salvas, economizando tempo e recursos. Os backups são armazenados em servidores BlogVault e podem ser facilmente restaurados.
6. BackUpWordPress
Nossa última indicação é o BackUpWordPress. Esse é um plugin simples e bem “direto ao ponto” que permite agendar backups completos de todo o banco de dados, temas, biblioteca de mídia e outras informações do seu site WordPress.
Como esse plugin de backup WordPress é mais simples, ele não permite que os arquivos salvos sejam hospedados em nuvem. Nesse caso, o gestor será responsável por armazená-los localmente.
O que avaliar na hora de escolher um plugin de backup WordPress?
Após conhecer os 6 principais plugin de backup WordPress precisamos apresentar algumas dicas para facilitar a escolha da ferramenta ideal. Para tanto, basta seguir os tópicos abaixo. Continue lendo!
Verifique a facilidade de uso
A facilidade de uso é algo que deve ser colocado em primeiro lugar na escolha de uma ferramenta para WordPress. Assim, opte por um plugin que ofereça uma interface amigável e fácil de configurar. Especialmente se você não tiver muita experiência técnica.
Analise as opções de armazenamento
Também é importante verificar se o plugin oferece a flexibilidade de armazenar backups em múltiplos locais. Tais como, Google Drive, Dropbox etc. Essa diversificação de armazenamento garante que seus backups estejam sempre acessíveis e seguros.
Confira a capacidade de restauração de dados do plugin
Outro ponto a ser observado é a velocidade que o plugin restaura os dados. Em caso de falha no site, você precisará restabelecer as informações das páginas rapidamente. Portanto, selecione um plugin que ofereça um processo de restauração simples, eficiente e que minimize o tempo de inatividade do seu site.
Verifique os preços dos plugins no mercado
O custo de uma ferramenta que oferece segurança jamais deve ser um fator determinante para a escolha, mas é um ponto a ser considerado. O mais importante nesse caso é selecionar um plugin que ofereça funcionalidades que, efetivamente, serão úteis para o seu site. Pagar valores maiores por serviços que não serão utilizados é desperdiçar dinheiro.
Por fim, é importante entender que escolher o plugin de backup WordPress ideal é fundamental para garantir a segurança dos seus dados e a continuidade das suas operações online. O gasto com essa ferramenta deve ser encarado como um investimento e não um simples custo.
Gostou deste artigo? Para ficar por dentro das novidades desse universo digital siga nossos perfis nas redes sociais. Facebook, X (antigo Twitter), Instagram, LinkedIn.