Criar um site passa por uma série de procedimentos importantes para ajudar em um maior sucesso nos processos: escolha de páginas importantes, trazer acessibilidade, um design atrativo para o usuário, entre outros pontos.
Outra questão que também merece sua atenção é a necessidade de ter sites responsivos (ou seja, aquele que abre adequadamente em diferentes telas). Em primeiro lugar, esse é um ponto fundamental para ter melhores resultados de SEO e, por isso, tem um papel fundamental. Além disso, também ajuda a trazer melhor experiência para o usuário.
Por isso, preparamos um passo a passo de como criar um site responsivo. Aproveite e tire suas dúvidas e adote essas dicas em suas rotinas.
Pense nas ferramentas adequadas para isso
Um primeiro ponto para trazer um design responsivo é identificar quais são as ferramentas que poderão ajudá-lo nesse processo. Hoje o web design está bem mais desenvolvido para atuar nessas questões e você consegue contar com diversas soluções para ajudá-lo nessa trajetória.
Isso vale para todos os elementos envolvidos. Por exemplo, é preciso pensar na flexibilização das imagens, que precisam abrir em boa resolução em diferentes telas e adequar-se para cada uma delas. Para isso, você pode contar com o Adaptive Images, que ajuda a evitar erros de distorção.
Use o conceito de mobile first
O conceito de mobile first é trazer a filosofia de priorizar o mobile nos processos de desenvolvimento. Ou seja, você começa desenvolvendo para usuários de dispositivos móveis e, depois, encaminha para proporcionar o uso em telas maiores.
Isso porque quando você faz esse processo, e não o inverso, é muito mais fácil e evita as chances de que erros ocorram no processo. Adote o mobile first e veja como isso vai ajudá-lo em sua jornada de desenvolvimento
Realize testes
O teste é o maior aliado do web designer ou desenvolvedor de sites. É por meio dele que você consegue identificar falhas que possam estar presentes no projeto e ver como é possível minimizá-las ou potencializar pontos positivos presentes na sua ideia.
Por exemplo, por meio dele, você pode identificar funcionalidades que não sejam essenciais e que, portanto, possam tornar o seu site menos amigável e flexível.
Uma diretriz que você pode sempre pensar para seus projetos de sites responsivos é: se eles não são imprescindíveis para o seu layout, descarte-os. Isso pode prejudicar a usabilidade do usuário.
Os testes são fundamentais, porque alguns problemas só são evidenciados na prática. Por exemplo, você pode identificar que um elemento não está funcionando tão bem e precisa flexibilizá-lo melhor.
Mas lembre-se de um ponto importante: todo teste de site responsivo precisa ser feito considerando como um usuário utilizaria o site. Nesse momento, saia do mindset desenvolvedor: algo que é intuitivo para você não necessariamente é para o usuário.
Por exemplo, enquanto um desenvolvedor teria maior facilidade para encontrar determinado elemento na página, um usuário leigo poderá ter maior dificuldade se o elemento não estiver bem claro na página. Fique atento para essas questões.
Habilite AMP
O Accelerated Mobile Pages (AMP), ou em português, “páginas móveis aceleradas”, tem por objetivo, justamente, trazer uma maior agilidade no carregamento de páginas nos dispositivos mobile.
É um projeto criado pelo Google em parceria com outras empresas de tecnologia com a ideia de acelerar o carregamento de páginas nesses dispositivos.
Com isso, as páginas que contam com esse projeto aparecem com um selo nos primeiros resultados da busca orgânica e, com isso, proporciona vantagens para estratégias de SEO.
E, claro, também temos uma melhor possibilidade de proporcionar satisfação para o usuário, já que a página performa melhor nos dispositivos durante o uso no dia a dia.
Cuidado com softwares incompatíveis com mobile
Um erro considerado básico mas, ao mesmo tempo, é bem comum, é o erro de utilizar softwares incompatíveis com os modelos mobile e isso prejudica o carregamento da página no dia a dia.
Um dos mais comuns é o uso do Flash. Como ele é incompatível com o mobile, o seu uso pode prejudicar, justamente, a capacidade de que um site seja mobile-friendly. Fique atento para isso.
Consulte as orientações do Google
Para além da experiência do usuário, sabemos que há outro motivo pelo qual você precisa contar com os sites responsivos: eles ficam melhor posicionados nas pesquisas orgânicas do Google.
E quem melhor do que a própria empresa para orientar os desenvolvedores em melhores práticas, não é mesmo? A big tech tem um guia de dispositivos móveis para webmasters, que ajuda você a identificar as melhores práticas a serem adotadas e minimizar riscos de falhas neste tipo de questão.
Use temas responsivos
Muitos profissionais utilizam, também, temas pré-preparados (conhecidos como templates) para não precisar começar toda página do zero. Isso é importante, principalmente, para encurtar processos e, assim, agilizar entregas para clientes.
Contudo, é preciso que os profissionais estejam atentos para utilizar sempre temas que sejam já responsivos. A partir disso, você poderá trabalhar os demais elementos sem maiores problemas.
É muito comum, por exemplo, quem vá hospedar no WordPress, já utilizar templates prontos e customizá-los. Mas vale ficar atento para isso e, também, estar sempre atento para os testes.
Isso porque após as mudanças, pode ser que falhas e bugs ocorram e comprometam o sucesso do site. Então não deixe de realizá-los, mesmo nesses casos.
As dicas trazidas aqui não valem apenas para a criação de sites novos mas, também, é possível adotá-las em sites já existentes, para que eles possam se adequar às regras de um site responsivo.
Com o aumento no uso de dispositivos móveis, principalmente smartphones, é fundamental que você se atente para isso. Afinal, sem uma boa experiência do usuário, a tendência é que a pessoa saia rapidamente do site e, assim, ele é penalizado.
As vantagens de um site responsivo são:
- melhora dos índices de SEO;
- melhora a autoridade do domínio;
- aumenta o tráfego;
- promove melhor experiência do usuário;
- proporciona melhor navegabilidade para os usuários, entre outros pontos.
Agora que você sabe como fazer um site responsivo, conte também com a melhor empresa de hospedagem para garantir que ele terá a melhor performance possível. Para isso, conte com a ValueHost!
Entre em contato e vamos conversar sobre o assunto!