Manter-se atualizado, competitivo e superando os concorrentes todos os dias: essas são questões rotineiras para os gestores de empresas de TI, não é mesmo? E isso pode ser um tanto quanto complicado sem conseguir comparar com o que está sendo feito no mercado atualmente.
Por isso, saber como fazer benchmarking pode ser um importante diferencial para esse momento. Já ouviu falar nessa estratégia?
Se ainda não, vamos trazer todas as informações que você precisa saber sobre o assunto e ajudá-lo neste processo. Boa leitura.
O que é benchmarking?
O benchmarking é uma estratégia de comparação da sua empresa com outras da área no mercado, sejam elas concorrentes diretos ou indiretos do seu negócio.
Seu nome veio do termo “benchmark”, que é a palavra em inglês para “referência”. Ou seja, você utiliza outras empresas da área como um norte para identificar questões importantes, como tendências, pontos positivos, negativos, ações que se tornaram cases de sucesso, entre outras possibilidades.
A partir disso, é possível avaliar, por comparação, quais são os pontos analisados em seus concorrentes e que podem ser implementados em seu negócio, ajudando a trazer estratégias mais eficazes para o dia a dia.
Qual a importância do benchmarking na área de TI?
O benchmarking é importante para diversas empresas na área de TI, independentemente do seu porte. E como a área de TI é altamente competitiva, isso pode ser um ponto importante para sair a frente de outros players do mercado.
Por exemplo, se você identificar que o seu concorrente não opera com bons certificados de segurança em suas soluções e, por isso, está sofrendo com uma série de problemas de cibersegurança, verá que esse é um ponto de alerta que merece atenção em seu negócio e traçará as medidas necessárias para minimizar as chances de problemas semelhantes acontecerem em sua empresa.
Ou seja, a partir dele é possível analisar a abordagem atual da sua empresa e identificar pontos de melhoria que podem colocá-la a frente dos concorrentes, além de encontrar inspirações importantes que podem ser incorporadas em seu negócio.
Outro ponto é analisar tanto o que é tendência hoje no mercado quanto também verificar o que pode ter ficado ultrapassado e precisar ser substituído.
Como fazer um benchmarking eficiente?
Ok, agora que você compreendeu o termo e entendeu a importância dele principalmente para a área de TI, é o momento de traçar as estratégias mais eficientes para sua adoção nas rotinas da empresa. Para ajudar você, preparamos um passo a passo norteador. Confira a seguir e tire suas dúvidas.
Identifique quem realmente pode ser referência para você no mercado
Não é toda empresa (seja ela concorrente direta ou indireta) que deverá ser observada. Por exemplo, se é um negócio que está aquém do seu no mercado e que não oferece riscos, talvez não seja uma boa opção de fazer parte do seu escopo de benchmarking.
Por isso, analise: quem são os líderes do mercado? Quem está fazendo sucesso em sua área e que poderá trazer insights importantes na comparação? Normalmente são escolhidos 3 negócios neste processo.
Escolha indicadores de análise
Qual é o objetivo da ação de benchmarking atual? O que deve ser observado? Traçar pontos específicos de análise permite que os profissionais envolvidos não se percam no processo.
Por exemplo, o que está sendo observado? Números de intercorrências? Índices de vulnerabilidades? Satisfação do cliente? Prazos de entrega do serviço ou produto para o cliente?
Cada um desses objetivos terá indicadores próprios de observação e, consequentemente, terão determinados dados específicos que deverão ser coletados e analisados.
Colete os dados
Esse é um ponto importante, pois o processo de benchmarking só pode ser feito se você tiver as informações essenciais em mãos. Para isso, é importante buscar fontes confiáveis de pesquisa para esse fim.
Alguns dados são públicos – as próprias empresas escolhidas costumam fornecer algumas informações interessantes e que poderão ajudá-lo. Em outros casos, a análise da solução, site ou plataforma pode já fornecer informações importantes para os profissionais especializados.
Por exemplo, é possível identificar a infraestrutura utilizada e, assim, conferir se isso confere algum tipo de vantagem ou ponto de vulnerabilidade para o negócio. Mas isso faz parte da etapa que veremos a seguir.
Além disso, algumas informações podem ser deduzidas ou obtidas de repositórios como o GitHub. Alguns profissionais do negócio analisado podem postar seus projetos no local para análise, assim,
Compare e analise informações
A partir das informações coletadas dos concorrentes, é hora de comparar com aquelas que existem internamente em sua empresa de TI e analisar as relações entre elas.
Lembre-se sempre de ponderar eventuais peculiaridades, caso existam, nessas comparações. Ou, caso contrário, as comparações podem ser distorcidas.
Defina pontos altos e baixos
Defina o que há de positivo e negativo nas comparações realizadas entre sua empresa e os concorrentes analisados, para identificar o que funciona e o que não e, assim, proporcionar chances de ações mais estratégicas.
Por exemplo, se o uso de determinada metodologia torna os processos do seu concorrente mais eficientes e rápidos, gerando prazos menores para entrega do que os do seu negócio, esse é um ponto alto para eles (e baixo para seu negócio). A partir disso, é possível identificar o que pode ser feito para equiparar ou superar eles.
Trace planos de ação
O benchmarking precisa ser prático, ele não pode ficar apenas nos relatórios. A partir do que foi definido anteriormente, é preciso considerar diretrizes a serem implementadas na organização.
Lembre-se que para isso também é necessário traçar um plano de ação e, também, definir métricas para acompanhar as mudanças. Isso porque, em alguns casos, medidas que sejam implementadas em empresas semelhantes podem gerar resultados diversos entre elas. Por isso, é fundamental manter o monitoramento em dia para realizar alterações personalizadas para seu negócio, caso seja necessário.
Saber como fazer benchmarking em TI pode trazer diversos benefícios para seu negócio, entre eles:
- identificar novas práticas e metodologias;
- evitar cometer erros que podem prejudicar seriamente seu nome no mercado;
- utilizar tendências inovadoras no mercado;
- superar seus concorrentes no mercado;
- identificar pontos que podem ajudar a estabelecer parcerias com outros players de tecnologia no mercado;
- analisar o que já foi superado e fazer as substituições necessárias, se a operação demonstrar essa necessidade.
Por isso, saber como fazer o benchmarking pode ser estratégico e proporcionar muitos benefícios para o seu negócio na área de TI. Esperamos que este conteúdo tenha sido útil e permita a potencializar os seus resultados.
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