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Dedicado

Confira 6 dicas de como escolher um servidor dedicado!

O servidor dedicado é um ambiente de uso exclusivo de uma empresa, ou seja, todos os recursos computacionais ficam à disposição de seu negócio, sem interferências externas ou compartilhamento. Com as empresas mergulhando de vez na transformação digital é cada vez maior a adesão a esse modelo de servidor, com os gestores indo em busca de mais estabilidade, segurança, personalização e escalabilidade.

Esse modelo de servidor pode ser utilizado para hospedar o sistema de gestão de uma empresa, para hospedar aplicativos ou softwares que são vendidos como serviço, para hospedar aplicações web robustas, como os e-commerces que recebem grande volume de visitas, entre outros. Para que a sua empresa possa se beneficiar das vantagens de contar com um servidor dedicado, vocês terão que analisar alguns critérios antes de escolher o provedor ideal.

Neste post, vamos entender melhor como escolher um servidor dedicado para a sua empresa analisando 6 dicas importantes. Confira!

1. Avalie sua demanda

Antes de contratar qualquer tipo de serviço é importante que a empresa faça uma avaliação de demandas, para saber exatamente o que a sua empresa necessita. Quando falamos de servidor, o primeiro ponto a ser analisado é a demanda por recursos computacionais. Se for um site, por exemplo, além de todas as demandas da aplicação web, é importante levar em conta o volume de visitas e os períodos de sazonalidade.

Ao fazer um levantamento de todas as necessidades de sua empresa, que se referem a aquisição do servidor dedicado, vocês passarão a ter um ponto de partida para escolher o provedor e os níveis mínimos de recursos que eles deverão entregar para atendê-los.

2. Análise fatores que vão além dos recursos computacionais

No tópico anterior falamos da necessidade de analisar a demanda da empresa para definir a quantidade de recursos computacionais que vocês necessitarão. Porém, na hora de escolher um servidor dedicado, outros fatores podem fazer a diferença entre escolher a empresa “A” ou “B”. Para isso, responda perguntas como:

  • quais recursos extras ele oferece?
  • Quais vantagens?
  • Eles disponibilizam teste grátis?

Um fator que deve sempre ser levado em conta é a questão da usabilidade, ou seja, se o provedor disponibiliza, por exemplo, um painel de controle de hospedagem que agilize a vida dos administradores.

3. Verifique o sistema operacional

Essa escolha tem ligação direta com a linguagem de programação utilizada como base de sua aplicação web ou sistema. Em relação à internet, por exemplo, o ambiente Linux tem sido o mais indicado, pois a maioria das aplicações robustas são desenvolvidas em PHP, que roda bem em Linux — os principais CMSs são desenvolvidos em PHP, como o WordPress e o Magento.

Porém, linguagens como Asp. NET, Asp Classic, Microsoft Access e Exchange etc. não rodam no sistema Linux, obrigando a contratação de um servidor Windows. Em outras situações, a empresa poderá escolher o sistema operacional de sua preferência, pois linguagens como Java, C++, Ajax, JavaScript e Python, por exemplo, são capazes de rodar, com bom desempenho, nas duas plataformas.

4. Avalie a necessidade da contratação de um servidor gerenciado

Quando falamos de servidor dedicado, sempre ressaltamos como uma de suas principais características a autonomia. Nesse cenário, a empresa contratante passa a ser responsável por todo o gerenciamento do ambiente e sua personalização.

Porém, pode ser que sua empresa esteja bastante focada no desenvolvimento e entrega dos serviços/produtos e não disponha de orçamento e nem tempo para manter uma equipe especializada para cuidar do gerenciamento do servidor.

Assim, a melhor opção passa a ser a escolha de um servidor dedicado gerenciado, em que o provedor não entrega apenas os recursos computacionais para a sua empresa. Eles ficarão responsáveis pelas atualizações, manutenções e controle desse ambiente, liberando a sua equipe para focar 100% no seu core business.

5. Não escolha o servidor analisando apenas o preço

Muitos gestores, pensando que estão economizando, escolhem os serviços para a sua empresa analisando apenas o preço, sem pensar em custo/benefício. É lógico que o preço competitivo é uma das maneiras que os provedores têm para atrair clientes, mas eles podem oferecer outros diferenciais para essa análise, como, por exemplo:

As respostas positivas podem fazer com que uma empresa, mesmo sendo um pouco mais cara do que outra, merece o seu voto de confiança.

6. Avalie o suporte

Ainda falando de análises que vão além de preços, separamos este tópico para falar de um quesito de extrema importância na hora da escolha de um bom provedor: o suporte. É de suma importância que você entenda que, quando você está contratando um servidor dedicado, está adquirindo a base para o seu negócio. Nesse cenário, o provedor escolhido deverá ser considerado um parceiro de negócios.

Sendo assim, se a sua empresa tiver algum problema com a hospedagem, o suporte deverá estar pronto para atendê-lo, em tempo integral, com profissionais qualificados para analisar e apresentar as devidas soluções. Caso contrário, como os problemas nunca chegam com hoa marcada, você poderá ter que esperar o horário comercial para ter a sua demanda suprida.

Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha as bases e saiba como escolher um servidor dedicado para a sua empresa. É importante lembrar sempre que servidor dedicado não é um ambiente estático e padronizado, cada provedor oferece modelos distintos, com preços e recursos diferentes, para usuários específicos.

Além dos serviços do provedor, como gerenciamento, atendimento e suporte, opte por um parceiro que ofereça a possibilidade de testes gratuitos, como fazemos aqui na ValueHost. Somos transparentes e queremos que o nosso cliente escolha a nossa hospedagem pela qualidade, por isso, disponibilizamos essa avaliação gratuita, para que, antes de fechar negócio, você tenha certeza da decisão.

Gostou do post? Quer saber como contar com o melhor servidor dedicado em sua empresa? Entre em contato conosco, tire todas as suas dúvidas e faça um teste gratuito por 30 dias.