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Dicas

Como alcançar a eficiência operacional nos processos de TI?

O desenvolvimento de uma companhia e sua trajetória para a automação operacional geram desafios nas atividades e uso acentuado de recursos. Para remediar essa demanda existem metodologias, tecnologias, serviços (provenientes de servidores dedicados) e parcerias que melhoram a eficiência operacional nos processos de TI.

Nesse sentido, o departamento de tecnologia da informação precisa estar preparado para lidar com as demandas da área para que as tarefas e projetos sejam realizadas de forma estratégica e competente.

Neste conteúdo, você vai conhecer as melhores dicas e recomendações para atingir a eficiência operacional nos processos de TI. Confira.

O que é eficiência operacional?

O conceito de eficiência operacional corresponde ao aprimoramento de processos e recursos para potencializar os resultados de uma área ou setor. Portanto, o departamento de TI que busca esse tipo de destaque precisa avaliar a integração da tecnologia e da agilidade para otimizar os esforços do time em atividades essenciais.

Essa conduta operacional é essencial para garantir competitividade no mercado, realizar entregas consistentes, reduzir custos e criar espaço para inovações constantes.

Quais os benefícios desse abordagem?

A eficiência operacional é uma das maiores demandas da TI. Logo, seus benefícios incluem aspectos de grande importância para o sucesso dos processos. Confira a seguir os principais destaques.

Prevenção de erros

O descuido com o desenvolvimento de soluções e gestão de sistemas gera retrabalhos e desperdício de recursos. Além disso, prejudica as entregas e a satisfação dos usuários finais. Logo, um dos destaques da eficiência operacional corresponde à prevenção e reparação de falhas por meio da realização de testes pontuais no desenvolvimento.

Essa demanda também é solucionada pela automação de processos e da utilização de ferramentas tecnológicas que otimizam as tarefas e diminuem erros humanos. Por isso a inteligência artificial tem sido largamente utilizada no ramo corporativo, especialmente no segmento de TI.

Otimização do tempo e segurança

O processo de crescimento de uma marca exige que os profissionais internos priorizem as atividades essenciais do negócio. Nesse sentido, um diferencial é a otimização do tempo por meio de parcerias estratégicas terceirizadas, por meio da contratação de serviços de hospedagem cloud e armazenamento de dados.

Essa oportunidade permite focar nas estratégias da empresa graças aos recursos tecnológicos disponibilizados. Dessa forma, os projetos atingem uma performance superior e a integração entre equipes eleva o nível de inovação na empresa.

Aumento da produtividade

Com a implementação de metodologias e ferramentas inovadoras e ágeis, a eficiência operacional vira uma consequência natural na TI. Assim, tais práticas tendem a aumentar o desempenho da equipe, desburocratizando rotinas e melhorando a comunicação interna. Tudo isso leva ao crescimento produtivo por meio da colaboração mútua, rapidez nos processos (gestão ágil) e qualidade nas entregas.

Garante alta governança de TI

Por fim, a implantação de novas tecnologias garante o aprimoramento da gestão de TI, tornando a infraestrutura mais vigorosa e minimizando as vulnerabilidades do setor e do negócio como um todo. Assim, a companhia atinge melhores resultados em controle e segurança da informação, o que diminui significativamente as chances de perda de dados e sanções legais.

Como tornar os processos de TI mais eficientes?

Para aprimorar os processos de TI é preciso colocar as seguintes ações em prática.

Defina os objetivos do planejamento estratégico

Iniciar um planejamento estratégico sem considerar os objetivos é uma tarefa em vão. O departamento de TI só conquistará a eficiência quando considerar propósitos específicos, como:

  • crescimento produtivo;
  • diminuição de custos;
  • melhora na qualidade das entregas;
  • otimização de processos;
  • uso adequado de recursos (tempo, dinheiro e soluções tecnológicas);
  • adaptações necessárias para manter a empresa em pleno funcionamento (operacional e legal);
  • investimento em novas demandas do mercado.

A companhia pode considerar diversos objetivos, que podem ser de curto, médio ou longo prazo.

Mapeie a atual situação da empresa

Outro elemento importante para um bom gerenciamento de TI é a avaliação das condições reais da empresa. O mapeamento precisa considerar toda a infraestrutura de TI e a realidade de cada setor da companhia a fim de alinhar a maneira de conduzir os negócios.

Dessa forma é possível detectar gargalos produtivos, por meio da identificação de ferramentas que já entregam o resultado necessário para as atividades que realizam. É preciso compreender o que deve ser aprimorado para automatizar a TI e os demais departamentos.

É importante também que seja considerada a sinergia na colaboração entre os setores. Durante essa etapa é importante que o gestor de TI e outros líderes tenham em mente que a eficiência operacional transforma a cultura organizacional e, consequentemente, a execução dos trabalhos.

Migre para a nuvem

Não permita que a TI fique defasada. É essencial acompanhar as tendências do segmento para manter a empresa à frente da concorrência.

Um recurso que garante custo-benefício ao setor é o cloud computing. A tecnologia pode ser utilizada em todos os departamentos de forma integrada, pois tem potencial para elevar a eficiência de processos e economizar recursos.

As ferramentas e serviços de gestão de TI mais avançadas usam a nuvem devido à sua praticidade, segurança, facilidade no desenvolvimento de soluções, capacidade de integração entre sistemas e canais de contato. Sem falar na possibilidade de armazenar dados e arquivos por meio de servidores dedicados.

Tenha uma equipe multidisciplinar

Times heterogêneos são mais propícios à inovação e eficiência operacional porque cada um tem suas próprias especialidades e competências, o que é fundamental para realizar melhorias contínuas e implementações (metodológicas e tecnológicas) nos processos de TI.

Se o seu time já estiver montado, reavalie as demandas de cada cargo e compare com as capacitações dos colaboradores. Se for necessário, faça alterações para tornar o departamento mais produtivo. Além disso, promova treinamentos teóricos e práticos para manter os profissionais sempre atualizados.

Invista na infraestrutura de TI

O seu setor de TI precisa de uma base de sustentação de qualidade. A infraestrutura tecnológica de uma companhia reúne componentes, recursos e serviços que apoiam todas as ferramentas de informação da sua empresa.

Nesse sentido, é preciso fazer bons investimentos em:

  • hardwares;
  • aplicativos e softwares;
  • gerenciamento e armazenamento de dados;
  • serviços integrados e online;
  • sistemas operacionais;
  • plataformas de desenvolvimento e comunicação.

Tenha um plano orçamentário

Ao identificar as demandas da TI e dos demais processos organizacionais, você terá de levantar um orçamento seguro. Independentemente de não ser suficiente para suprir todas elas de uma vez, o ideal é realizar investimentos contínuos para evoluir o setor e ganhar diferencial competitivo para guiar toda a parte operacional da empresa.

Pesquise as opções do mercado, negocie com fornecedores e programe investimentos de acordo com o nível de prioridade. Dessa forma, além de obter os melhores preços e condições contratuais, você não prejudicará o orçamento disponível.

Como visto, alcançar a eficiência operacional nos processos de TI é uma conduta de várias vertentes: economia de custos, fluxo operacional redesenhado, time multidisciplinar e investimentos em infraestruturas de qualidade. Se você desenvolver um departamento que incorpore todos esses critérios, a sua TI estará preparada para atingir sua performance máxima.

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