Construir um blog comercial é uma tática de marketing interessante para dar mais visibilidade online às empresas de todos os portes e áreas do mercado. Ele é um canal utilizado para fazer publicidade e apoiar o crescimento dos negócios quando utilizada em conjunto com outras ferramentas, como newsletters, anúncios nas redes sociais, vídeos postados no YouTube.
O blog comercial vai muito além de gerar tráfego para os sites, pois são usados para promover produtos e serviços. Por outro lado, esse recurso também ajuda as organizações a construir relacionamentos e a ganhar a confiança dos seus clientes em potencial. Hoje, existem bilhões de pessoas conectadas à Internet no mundo inteiro acostumas a acessar esses ambientes virtuais.
Gostaria de saber como ter um blog comercial voltado para o seu setor? Acompanhe a leitura e descubra como eles podem influenciar pessoas!
Saiba quais são as vantagens de criar um blog comercial
Os blogs comerciais estão entre as táticas de marketing mais usadas na atualidade por profissionais dos mais variados tipos de negócios. Quem usa o blog descobre que ele facilita o desenvolvimento de novas estratégias, atrai a atenção do público e o convence de que está tendo contato com uma autoridade no assunto. Confira outros benefícios obtidos com esse recurso!
1. Ajuda a divulgar seus produtos e serviços
Um blog comercial é capaz de ajudar a direcionar tráfego para o seu site profissional de vendas de soluções ou produtos. As pessoas vão conseguir localizar a sua empresa ao efetuarem pesquisas nos motores de buscas da Rede Mundial de Computadores. Com isso, terão maior facilidade para entrar em contato e obter conhecimento sobre o que você oferece para o mercado.
Cada vez que o usuário cria e publica um conteúdo no blog comercial, essa página é indexada ao seu site do negócio. Consequentemente, gera novas oportunidades para que a empresa apareça frequentemente na página de resultados dos mecanismos de pesquisa como o Google. A partir disso, os clientes são direcionados para o seu endereço eletrônico nas pesquisas orgânicas.
2. Auxilia o time de vendedores
Após criar o seu blog comercial, você perceberá novos acessos chegando até o site da empresa por meio desse canal. A partir disso, é possível trabalhar para converter esse tráfego em leads. A cada nova página indexada, mais pessoas interessadas tendem a surgir e a manter contato com a sua marca. Basta saber adicionar frases atrativas nas publicações.
Existem palavras que realmente funcionam como geradora de leads e que podem ser incluídas nas postagens do blog para ajudar o time de vendedores. Por exemplo, você pode disponibilizar fichas técnicas, e-books gratuitos, white papers, webinars e testes. Se preferir, pode disponibilizar qualquer conteúdo que ofereça informações relevantes para sanar as dúvidas ou atender as demandas do seu público-alvo.
Esses conteúdos não somente ajudam a acelerar o processo de vendas do que se um vendedor tivesse que conquistar os clientes desde o princípio. Eles posicionam o profissional de vendas como um recurso útil para o cliente potencial. Isso torna uma conversa de vendas muito mais produtiva do que aquela mantida entre duas pessoas que não se conhecem.
3. Fornece educação do público
O blog comercial ajuda a estabelecer autoridade desde que você forneça conteúdos educativos para o público. Aproveite essa ferramenta para responder as perguntas comuns dos seus leitores. Caso a sua empresa forneça continuamente artigos valiosos para os seus clientes, isso a estabelecerá como uma líder do setor aos olhos deles.
Imagine o impacto de escrever e enviar postagens educacionais diariamente que tenham a capacidade de esclarecer as dúvidas de um cliente indeciso. Os leitores vão acessar as páginas e perceber que as informações fornecidas são relevantes antes de procurar um vendedor. Estabelecer-se como autoridade é algo muito poderoso que pode ser usado para educar e alcançar novas vendas.
Os clientes em potencial que encontram respostas para os seus questionamentos cotidianos por meio de postagens escritas por pessoas da sua empresa e postadas no blog provavelmente entrarão no funil de vendas. Isso porque eles vão confiar no que você tem a dizer, terão conhecimento sobre os produtos e serviços oferecidos.
4. Revela cases de sucesso
Outro benefício de ter blog com publicações constantes é que ele oferece a todas as pessoas interessadas notícias que podem ser compartilhadas, histórias da empresa e cases de sucesso. Esse ambiente virtual pode revelar ao mundo o que você está fazendo em favor dos seus clientes e como eles se sentiram após ter uma experiência com o time de profissionais.
No blog comercial, você poderá mostrar a contratação de novos profissionais especializados, entrevistas com especialistas do seu setor e os resultados positivos que os seus clientes tiveram. Tudo o que a sua empresa quiser que o público saiba, pode ser publicado nessas páginas e o público saberá como as suas soluções ajudam e resolvem problemas.
Use esse recurso e atraia as pessoas para eventos, por exemplo. O compartilhamento de notícias interessantes e de cases de sucesso da empresa no blog humaniza sua marca. Essa é uma forma de ajudar o público a perceber que nem sempre a sua intenção é apenas vender, mas sim oferecer produtos ou serviços que vão sanar as dificuldades existentes.
Descubra como criar o blog comercial
Antes de começar publicar postagens no blog comercial, certifique-se de ter uma compreensão clara das demandas do seu público-alvo. Analise quem são os seus clientes, o que eles gostariam de saber e o que pode ou não impactar essas pessoas. Faça anotações em um documento ou bloco de notas. Observe a seguir outras dicas para iniciar o seu projeto!
Entenda seus objetivos
Identifique os objetivos da sua empresa e avalie o que precisa ser feito para que ela se destaque da concorrência. As metas são a chave para ajudar a definir quais serão os rumos e a trajetória futura do blog comercial. Avalie a missão e a visão do seu negócio e aponte o que deseja alcançar com os esforços realizados.
Veja quais são suas personas
Depois de fazer realizar pesquisas de mercado, você precisará criar buyer personas. Essa etapa é importante para compreender os interesses do público e direcionar as postagens do blog WordPress. A sua empresa pode traçar os perfis, escolher um nome e descrever as demandas de cada tipo de cliente que será representado por um persona.
Busque opções de hospedagem de confiança
Ter uma boa hospedagem para o blog comercial é essencial para que a sua marca consiga oferecer serviços de qualidade para o público. Procure um bom serviço que ofereça segurança e bom desempenho para sites e lojas virtuais. Uma boa parceira precisa oferecer excelente suporte, rapidez no carregamento das páginas e velocidade para e-commerce.
Esses são os 4 benefícios de criar o seu blog comercial! Saiba que é importante avaliar questões de SEO e marketing de conteúdo para criação de blogposts atrativos. A Valuehost trabalha com hospedagem cloud de sites, blogs e outros serviços relacionados há muitos anos. Essa parceira oferece atendimento online e suporte completo para os seus clientes.
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