Existem diferentes maneiras de um público identificar a autoridade de marca de uma empresa, conhecer o seu negócio, ter contato com os seus produtos e se engajar com o seu nicho de atuação. O blog corporativo é um deles.
Por meio desse canal, você tem a oportunidade de trazer materiais de relevância que vão impactar a sua audiência, trazer informações que sejam coerentes com o seu dia a dia, além de se tornar um expert no assunto dentro de sua área, de modo que você seja lembrado no momento da compra.
Pensando nisso, elaboramos este material para que você entenda mais detalhes sobre autoridade de marca, como o blog traz ganhos nesse sentido, além de entender como essa plataforma vai contribuir também para o marketing e para o SEO. Continue a leitura e saiba mais!
Como o blog corporativo impacta a imagem e a autoridade de marca?
Antes de mais nada, é importante entendermos o que é a autoridade de marca. Trata-se de transformar sua empresa em uma referência no assunto.
Por exemplo, imagine que você é uma empresa que vende um software para RH. Um negócio que tem autoridade de marca será lembrado pelo seu público sempre que surgir a pergunta sobre as ferramentas disponíveis no mercado para essa área, independentemente de usar ou não a solução. Afinal, é em seu canal que eles buscam as principais informações, tendências e inovações do setor.
Assim, podemos concluir que a autoridade de marca é construída por meio de conteúdo relevante. Seu blog se tornará uma verdadeira biblioteca, facilmente acessível a qualquer pessoa do seu nicho. Mas atenção: é preciso ter uma estratégia para isso. Não basta criar conteúdo por criar. Ele deve ser verdadeiramente relevante para a sua persona, que é a representação semifictícia do seu cliente ideal.
Quais os benefícios do blog corporativo para o marketing e para o SEO?
Agora, apresentaremos quais são os principais benefícios que o blog corporativo traz tanto para o marketing de sua empresa quanto para o SEO da marca. Veja!
Credibilidade
A autoridade de marca está diretamente ligada com credibilidade. A partir do momento que você constrói conteúdos que tenham qualidade, relevância e estejam de acordo com os objetivos e dores de sua persona, ela vai passar a confiar em você enquanto empresa. Por essa razão, é preciso ter muito cuidado na construção dos textos, nas informações obtidas e nas fontes pesquisadas. Afinal, é o nome de seu negócio que está em jogo.
Com credibilidade, as vendas a longo prazo tendem a aumentar. Nesse ponto, precisamos ser enfáticos: a construção de um blog e de materiais para o seu site não fará com que os números se modifiquem do dia para a noite. É algo que trará retorno depois de um certo período, pois você precisa inicialmente ranquear nos canais de busca, estar bem posicionado e depois começar a realmente colher os frutos dessa estratégia. Mas acredite, vale a pena!
Reconhecimento
Outro ponto que deve ser destacado é o reconhecimento. Como abordamos no exemplo, quando a pessoa consome conteúdos em seu canal, ela vai se lembrar da marca à medida que abordar sobre qualquer assunto a respeito do seu negócio. Além disso, o blog corporativo gera reconhecimento ao atender os seguintes pontos:
- mais proximidade com o seu público: entendendo a sua persona, você vai definir quais são os conteúdos que mais geram proximidade, quais são os objetivos que ela tem em relação ao seu segmento, como o seu produto soluciona essa dor, entre outros pontos relevantes que impactam diretamente em uma relação mais próxima;
- mais engajamento: a partir do momento que você conta com um canal de comunicação a mais com a sua audiência, de modo que ela possa compartilhar nas redes sociais os conteúdos mais interessantes, além de comentar nas publicações suas dúvidas e ponderações acerca do tema;
- captação de defensores da marca: a partir do momento em que você cria algo que seja de relevância para o público, vai criar uma comunidade que se interesse pelo assunto, o que transforma parte da audiência que chega até ao seu site indivíduos que realmente vão propagar positivamente o seu nome no mercado.
Parcerias
Blog é uma interessante fonte de parcerias. Por meio dele, existe a possibilidade de se conectar com outras empresas para produzir materiais ricos (e-books, webinars, infográficos etc.) em conjunto, o que possibilita trazer informações que sejam relevantes para ambas as marcas mesmo elas não se concorrendo entre si, além de haver a oportunidade de realizar backlinks com outros blogs. Ou seja, conectar um artigo importante de seu canal ao site da outra organização.
Como estruturar uma estratégia de conteúdo eficiente para o blog:
A seguir, selecionamos ainda algumas das principais dicas que podem ser seguidas para quem deseja estruturar uma estratégia de conteúdo para o blog corporativo:
- faça uma análise da concorrência, estude quais são as palavras que ela mais está bem ranqueada e busque produzir artigos completos a respeito desse assunto para iniciar uma competitividade;
- tenha metas bem definidas de acordo com uma estratégia como essa (exemplo: se você deseja aumentar a autoridade de marca, pontos que podem ser avaliados são novos seguidores nas redes sociais ou o aumento expressivo do tráfego orgânico
- utilize ferramentas de análise de dados para rever continuamente a sua estratégia, entender o que vem dando certo e potencializar, além de corrigir aquilo que não se saiu tão bem como o esperado;
- conte com um calendário editorial que case com a sua persona e com os seus objetivos;
- tenha uma estratégia de SEO para sempre otimizar seus conteúdos e garantir que eles estejam entre as primeiras posições dos principais canais de busca,
E então, o que achou de conhecer um pouco mais sobre o blog corporativo e as principais estratégias relacionadas a ele? Como podemos perceber, esse é um ponto que deve ser considerado em um negócio, principalmente quando levamos em consideração aumentar a autoridade de marca. Com isso, mais pessoas vão conhecer a sua empresa e terá consequentemente mais conversões, melhorando os resultados como um todo.
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