Você como profissional atento no setor de tecnologia da informação sabe que a cada ano a automação em TI mais se desenvolve e novas tecnologias são integradas. Apesar de estar em voga e aparecer sempre como tendência tecnológica, a automação não é novidade no setor corporativo.
Há algumas décadas que empresas, principalmente as de grande porte, investem em modelos de automação, mecânica ou eletrônica. Com o surgimento da transformação digital, popularização e aumento da capacidade de internet, da computação em nuvem e dos dispositivos móveis, a automação ganhou contornos nunca imaginados.
Com o advento da virtualização, a automação de TI pode ser implantada e integrada em toda a infraestrutura, atendendo empresas de todos os segmentos e tamanhos: indústria, varejo, telecomunicações, startups, etc.
A criação de algoritmos baseados em inteligência artificial, que atuam ao lado do Big Data e internet das coisas, tem o objetivo de tornar processos burocráticos automáticos, aprimorar a gestão corporativa e a governança de TI.
Quer entender melhor os benefícios da automação em TI? Continue lendo!
Por que a automação em TI se tornou tendência?
É inegável que a automação em TI traz uma maior agilidade e redução na margem de erros. Isso garante mais segurança nas operações, proteção dos dados e eleva a qualidade do serviço.
Com a automação de tarefas repetitivas, além de motivar e entregar desafios maiores a equipe, a empresa ganha em produtividade, pois o gestor poderá deslocar os profissionais para trabalharem em prol do core business. Confira a seguir algumas das maneiras de se realizar a automação de TI
Automação do processo de desenvolvimento
A automação de testes é a grande tendência para as empresas e profissionais dedicados ao desenvolvimento de aplicações. Dependendo do tamanho do projeto, quantidade de códigos e recursos envolvidos, fazer testes manuais, até que o software esteja de acordo com o específico, será demorado e caro.
As ferramentas de automação ajudam na redução da margem de erros e permitem a execução de múltiplos testes em um intervalo curto de tempo, gerando relatórios das irregularidades, como problemas de código, desempenho e função e fazendo correções automáticas.
Não podemos esquecer as ferramentas de integração contínua, pois elas aperfeiçoam a publicação de novas versões e o trabalho integrado segundo o modelo DevOps — Desenvolvimento e Operações.
Automação dos processos de trabalho de atendimento
Com a popularização dos dispositivos móveis e das mídias sociais, o contato entre empresa e consumidor se tornou muito mais direto e intenso. Surgiu nesse cenário um desafio nas gestões das empresas, pois um atendimento insatisfatório, que não se conecta com o publico- alvo, pode trazer consequências desastrosas.
A automação em TI entra como agilizadora desse processo, pois o foco dos prestadores de serviço deve ser sempre os assuntos e questões mais relevantes, sem ignorar os clientes ou usuários que têm questões menores, como dúvidas ou dificuldade de utilizar uma ferramenta.
As empresas de TI que trabalham com suporte necessitam de um sistema de atendimento de chamados organizado e fluido. Nesse sentido a automação pode racionalizar tarefas repetitivas e burocráticas como:
- criação de novos usuários;
- geração de relatórios;
- monitoramento de usuários;
- redefinição de senhas.
Além disso, com o auxílio de uma ferramenta de service desk, é possível automatizar tarefas mais complexas.
Quais são maiores benefícios da automação em TI?
Existem inúmeros benefícios que a automação em TI pode trazer para uma empresa; poderíamos escrever vários artigos sobre eles. Mas vamos resumi-los em 6 tópicos principais. Confira!
1. Tome decisões mais embasadas
As plataformas de automação, em sua maioria, possuem um banco de dados centralizado que permite a emissão de múltiplos relatórios. Assim, os gestores poderão fazer um acompanhamento dos indicadores mais relevantes e criar planos de melhorias, deslocando equipes para áreas mais críticas, por exemplo. As decisões passam a ser baseadas em dados, e não apenas em feeling.
2. Escale de maneira sustentável
Outro benefício da automação em TI é a possibilidade de trabalhar com plataformas flexíveis. Por exemplo, quando a empresa opta por trabalhar com soluções em nuvem, pode aumentar ou reduzir recursos, incluindo ferramentas de automação, de acordo com a demanda, trocando o plano de maneira prática.
Empresas que trabalham com sazonalidades, como as de varejo, que têm datas com maior fluxo de vendas e, portanto, aumento de toda a demanda gerencial, ganham em tempo e redução de custos.
3. Reduza a margem de erro
É evidente que com a automação reduzimos a margem de erro, pois não teremos fatores comuns e naturais aos humanos, como esquecimentos, fadigas ou falta de atenção.
Quem trabalha com TI sabe que atualmente está impraticável depender de backups manuais, pois um simples esquecimento pode custar muito dinheiro. Isso serve para outras áreas, como por exemplo, a automação de atualizações e de senhas — sistemas desatualizados podem oferecer brechas para hackers.
4. Foque naquilo que importa
Tarefas repetitivas e burocráticas no setor de TI ocupam os profissionais que poderiam executar funções mais estratégicas em favor dos núcleos dos negócios. A automação reduz essa necessidade, reservando o tempo dos colaboradores para serviços mais complexos e dando mais liberdade para a gestão deslocar os profissionais de acordo com a prioridade e não apenas para apagar “incêndios burocráticos”.
5. Gaste menos com mão de obra
Sim! Se você automatiza tarefas por meio de ferramentas e softwares poderá trabalhar com uma equipe reduzida e voltada para o que interessa. Na crise que nosso país se encontra, é importante que todo custo esteja alinhado a um retorno bem estratégico e ter que contratar funcionários apenas para fazer tarefas repetitivas pode travar o crescimento do negócio.
Muita gente se preocupa com isso, pois a automação é vista como uma ameaça aos empregos formais. A verdade é que não se trata apenas de substituir mão de obra humana por automação, mas sim trabalhar de acordo com o orçamento, maximizar os lucros e aumentar a margem de investimento.
O resultado é o crescimento do negócio, que por consequência, aumentará a demanda por profissionais qualificados, gerando emprego e crescimento.
6. Ganhe em eficiência
Com tudo o que falamos nos tópicos anteriores, podemos definir que a automação, quando bem empregada, garante uma maior eficiência das operações no setor de TI.
Com o aumento da capacidade operacional e redução da margem de erros, temos um serviço mais qualificado, que corresponde aos anseios da empresa. A melhora de desempenho garante um diferencial de mercado, que gera vantagem competitiva, lucro e crescimento.
Esperamos que, após a leitura deste texto, você tenha entendido a diferença que a automação em TI faz para as empresas de todos os setores. Isso vale tanto para quem se dedica como prestador de serviços de suporte, que pode atender mais clientes sem perder qualidade, quanto para o seu cliente, que ganhará com uma infraestrutura de TI mais eficaz.
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