A tecnologia tem um papel cada vez mais importante no sucesso de todas as empresas, independente de qual seja o seu nicho de atuação. Se você quer maximizar seu potencial, então também precisa promover o melhor uso dos seus recursos. E uma forma de fazer isso é através da automação da infraestrutura de TI.
Alguns gestores têm seus receios em automatizar certas partes da empresa, mas a verdade é que, sem esse investimento, será bem mais difícil acompanhar a demanda do seu público. Afinal, junto com essas praticidades, também veio uma mudança drástica nas expectativas dos consumidores.
Para te ajudar a entender melhor o assunto, vamos explicar o que é a automação da infraestrutura de TI e por que ela é tão importante para o sucesso do seu negócio. Acompanhe.
O que é a automação da infraestrutura de TI?
O conceito de automação já é bem conhecido, se referindo a processos e ferramentas que podem atuar por conta própria ou cadeias de tarefas que são executadas de uma só vez, sem intervenção direta. É o caso, por exemplo, de muitas linhas de montagem, as quais não requerem ação humana para executarem suas ações.
A automação da infraestrutura, por sua vez, consiste não só em criar processos automatizados, mas também facilitar a construção e replicação desses recursos. E ela pode vir em vários formatos:
· Nuvem: usa um servidor web facilita o monitoramento dos processos e agiliza o trabalho de gestão;
· Processos de desenvolvimento: automatizar parte do desenvolvimento de ferramentas de software leva à criação mais rápida dessas soluções;
· Automação de atendimento: suas ferramentas podem gerar relatórios e viabilizar o atendimento simultâneo de mais leads.
A longo prazo, esses recursos farão uma grande diferença em seu negócio.
Qual é a importância dessa automação para as empresas?
Graças à maior distribuição da internet e da tecnologia digital como um todo, é mais difícil para as empresas acompanharem a demanda do mercado sem investirem na automação da infraestrutura de TI. Alguns dos principais efeitos positivos que esse investimento tem em seu negócio são:
Simplificação de processos internos
Um dos principais desafios encontrados no dia a dia de qualquer negócio em crescimento é manter o ritmo produtivo. Algo que é bem mais difícil quando seus processos possuem muito estágios que precisam ser monitorados ativamente. Mesmo que cada um deles represente pouco trabalho, logo eles começam a se acumular e prejudicam sua produtividade.
A automação é uma forma de simplificar o trabalho realizado no dia a dia, fazendo com que ele exija um número menor de tarefas para alcançar suas metas. Além disso, a simplificação dos processos internos também contribui com a eficiência das tarefas realizadas no dia a dia, pois elimina responsabilidades desnecessárias.
Otimização do tempo de trabalho
Um dos principais incentivos para a automação da infraestrutura de TI é o seu impacto no total de tarefas realizadas no dia a dia. Ou, mais especificamente, em quantas delas podem ser cumpridas pelo mesmo número de pessoas. Se for implementada da forma correta, ela pode melhorar consideravelmente o uso do tempo no dia a dia.
Quando boa parte da infraestrutura de TI é automatizada, seus colaboradores e gestores podem dedicar seu tempo e energia a tarefas mais produtivas, além de encontrar formas de gerar melhores resultados com os mesmos recursos. A longo prazo, isso vai acelerar bastante a expansão dos seus negócios.
Maior disponibilidade das ferramentas
Um problema enfrentado por muitos gestores de TI é manter os sistemas da empresa disponíveis 100% do tempo. É verdade que, em alguns momentos, será necessário suspender sua operação para fazer manutenções, melhorar o gerenciamento do servidor ou instalar novos recursos, mas eles também podem ser interrompidos quando há algum problema não previsto, como um número de acessos acima de sua capacidade.
A automação da infraestrutura de TI pode ser usada também para maximizar a disponibilidade das suas ferramentas. Isso viabiliza a integração de novos recursos e evita perdas de produtividade como resultado de uma queda no sistema da empresa.
Escalabilidade do modelo de negócio
Uma das características mais importantes para qualquer empresa moderna é a escalabilidade de seus processos, ou seja, a possibilidade de amplia-los ou reduzi-los com o mínimo de custos extras ou mudanças estruturais. E a Tecnologia da Informação é um setor indispensável para alcançar esse objetivo.
Considerando que praticamente todos os processos de uma empresa, desde sua produção até o atendimento, dependem de uma infraestrutura tecnológica, ser capaz de automatizá-la, eliminando a necessidade de intervenção direta, contribui bastante com sua escalabilidade. Assim, não será necessário reconfigurar sua equipe, apenas modificar a quantidade do sistema em uso de acordo com as demandas do mercado e da sua equipe.
Aumento da qualidade do produto
No fim das contas, o objetivo da automação da infraestrutura de TI é facilitar o processo produtivo e melhorar as chances de entregar serviços de maior qualidade para o público. Mas sem incorrer em gastos desnecessários nem prejudicar sua rentabilidade.
Primeiramente, a automação de certas tarefas, como a emissão de relatórios, versionamento de software, registro de clientes e monitoramento de produção, ajuda a tornar os resultados mais consistentes ao longo do tempo. Tudo isso contribui com o processo produtivo e com a qualidade do serviço que chega para o cliente final.
Promove a inovação
Adotar a inovação como parte da cultura da empresa é praticamente obrigatório para continuar crescendo no mercado. Porém, uma das principais barreiras aqui é a quantidade de tarefas e burocracia envolvidas no dia a dia de muitos negócios, além da dificuldade para obter dados consistentes sobre a sua performance e sobre o mercado.
Contar com uma infraestrutura de TI mais automatizada ajuda a superar a maior parte desses problemas. É possível automatizar a captação e análise de dados, o que ajuda a criar melhores insigths sobre o desempenho do negócio e possíveis melhorias internas.
O poder da automação da infraestrutura de TI é inegável no mercado atual. E a tendência é que, com o tempo, esses sistemas se tornem cada vez mais independentes, com algoritmos capazes de aprimorar os sistemas e melhorar o desempenho da empresa.
Quer continuar acompanhando mais das nossas novidades? Então siga a ValueHost no Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn agora mesmo.
2 Comentários
Pingback: Backup físico: saiba os riscos de tê-lo na sua empresa