A análise de usabilidade é uma metodologia que consiste no teste de um site, aplicação e demais produtos digitais. Esse teste é realizado por meio da observação de usuários reais durante a execução das tarefas na aplicação — na maioria das vezes, essa observação é realizada por profissionais especializados em UX.
O foco da análise de usabilidade é identificar problemas e situações que podem gerar confusão no usuário — além de abrir margem para melhorias na experiência, com oportunidades que só são descobertas durante o uso do site, por usuários que representam o público-alvo.
Para que você entenda a importância da análise de usabilidade e como ela deve ser executada, neste post, trazemos um guia sobre o assunto. Confira!
Por que o analise de usabilidade é importante?
A análise de usabilidade é feita a partir de testes realizados por usuários reais, o objetivo é identificar problemas, que os profissionais envolvidos diretamente no desenvolvimento site não conseguem identificar.
Ao trazer usuários reais para testar seu site, você poderá identificar, entre outras coisas:
- se eles entendem como seu site funciona ou se estão ‘perdidos’ ou confusos;
- se eles conseguem concluir as principais ações que necessitam com fluidez;
- se encontraram bugs ou problemas de usabilidade;
- se estão tendo um experiências funcional e eficiente;
- entre outros problemas de usabilidades possíveis.
Esse é um tipo de pesquisa primordial para a viabilização de novos produtos digitais e suas atualizações, pois, sem essa referência, seu site poderá ficar preso a um processo de design focado na experiência interna, de designers e demais membros da equipe, mas o público alvo não compreenderá.
O que deve ser avaliado em um teste de usabilidade?
Agora que já entendemos o que é um teste de usabilidade e sua importância, vamos nos aprofundar no tema, analisando criteriosamente quais são os parâmetros principais desse tipo de teste. Veja abaixo!
Eficácia do sistema
Um dos principais pontos a ser avaliado em uma análise de usabilidade de sites é a eficácia do sistema, ou seja, se é fácil de aprender, se ele tem utilidade, se agrega valor ao seu público e se a interface é esteticamente agradável — conteúdo, as cores, as imagens, os ícones, etc.
Redução de etapas
Quando falamos de redução de etapas, nos referimos a quantidade de navegação necessária para que o usuário chegue onde ele deseja. O seu site não pode se tornar um labirinto em que é necessário clicar em varias links e puxar a barra de rolagem até o final para achar o que procuramos.
É necessário, além de uma uniformidade de telas/páginas do site, apresentar uma barra de pesquisa para agilizar as buscas e oferecer menus no topo da tela que abrangem o máximo de opções possíveis.
Precisão dos dados
O site deve apresentar uma interface com informações e links atualizados, evitando que o cliente encontre e-mails desatualizados, informações de endereço incorretas, e links quebrados que não levem a lugar nenhum.
Facilidade de uso
Os controles usados devem ser autoexplicativos e não devem exigir treinamento para sua operação. O próprio site deve oferecer ajuda para que os usuários tenham um melhor entendimento de seu funcionamento.
Como fazer testes de usabilidade?
Nas linhas abaixo, vamos entender como fazer um teste de usabilidade, em um processo completo com etapas bem definidas. Continue lendo para entender cada fase.
Fase 1 — Planejamento
Nessa fase são traçados os objetivos do teste de usabilidade, como, por exemplo, a quantidade de usuários que serão analisados. Também é necessário definir as funcionalidades que serão avaliadas e quais são os objetivos do site.
É importante também atribuir tarefas aos usuários testadores, para que eles não deixem de testar nada que seja importante. Nessa fase também são definidos qual será o método de teste de usabilidade, os requisitos demográficos dos usuários e o formato do relatório de testes.
Fase 2 — Recrutamento
Nessa fase é realizado o recrutamento dos testadores de acordo com o que foi planejado na etapa anterior. É importante que os usuários estejam dentro do perfil demográfico e profissional predefinido — se devem ser estudantes, profissionais de uma área específica, aposentados, etc.
Fase 3 — Teste de usabilidade
Essa é a fase onde, de fato, o teste de usabilidade é realizado, com a avaliação por parte dos testadores dos parâmetros definidos no planejamento.
Fase 4 — Análise de dados
Após a execução do teste, os dados obtidos deverão ser analisados de forma minuciosa para que haja a identificação de problemas significativos, Esses dados servirão de base para os problemas sejam consertados em busca de uma melhor usabilidade, e, também, para que sejam observados todas as possibilidades de melhorias no site.
Fase 5 — Emissão do relatório final
Após a análise de dados, é emitido o relatório final que deverá ser entregue a todos as partes interessadas — designers, desenvolvedores, analistas de UX, CEO, etc. Neste momento, será realizada análise de usabilidade.
Quais são os principais tipos de testes de usabilidade?
Embora haja várias maneiras de testar a usabilidade de um site, há dois tipos que se destacam, duas técnicas que permitem uma análise transparente e confiável. Nas linhas abaixo vamos entender de forma detalhada como eles funcionam. Confira!
Teste de usabilidade de laboratório
Como o nome sugere, esse tipo de teste é feito em um laboratório, na presença de observadores. Os usuários responsáveis pelos testes recebem as tarefas que precisam executar, sendo papel dos observadores fazer as anotações sobre o comportamento desses usuários e relatar o resultado do teste. Para que o teste ocorra de maneira satisfatória, os observadores deverão ficar em silêncio durante o período, sem interferir.
Teste de Usabilidade Remoto
Nesse modelo de teste, observadores e testadores não estão no mesmo ambiente, ou seja, o usuário deverá acessar o site e executar as tarefas atribuídas de forma remota. É importante que haja um software capaz de capturar as expressões faciais do testador durante o período, pois esses dados também são importantes para a avaliação final. Por fim, o observador coletará os dados do teste e entregará para o setor responsável pela análise.
Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido o que é análise de usabilidade e a importância dos testes para que ela seja bem sucedida. Entender como o usuário lida com o seu site, seus desafios e demandas, dará um grande diferencial para que vocês aprimorem cada vez mais a sua aplicação, tornando ela fluida e funcional.
Gostou do post? Então, continue em nosso blog e confira as 8 principais métricas que você deve avaliar em seu site.