Você sabia que o tipo de hospedagem que você utiliza impacta nas estratégias de SEO do seu site ou blog? Há muito detalhes que você precisa considerar para que mantenha o site com um bom rankeamento junto ao Google e a outros buscadores. Saiba mais sobre a importância da hospedagem no SEO e veja as melhores práticas!
O que é o SEO?
SEO (do inglês Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias de marketing digital responsável pelo bom posicionamento dos sites em mecanismos de busca. Trata-se de várias técnicas e critérios de otimização de sites, para que tenham mais visibilidade na internet. Estes critérios usados pelos buscadores mudam com o tempo e são envoltos de mistério por parte de quem desconhece este segmento.
Mas não é só de SEO que se garante um bom rankeamento: é preciso ter uma estratégia de SEO, bom conteúdo e detalhamento do site. Tudo faz a diferença quando a concorrência é acirrada.
Hospedagem X SEO
Todas as estratégias de SEO, um conteúdo bem feito e o detalhamento do site ainda não são capazes de garantir um bom resultado nos mecanismos de busca.
Quando um site está hospedado em um provedor ou data center de qualidade duvidosa, pode enfrentar diversos problemas de instabilidade e queda do site, e de nada adiantará o trabalho de SEO realizado.
Sobre a diferença entre os servidores americanos e nacionais, isso não tem impacto no SEO do seu site – você pode escolher tanto uma empresa daqui ou estrangeira. É importante dizer que um servidor no Brasil costuma se comunicar mais rápido com uma conexão no Brasil. Isso pode ser um aspecto positivo em se tratando de SEO.
Velocidade de carregamento da página
Há dois aspectos a serem atendidos em relação à velocidade de carregamento: o modo como o site foi desenvolvido e o serviço do provedor de hospedagem. Os códigos do site precisam ser bem feitos para que haja uma comunicação adequada com os servidores. Quanto ao servidor, há dois outros critérios a serem atendidos: a velocidade de processamento do conteúdo e a qualidade do link.
Disponibilidade do Site (uptime)
Estabilidade é tudo para um site – e o servidor precisa garantir isso. É preciso que o uptime seja de 100% (métrica). Para você ter uma ideia, se a métrica do uptime for de 99,9%, significa que o seu site tem chance de ficar aproximadamente 45 minutos de um site fora do ar por mês. Você pode utilizar o recurso Pingdom para monitorar a sua hospedagem neste sentido.
IPs e quantidade de sites no mesmo servidor
Os IPs próprios não interferem no sucesso das estratégias de SEO, mas é sempre bom tê-los. Eles podem fazer a diferença na quantidade e a qualidade dos sites que estarão hospedados no mesmo IP ou servidor. Quanto menos IP no mesmo servido, melhor.
Mapa da hospedagem correta para o SEO
Finalmente, para ter uma boa relação entre hospedagem e SEO, considere os seguintes aspectos:
- IP próprio de seu servidor, preferencialmente um IP dedicado
- Site em estrutura de cloud computing, para ter alta escalabilidade
- Uptime de 99,9% (nunca menos)
- Servidor de qualidade reconhecida
- Cache em memcached