Até pouco tempo, acessar um website e se deparar com o desagradável aviso de ‘página em construção’ era uma rotina comum na vida dos internautas. Isso era um reflexo da própria cultura digital da época: pouquíssimas empresas e pessoas conheciam a importância da presença de uma marca no ambiente web.
Atualmente, esse cenário já é bem diferente: as organizações e empreendedores que querem criar oportunidades de relacionamento e vendas sabem que precisam contar com um website bem estruturado para receber seus visitantes de forma adequada. Portanto, saiba agora o que fazer para estruturar melhor seu website.
Planeje com Cuidado
O primeiro passo para começar o desenvolvimento de um site com o pé direito é a definição de seu objetivo e funcionalidades. O seu site pode ser uma loja virtual, ter conteúdo institucional ou simplesmente ser uma ferramenta para se relacionar com clientes, por exemplo.
Uma ação que pode ajudar nesse momento é dar aquela olhadinha no site de empresas concorrentes no Brasil e no mundo: com isso, você poderá fazer um levantamento das melhores práticas utilizadas no mercado e decidir quais funcionalidades se aplicam ao seu negócio.
Construa um Mapa
Com todas essas informações definidas, ficará bem mais fácil criar o mapa do site, que nada mais é um documento (que será posteriormente enviado ao desenvolvedor), contendo toda a estrutura do site com suas páginas, subpáginas, módulos e aplicações.
Com o mapa em mãos, você poderá analisar se a hierarquia entre as páginas está adequada para a navegação dos visitantes. Já o webdesigner poderá compor o wireframe – que é um guia/rascunho do seu site para mostrar como será o funcionamento das páginas, – um modelo que mostra as páginas e suas interações, utilizando recursos gráficos semelhantes ao do layout que será desenvolvido posteriormente.
Pense no Layout
O layout é um importante aspecto da estrutura do site. Geralmente criado por um webdesigner, ele deve levar em conta a marca e a identidade visual da empresa, a navegabilidade por páginas e links, o equilíbrio entre cores e fontes, os espaços pré-definidos para uso de texto, imagem e vídeo, entre outros aspectos.
Atualmente, um dos layouts mais populares no mercado é o ‘one page’. Embora possa conter várias páginas internas, esse formato é capaz de exibir todo o conteúdo do site para o visitante logo no início, por meio do uso da barra de rolagem.
Avalie Soluções Práticas
Hoje em dia, muitas plataformas e empresas na web oferecem wireframes praticamente prontos para serem publicados, exigindo apenas a customização das páginas com o conteúdo e a identidade visual do cliente. Mas lembre-se que, embora úteis, essas ferramentas podem tornar os websites muito parecidos, exigindo uma análise mais aprofundada sobre sua viabilidade para o negócio.
Adote o SEO
Outro importante aspecto da estrutura de um site é a forma como suas páginas são criadas e organizadas. Ao criar títulos, URLs e tags, sua empresa precisa adotar as melhores práticas de Search Engine Optimization (SEO), pois elas ajudam os mecanismos de busca como o Google a encontrar as páginas do site, aumentando o tráfego de visitantes.
Não se esqueça de que, mesmo com um site bem estruturado, é fundamental sempre acompanhar suas estatísticas de acesso, como número de visitantes, páginas mais e menos visitadas, tempo de permanência, origem dos visitantes, links mais clicados, entre outros.
Agindo assim, sua empresa poderá compreender como acontece a jornada dos internautas pelo site e identificar melhorias a serem implementadas no ambiente.