Semanas atrás o Youtube completou dez anos de existência. Com números assustadores – mais de um bilhão de acessos mensais a nível mundo e, junto do Facebook, dono de 91% dos acessos a redes sociais no Brasil – o Youtube comprova que conseguiu manter o sucesso desde seu lançamento, em 2005. A cada duas pessoas, uma acessa o Youtube. Isso significa que mais de 50% da população que usa a Internet tem o costume de assistir vídeos pelo site.
A audiência do Youtube é gigantesca – fato que comprova isso é o número de visualizações do vídeo mais assistido, Gangnam Style: mais de dois bilhões. Para as empresas, o desafio é transformar o Youtube numa plataforma de negócios e converter toda essa audiência em um público cativo e disposto a conhecer seus produtos e serviços e considera-los como opção no momento oportuno.
Como realizar tal tarefa, porém, quando os usuários estão ali apenas para fins de entretenimento? Como fisgar a atenção deles com tanto conteúdo para ser explorado dentro e fora do Youtube? É sobre isso que falaremos nesse post.
O poder do vídeo
Antes de compreender como o Youtube pode ajudar sua empresa, é válido perceber o potencial que um recurso como o vídeo possui. Para ilustrar isso, segue o exemplo: você está diante de um texto de mil palavras que fala sobre economia e, na aba seguinte de seu navegador, há um vídeo carregado e pronto para ser assistido onde um especialista em economia fala sobre o mesmo tema abordado no texto. Qual dos dois conteúdos você prefere acessar?
O recurso visual é muito mais efetivo no sentido de chamar a atenção de um usuário. É por isso que muitos dos textos que lemos por aí abusam de imagens, gráficos e até mesmo vídeos inseridos entre os parágrafos. Com o leitor se identificando visualmente com um conteúdo, a chance de manter sua atenção ali aumenta exponencialmente.
Logo, uma tática utilizada por muitos sites é gravar um vídeo sobre determinado tema e publicá-lo junto de um texto abordando o mesmo tema. Em muitos casos, o texto da publicação serve apenas como um registro do que é falado no vídeo. Esse recurso é válido, pois os usuários assistirão ao vídeo e poderão usar o texto como uma espécie de fonte de consulta.
Essa estratégia, porém, não é a mais adequada se você deseja manter a atenção do usuário no texto em si. Isso porque ele deixa de ser o foco e passa a ser apenas um complemento do vídeo. Nesse caso, é o recurso visual que deve complementar o texto – logo, um vídeo menor retratando um determinado aspecto do tema ou resumindo o conteúdo do texto pode ser uma boa pedida.
É com essa ideia que partimos para o próximo ponto da publicação: como eu chamo a atenção de um usuário casual para que ele assista a meus vídeos e conheça minha empresa?
Desenvolvendo vídeos para o Youtube
Após decidir se a ideia é utilizar o vídeo como complemento de um conteúdo ou se o foco será mantido no vídeo em si, é preciso definir quais medidas serão tomadas para que o resultado desejado seja obtido.
Utilizar um espaço no site de sua empresa para compartilhar os vídeos hospedados no Youtube é uma boa pedida. Talvez os usuários que frequentam o site de sua empresa nem saberiam que você produz vídeos, e acabam por descobrir isso graças a uma estratégia que parece ser muito óbvia, mas nem sempre é adotada.
Um fator importante é o conteúdo do vídeo. Você falará sobre temas que se relacionam com o segmento em que sua empresa está inserido, ou utilizará os vídeos apenas para divulgar produtos e serviços? Ambas possibilidades são possíveis, mas uma pode se revelar mais efetiva do que a outra dependendo do que seu publico deseja ver. Apenas tenha em mente que o marketing de conteúdo pode ser muito bem aplicado em conjunto com os vídeos.
Outro recurso válido é o uso de palavras-chave. Isso é necessário para o publico que ainda não conhece seu site e descobrirá seus vídeos a partir do próprio Youtube. Pense em palavras-chaves mais generalizadas, mas não descarte as mais específicas. Lembre-se também de compartilhar links importantes na descrição do vídeo, como a url de sua empresa.
Para finalizar, vale a pena focar na produção do vídeo. Pode parecer que você é a pessoa ideal para falar de sua própria empresa, já que ninguém a conhece melhor do que você. Isso, porém, é questionável. Existem profissionais que desenvolvem esse tipo de conteúdo para vídeo e sabem exatamente a linguagem que deve ser utilizada para atingir o publico e chegar num determinado resultado. Preocupe-se com a qualidade do vídeo em si, como imagem e som, caso contrário nenhuma das medidas citadas acima impactará positivamente essa empreitada.