O fator de ranqueamento mais importante é a intenção de busca. Por essa razão, você precisa entender como usá-la para potencializar seus resultados, fazendo com que o seu site ou blog conquiste e permaneça no topo dos mecanismos de buscas.
Mas calma, a intenção de busca não se refere apenas a algoritmos e códigos técnicos. Ela também leva em consideração uma etapa mais humana.
Continue a leitura para entender mais sobre o assunto e melhorar o tráfego orgânico da sua página na web!
O que é intenção de busca e como funciona?
Quando o usuário faz uma pesquisa nos mecanismos, ele deseja encontrar alguma coisa, certo?
Portanto, quando falamos em intenção de busca nos referimos justamente aquilo que o usuário quer encontrar. Basicamente, você precisa entender o que está por trás dos termos de pesquisa para conseguir fazer um planejamento adequado dos seus conteúdos — aqui, o intuito sempre deve ser a solução de eventuais problemas que o seu público enfrenta.
Para que você possa entender melhor, separamos aqui três tipos principais de intenções de busca:
- navegacional: ele é usado quando o usuário já sabe o que quer e usa o navegador para chegar lá. Por exemplo, ele deseja comprar um tênis da marca Nike, então, ele usa o mecanismo de busca para encontrar o e-commerce do calçado que deseja;
- informacional: nesse tipo de busca, o usuário quer aprender sobre algo. Ainda usando o exemplo do tênis, antes de optar pela marca, o potencial cliente pesquisa que tipo de tênis é melhor para correr ou para fazer academia. Com base nessas informações, ele decide qual comprar;
- transacional: a pesquisa transacional é quando o usuário já decidiu o que quer comprar. Agora, ele só precisa saber em qual site realizará a sua compra.
Como aplicar a intenção de busca?
O primeiro passo é reconhecer a intenção do seu usuário alinhando as palavras-chaves que usará em seus conteúdos. Inclusive, é essencial alinhá-las também ao estágio do funil que o seu lead está e, claro, ao perfil da sua persona.
As pesquisas por palavras-chave são a base de uma estratégia de SEO.
Nesse sentido, além dos conteúdos responderem às dúvidas do usuário, as palavras-chaves ajudarão a direcionar o conteúdo da empresa para um público específico.
Você conseguirá entender as reais necessidades da sua persona, otimizando as suas estratégias de marketing para produzir materiais cada vez mais alinhados com as dores e interesses dela.
Isso ajudará a aumentar o tráfego orgânico do seu site ou blog e, consequentemente, vendas do seu negócio.
Por que é importante saber sobre intenção de busca antes de criar conteúdos ou anúncios?
A intenção de busca ajuda você a compreender se as suas estratégias de SEO estão sendo eficazes o suficiente, a fim de garantir que o conteúdo continue atraindo um público que realmente tem interesse no que a sua empresa oferece.
Cada vez mais o comércio eletrônico vem ganhando força, com isso, a procura por produtos online está se expandindo. Nesse momento, além de querer saber sobre a qualidade do que vão comprar, seu público também deseja conhecer as avaliações dos produtos, frete, comparar preços etc.
Na hora de criar seus conteúdos e anúncios, a intenção de busca ajuda você a otimizar suas páginas de produtos, conteúdos relacionados à compra e categorizar corretamente o que será vendido no site.
Aqui, a palavra-chave desempenha um papel importantíssimo, pois ela é responsável pela exibição dos resultados para os usuários.
Lembre-se de que a intenção de busca varia de pessoa para pessoa, ou seja, é importante que você considere o histórico de pesquisa dos usuários, suas preferências e onde moram, a fim de personalizar suas estratégias de conteúdo e campanhas de marketing.
Como usar a intenção de busca?
Agora vamos ajudar você a usar a intenção de busca da forma correta. Continue a leitura e siga o nosso passo a passo!
Use ferramentas de palavra-chave
Existem ferramentas disponibilizadas pelo próprio Google que indicam quais palavras-chaves são mais pesquisadas pelos usuários e, inclusive, a média de pesquisas de cada uma.
Você também pode comparar a palavra-chave com variações dela, a fim de usá-las nas descrições dos seus produtos e nos conteúdos do blog.
Dessa forma, é possível entender as dúvidas mais persistentes do seu público e, com isso, saber que tipo de conteúdo deve ser desenvolvido para alcançar essas pessoas.
Analise a página de resultados do Google
A SERP (Search Engine Results Page) nada mais é que a página de resultados do Google. Ela traz as informações e links relacionados ao que foi procurado. Por meio dela, é possível criar uma conexão com o público e fazer com que ele clique no seu site ou blog.
Entre os recursos de SERP mais importantes estão:
- Feature Snippet: trecho que o mecanismo usa na tentativa de resumir as informações consideradas mais importantes para a pesquisa;
- People Also Ask: ou “pessoas também perguntam”, refere-se a uma seção que apresenta uma lista de questionamentos ligados à pesquisa original do usuário;
- pesquisas relacionadas: aqui, estamos falando de palavras-chaves relacionadas à consulta original do seu público.
- painel de informações: este aparece quando o usuário pesquisa por entidades cadastradas no Mapa de Informações do Google.
Entenda o comportamento do usuário nos mecanismos de busca
Se você reparar, sempre que algo é pesquisado, o mecanismo de busca apresenta outras pesquisas que são frequentemente feitas com base nos termos utilizados.
Cada uma dessas sugestões ajudarão você a entender o que faz mais sentido para o seu negócio e, ainda, quais delas podem oferecer melhores resultados alinhados ao conteúdo desenvolvido.
Viu só, como a intenção de busca é fácil de entender? Acima de tudo, você precisa conhecer o seu público para criar conteúdo atrativo e que o ajude a resolver seu problema. Com base nisso, fica muito mais fácil de definir estratégias certeiras e que, de fato, contribuirão para um maior tráfego orgânico.
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