Afinal, será que a rede privada virtual (VPN) ainda vale a pena nos dias atuais? Esse é um dos principais questionamentos antes da escolha dessa modalidade, especialmente no ambiente corporativo.
Isso porque, como o próprio nome já sugere, sua principal função é manter sua privacidade online, com uma conexão criptografada entre seu aparelho e uma rede, favorecendo maior proteção da identidade e informações contra invasões de terceiros.
Como esse tema está em alta, trouxemos 6 principais dúvidas sobre o que é uma VPN, seu funcionamento e por que ela pode ser uma aliada em diversas situações, desde assegurar sua privacidade em redes públicas, facilitar o desenvolvimento de programas, até permitir navegação web sem limitações geográficas. Continue lendo para saber mais!
1. O que é uma rede privada virtual (VPN)?
O termo rede privada virtual (VPN) refere-se à possibilidade de criar uma conexão segura ao utilizar redes públicas. Assim, ela garante a criptografia do seu tráfego na internet, ocultando seu IP online. Adicionalmente, essa codificação é realizada em tempo real.
Elas também permitem acessar conteúdos com restrições geográficas, ou seja, sites que estão disponíveis apenas para determinadas regiões.
2. Como ela funciona?
Quando você se conecta à internet sem uma VPN, sua operadora age como intermediária principal entre seu dispositivo e a rede. Seu provedor de internet atribui um endereço IP exclusivo ao seu dispositivo (seja computador, celular ou tablet) e monitora todos os sites que você visita.
Dessa forma, todas as suas solicitações na web são transmitidas por uma abordagem criptografada. Esse fluxo de dados que sai do seu dispositivo é direcionado com um servidor VPN antes de alcançar o servidor de destino.
Esses são os recursos que uma solução de VPN completa deve oferecer:
- autenticação por meio de dois fatores: utilizando diversos métodos de autenticação, uma VPN robusta verifica cada usuário que tenta se conectar;
- criptografia com protocolos: uma VPN também deve evitar que você deixe rastros, como histórico de navegação, de pesquisa e cookies;
- criptografia e endereço de IP: a principal função de uma VPN é esconder sua identidade online de seu provedor de internet e de terceiros. Assim, será possível enviar e receber dados em tempo real que só podem ser visualizadas por você e pelo seu provedor VPN, sem o risco de acessos indesejados;
- kill switch: se a VPN cair inesperadamente, a conexão segura será barrada. Uma VPN de qualidade pode identificar essa queda repentina e fechar automaticamente as aplicações pré-selecionadas, o que diminui o risco de comprometimento dos dados.
3. Quais as vantagens do VPN?
Além da maior segurança que detalhamos, a rede privada virtual traz muitos benefícios. Acompanhe a seguir.
Impede a limitação de dados
A prática de limitação de dados acontece quando você alcança um determinado uso dos dados disponíveis, levando o provedor de serviços de Internet (ISP) a reduzir a velocidade do seu serviço.
Ao utilizar uma VPN, você perceberá que um dos benefícios é contornar essa limitação de dados, pois seu ISP não consegue monitorar a quantidade de dados que você está utilizando. Essa abordagem pode ser especialmente útil para profissionais que dependem de planos de dados móveis enquanto estão em trânsito e precisam acessar a Internet.
Evita a limitação de largura de banda
Essa limitação é deliberadamente reduzida pelo seu provedor ou por outro controle da rede Wi-Fi. Isso pode acontecer ao visitar determinados sites ou ao realizar certas atividades online. Ao utilizar um VPN digital, o tráfego de dados do seu aparelho é criptografado, o que impede que terceiros visualizem os sites que você visita.
Como essa limitação de banda pode ser ativada por sites específicos que você visita ou pelo modelo de ação online que realiza. Se o seu ISP não conseguir ver as informações por meio do seu dispositivo devido à criptografia, não será possível fazer a limitação da velocidade nessas situações.
No entanto, ainda pode haver limitações de dados em certos horários do dia para distribuir a largura de banda entre outros usuários.
Acesso a serviços geobloqueados
Com uma VPN, você pode obter um endereço de protocolo de Internet (IP) diferente. Os endereços IP são usados para identificar a localização do dispositivo enquanto ele navega na internet, transmite conteúdo ou realiza outras atividades online.
Alguns sites e serviços restringem o acesso a usuários de determinados países, limitando o que podem oferecer. Isso é comum em plataformas de streaming que têm direitos de exibição específicos por região.
Além disso, muitos sites de negócios limitam o acesso a serviços específicos com base na localização do usuário, como obter cotações ou acessar informações detalhadas sobre seus serviços públicos. Com uma VPN, você pode simular estar conectado à internet de um local que seja aceitável para o serviço que está tentando acessar.
4. Para quem a rede privada virtual é indicada?
Ela pode ser usada para aqueles que estão preocupados com a privacidade de suas atividades online para criptografar suas comunicações e ocultar seu endereço IP, impedindo que terceiros monitorem suas atividades.
Adicionalmente, usuários que desejam acessar conteúdos que são geograficamente restritos podem usar uma VPN para simular uma conexão a partir de outro país onde o conteúdo é acessível.
Por fim, a rede privada virtual também pode ser uma ótima escolha para profissionais que trabalham remotamente para acessar de forma segura recursos corporativos e informações confidenciais.
5. Como ela pode ser configurada?
São seis etapas:
- Faça uma lista dos principais componentes da VPN.
- Realize a preparação dos dispositivos.
- Faça o download e instalação dos clientes VPN.
- Tenha um tutorial de instalação.
- Realize o login na VPN.
- Selecione os protocolos da VPN (Open VPN, L2TP/IPSec, SSTP, PPTP).
6. Vale a pena usar VPN em 2024?
Sim, usar uma VPN é seguro, porém, é recomendável optar por uma versão paga para obter a máxima proteção.
As redes privadas virtuais são fundamentais para oferecer diversos outros benefícios, como contornar censuras e restrições impostas pelos provedores de internet (ISP).
Como a ValueHost pode ser uma parceira para sua VPN?
Com um portfólio consolidado desde 2009, oferecemos serviços de hospedagem de sites e revendas, visando melhorar a segurança dos seus sites. Também proporcionamos uma opção exclusiva de VPN para aumentar a confidencialidade da sua empresa.
Inclusive, possuímos datacenters profissionais certificados, equipados com servidores robustos que incluem pelo menos 128 GB de RAM e 40 núcleos, além de:
- uma largura de banda e rede de 1 Gbps em todos os servidores;
- segurança dos dados com backup e RAID em todos os servidores;
- proteção adicional com firewall, medidas anti-DDoS profissionais;
- rede privada virtual premium para melhor confidencialidade da sua empresa.
De fato, uma rede privada virtual VPN é especialmente importante para usuários preocupados com privacidade online, segurança de dados e liberdade de acesso na internet. Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas sobre o seu funcionamento e ajudado na decisão de utilizar essa solução para navegar na web.
Deseja integrar esse recurso à sua empresa? Então, entre em contato conosco e confira maiores informações!