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Mobile First: quais as vantagens para o seu site?

O mobile first vem se tornado cada vez mais uma necessidade dos negócios, porque as empresas e consumidores estão vivendo cada vez mais em um mundo conectado, onde os dispositivos móveis desempenham um papel fundamental na vida das pessoas.

Assim, já é mais que necessário que as empresas se adptem a essa realidade e passem a investir na experiência mobile dos seus clientes. Esse é o conceito Mobile First, que tem uma abordagem estratégica para o desenvolvimento responsivo de design de site.

Neste artigo, vamos explicar o que é o mobile first quais vantagens essa abordagem dera para os sites. Não deixe de conferir!

O que é mobile first

O mobile first, como o nome já indica, é a prática de priorizar a experiência móvel na hora de projetar e desenvolver um site. Ou seja, criar uma versão otimizada para dispositivo móveis como ponto de partida e, em seguida, expandir as funcionalidades para que também atendam aos dispositivos móveis.

Essa abordagem leva em consideração as limitações dos dispositivos móveis, na hora de desenvolver um site, como o tamanho reduzido da tela, capacidade de processamento dos smartphones, entre outros fatores.

O objetivo do mobile first é oferecer uma experiência intuitiva e fluida, independente do dispositivo que os usuários estejam utilizando.

Quais as vantagens do mobile first para o site

Existem muitas vantagens de usar a estratégia mobile first para o desenvolvimento de sites. É sobre isso que falaremos a seguir. Acompanhe!

Melhor ranqueamento no Google

Para o site, umas das grandes vantagens do mobile first é a possiblidade de conquistar as melhores posições na página de respostas do Google, a SERP.

Afinal, desde 2018 a gigante de buscas adotou o índice Mobile First, que colocou a versão móvel de um site como referência principal para determinar a relevância e a classificação nos resultados de pesquisa.

Melhor experiência para o usuário

Não é novidade que a experiência do usuário é um fator decisivo para o sucesso de um site. Já que os usuários esperam que os sites sejam responsivos e carreguem rapidamente quando usados nos dispositivos móveis.

Com a priorização do design responsivo e implementação de funcionalidades para os dispositivos móveis, é garantida uma experiência agradável e intuitiva para os usuários que acessam o site por meio de smartphones e tablets.

Maior velocidade de carregamento

Outro fator crítico para o sucesso do site, é a velocidade de carregamento, ainda mais quando falamos nos dispositivos móveis, onde a conexão nem sempre é rápida e estável como no descktop.

Como mobile first, você incentiva a otimização do desempenho do site, fazendo com que ele seja mais rápido e eficiente. Assim, é garantido que os usuários não precisem esperar muito para acessar o site, os conteúdos e muito mais.

Maior credibilidade

Um site com uma boa velocidade de carregamento transmite uma imagem de profissionalismo e de preocupação com os usuários.

Assim, a empresa mostra que valoriza os visitantes do site e que está comprometida em fornecer a melhor experiência possível para a sua audiência.

Comunicação omnichannel

A crescente integração entre diferentes canais de comunicação, como as redes sociais, aplicativos de mensagem e e-mail, é imprescindível garantir uma experiência consistente em todos os dispositivos.

Com o mobile first, é possível desenvolver uma estratégia digital que leve em consideração toda a comunicação omnichannel, ou seja, a capacidade interagir de maneira integrada om os usuários, independente dos canais ou dispositivos que eles estejam utilizando.

Aumento na taxa de conversão

Com a otimização da experiência de uso em dispositivos móveis, você consegue aumentar as suas taxas de conversão. Afinal, é mais provável que os usuários realizem as ações desejadas, como preencher um formulário ou realizar uma compra.

Com uma experiência aprimorada nos dispositivos móveis, as barreiras são removidas, fazendo com que a navegação no site seja mais aprazível, facilitada, o que gera resultados muito melhores.

Facilidade de compartilhamento e viralização

O compartilhamento de conteúdo é uma prática muito comum nos dispositivos móveis, seja usando as redes sociais, aplicativos de mensagem, e-mail, entre outros.

Com um site otimizado para esses dispositivos, é uma forma de estimular o compartilhamento dos seus conteúdos, o que leva a um maior alcance, maior exposição e mais chances de conquistar um conteúdo viral.

Aproveitamento das funcionalidades mobile

Existem muitas funcionalidades exclusivas para os dispositivos móveis, como o GPS, câmera notificações push.

Com a implementação do mobile first, você pode usar essas funcionalidades para potencializar os resultados do seu site e ainda oferecer uma experiência de compras muito mais completa para os usuários.

Como pensar no mobile fits na sua estratégia digital

Agora que já sabemos a importância e as vantagens da estratégia mobile first, chegou o momento de entender como ela pode ser aplicada na sua estratégia digital. Vamos lá!

Conheça seu público

É muito importante compreender o comportamento dos seus consumidores ao usarem os dispositivos móveis. Por meio de pesquisa, análise dos dados gerados, você terá as informações necessárias para compreender os hábitos de consumo, pesquisa e compras nos aparelhos móveis.

Priorize o design responsivo

Adapte toda a estrutura do site para que seja responsivo e tenha um excelente desempenho nos diferentes dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Simplifique a navegação e a estrutura do conteúdo

De maneira geral, os dispositivos móveis têm um espaço de tela limitado, o que demanda por simplificação na navegação e na estrutura do conteúdo para oferecer uma experiência agradável.

Otimize o desempenho e a velocidade

Garanta que o site tenha um bom tempo de carregamento nas conexões móveis. Existem técnicas que auxiliam nessa etapa, como a compressão de imagens, minificação de arquivos CSS e JavaScript, bem como a implementação de armazenamento em cache.

Faça testes

Não limite o teste de desempenho apenas em simuladores ou emuladores. Use dispositivo móveis variados e reais, para avaliar o nível de eficiência do site nos aparelhos móveis.

Ao adotar a abordagem mobile first, a marca estará muito mais preparada para atender às demandas de um público que usa cada vez mais os dispositivos móveis para navegar, pesquisar, se informar e comprar produtos.

É muito importante olhar as vantagens que o mobile first móvel oferece, não apenas como uma tendência, mas sim como uma necessidade real do mundo empresarial atual.

Se você gostou deste artigo, continue aprendendo e saiba agora mesmo como definir metas para avaliar implementações nas suas operações.