fbpx
Tecnologia

ChatGPT-4: o que saber sobre a nova versão da OpenAI

No último trimestre de 2022, a Open AI proporcionou um grande salto nas discussões tecnológicas com o lançamento do ChatGPT. Agora, a companhia anunciou a pronta-chegada da sua versão aperfeiçoada, o ChatGPT-4.

Anunciada em março de 2023, a nova versão conta com um sistema revolucionário que permite a interpretação até mesmo de imagens e resolver questões mais complexas de programação, surpreendendo até os mais experientes da área.

Então, para abordar sobre esse conceito que veio para mudar para sempre o mundo, preparamos esse guia completo que explicará tópicos desde o que é ChatGPT-4, as principais novidades, vantagens e desvantagens da ferramenta e como você pode utilizá-la para estratégias on-line. Se interessou? Então, acompanhe logo abaixo mais detalhes!

O que é ChatGPT-4?

O ChatGPT-4 é a última versão de um modelo de linguagem baseado em inteligência artificial. Esta tecnologia consegue compreender e articular frases da mesma maneira que um ser humano, criando uma conexão mais natural e harmoniosa entre o usuário e o sistema.

Explicando melhor, o ChatGPT, criado pelo visionário bilionário Elon Musk, é um robô de inteligência artificial capaz de responder a quase todos os tipos de pergunta. Porém, se você ainda estiver confuso, deixamos aqui alguns exemplos de suas funcionalidades:

  • ele pode formular respostas específicas e detalhadas para qualquer questão de maneira muito rápida;
  • é capaz de realizar cálculos simples e complexos;
  • escrever e programar códigos em diferentes linguagens, junto com AIOPs;
  • ajusta às conversas de maneira apropriada.

Atualmente, o GPT-4 é considerado uma incrível máquina de inteligência artificial com cerca de 100 trilhões de parâmetros. Com tal complexidade, ele consegue fornecer respostas precisas, informações valiosas e executar tarefas específicas, tornando-se assim, um potente assistente virtual.

Quando foi anunciado?

Em março de 2023, a OpenAI lançou o ChatGPT-4. Esta última versão adquiriu a capacidade de ler imagens, de qualquer lugar que elas sejam encontradas, desde prints de internet até escritas manuscritas em papel. O ChatGPT-4 marca a revolução da Inteligência Artificial e de suas aplicações.

A OpenAI destaca que o GPT-4 é menos capaz do que os humanos em muitos cenários, no entanto, alcança desempenhos em diversas tarefas acadêmicas e profissionais.

Inclusive, ela utilizou o exame de advogados dos Estados Unidos como exemplo do desempenho de sua inteligência artificial. A empresa afirmou que a IA obteve uma nota bem próxima dos 10% melhores resultados, o que significa que teve uma pontuação superior a 90% dos demais candidatos. Em contraste, o GPT-3.5 ficou entre os 10% piores resultados.

A empresa informou sucintamente sobre o trabalho de preparação do GPT-4. Como a própria organização explicou, o treinamento realizado com a GPT-3.5 foi decisivo para garantir o excelente desempenho do GPT-4. Ao conhecer os defeitos encontrados na versão anterior, a OpenAI conseguiu prever com maior assertividade o funcionamento do GPT-4.

Por que surgiu essa versão?

A resposta é simples: praticidade e correção de problemas de intepretação de contextos mais complexos e mais abrangência e atividades, como interpretações de fórmulas, imagens e demais funcionalidades mais abstratas. Além disso, o ChatGPT Plus, uma versão paga da Inteligência Artificial conversacional, chegará ao mercado incorporando a GPT-4 da OpenAI.

Seu funcionamento será limitado por demanda e desempenho, ajustando a capacidade do GPT-4. A OpenAI iniciará sua operação com restrições.

Qual é a diferença entre os modelos? Se você já usou o Bing Chat e experimentou o ChatGPT aqui e ali, pode perceber que as tecnologias possuem poucas alterações entre elas. De acordo com a OpenAI, as semelhanças entre GPT-3.5 e GPT-4 são “sutis”.

Eles declaram que o modelo de linguagem mais novo é bem melhor para tarefas mais complicadas, onde o GPT-4 é mais robusto, criativo e consegue compreender instruções mais detalhadas que possam ter passado despercebidas para o GPT-3.5.

Dessa forma, esse machine learning foi erguido a partir dos trabalhos anteriores, desenvolvendo assim um melhor desempenho, mais precisão e maior versatilidade. Sua existência está de acordo com o objetivo primordial da OpenAI: criar inteligência artificial generalizada (AGI) que traga benefícios para toda a humanidade.

Qual a diferença entre ChatGPT-4 e a versão inicial?

A nova versão do chatbot da OpenAI é uma tendência de TI mais eficaz do que seu antecessor, prometendo respostas mais adequadas e semelhantes aos de humanos. De acordo com a empresa, há menos problemas no GPT-4 comparado ao seu modelo anterior, diminuindo, assim, a ocorrência de conteúdos inapropriados na plataforma.

Dessa forma, a fim de alcançar o objetivo, a OpenAI conta que se dedicou ao treinamento da ferramenta com programas de testes adversários e ChatGPT. Ainda que a melhoria possa ser notada, o sistema não está perfeito, exigindo assim, uma checagem das informações em fontes confiáveis e um cuidado especial com conteúdos preconceituosos ou tendenciosos.

Dessa forma, o GPT-4 traz uma funcionalidade inovadora: a inserção de imagens no chatbot. Essa novidade, que já está disponível como prévia, possibilita que o usuário envie fotos para que a Inteligência Artificial faça uma análise e gere textos baseados nelas.

A última versão do chatbot dispõe de um processamento computacional aprimorado. O GPT-4 foi aperfeiçoado para conter um limite de 32.768 tokens, que de modo prático significa que é possível compor até 64 mil caracteres. Dessa forma, a Inteligência Artificial pode manter conversações mais demoradas, bem como identificar conteúdos mais longos e produzir textos de extensão maior.

Finalmente, o ChatGPT-4 é superior a seu antecessor no reconhecimento de línguas, aprimorando em mais de 26 idiomas. Como esperado, a maior compatibilidade de interação continua sendo em inglês, com uma precisão de 85,5%, mas, até mesmo em línguas menos usadas, como o Telugu, o desempenho foi satisfatório, registrando 71,4%.

Quais as novidades?

ChatGPT-4 irá operar por meio de um treinamento baseado no que chamamos de Aprendizado Profundo ou Deep Learning, o que exige o uso de dados em grandes quantidades e grandes capacidades de processamento. Esta Inteligência Artificial absorve os estímulos para prever quais palavras ou frases seguirão de acordo com o contexto fornecido.

Além disso, o GPT-4 conta com o Aprendizado por Reforço com Feedback Humano (RLHF), na qual os conhecimentos especializados dos humanos são combinados com a capacidade computacional do sistema. Essa união gera comandos mais precisos, resultando em respostas cada vez mais eficazes. Veja as principais inovações:

  • tamanho e arquitetura — O GPT renovado apresenta dimensionamento de modelo maior, com isso vem maior quantidade de parâmetros, aumentando assim sua capacidade de se desempenhar em tarefas de maior complexidade que o ChatGPT;
  • recursos de treinamento — por meio da última atualização, foram treinados um conjunto maior de dados para obter resultados mais precisos e abrangentes. Assim, foi possível ampliar a capacidade do ChatGPT em tarefas como a geração de código ou a resolução avançada de problemas.

O que mudou?

A ChatGPT-4 é a última versão do sistema, que foi atualizada diversas vezes para que alcançasse seu estado mais evoluído. Para provar isso, veja como ela se superou em relação ao ChatGPT-3 com algumas melhorias fundamentais:

  • melhor capacidade de processamento — O ChatGPT-4 é de outra dimensão se comparado aos anteriores, pois conta com um número significativamente maior de parâmetros para a criação de conteúdos;
  • compreensão de contexto aprimorada — ele alcançou outra esfera no nível de inteligência artificial, fornecendo respostas mais exatas e significativas enquanto leva em consideração o ambiente da conversação;
  • mais versatilidade — a quarta geração tem um grande potencial para lidar com novos desafios que exigem flexibilidade, o que lhe permite ser aplicável em uma variedade
  • ética mais aprimorada — a equipe responsável pela criação do ChatGPT-4 está empenhada em implementar melhorias éticas no sistema, visando a eliminação de conteúdo impróprio e ofensivo gerado pelo algoritmo sem o devido controle.

Ao observar o ChatGPT-4, ficou evidente que existem diversas melhorias. No entanto, ainda é crucial ter um suporte humano para obter o melhor desempenho do sistema. Várias empresas têm usado os chatbots como a principal forma de atendimento e já descobriram o quão importante é configurar corretamente o seu bot.

Quem pode acessar?

A melhor forma de usufruir da nova versão do chatbot é adquirindo o ChatGPT Plus, disponível por US$ 20 (aproximadamente R$ 104,80). Para isso, acesse o site “https://chat.openai.com/” e faça o login ou crie uma conta na plataforma. Selecione a opção “Upgrade to Plus” e depois “Upgrade Plan”. Por fim, forneça os dados de pagamento e selecione “Assinar” para completar.

Com a atualização do chatbot, os desenvolvedores agora podem aproveitar a API para acrescentar melhorias aos seus aplicativos. Uma opção prática para se obter a tecnologia é recorrer às plataformas que implementaram o ChatGPT-4, como o Bing, o Duolingo, a Khan Academy e o Stripe.

Quais as vantagens dessa ferramenta?

Não podemos esquecer das parcerias que ChatGPT-4 pode proporcionar. Duolingo, o aplicativo de idiomas, anunciou a disponibilidade de sua nova opção de assinatura, Max, que inclui atualizações do chatbot ChatGPT-4. Esta categoria oferece aos alunos a oportunidade de aprender de um professor virtual, tendo uma melhor compreensão das perguntas feitas e permite uma conversa mais fluida com o ChatGPT-4, requisitando mais informações.

Além disso, o ChatGPT poderá servir como parceiro para a aprendizagem de línguas, oferecendo aos usuários do Duolingo atividades para duas pessoas. Infelizmente, não há uma estimativa quanto à disponibilidade desta funcionalidade para o português.

Além disso, o chatbot também conta com uma aliança com o novo Bing. A Microsoft anunciou que o novo mecanismo de pesquisa emprega o Chat GPT-4 para dar respostas complexas às pessoas, recorrendo à tecnologia. Para explicar melhor, separamos os principais benefícios do Chat GPT 4. Confira.

Acelera o processo de codificação

O GPT-4 foi criado para compreender a linguagem natural e produzir textos adequados ao contexto fornecido. Devido a isso, torna-se um recurso eficaz para criar snippets de código de maneira rápida e precisa.

Aprimora as qualidades dos códigos

O novo modelo tem a capacidade de ser aprimorado através de vastos conjuntos de dados de código, gerando desta forma código otimizado tanto para desempenho quanto para a legibilidade. Isso pode contribuir com a diminuição de erros e a melhoria da qualidade global do código.

Otimiza o processo de codificação

O GPT-4 oferece a oportunidade de que desenvolvedores inexperientes possam escrever programação de maneira mais intuitiva, através de linguagem natural.

Apresenta sugestões eficientes no contexto

O GPT-4 pode fornecer sugestões contextualmente intuitivas com base no código que você escreveu. Isto pode permitir que você identifique possíveis dificuldades e aperfeiçoe o código.

Suporta múltiplas linguagens de programação

O GPT-4 possui a capacidade de ser moldado a diferentes contextos de programação, o que o torna extremamente útil para desenvolvimento de software.

Quais as desvantagens do Chat GPT-4?

Embora seja uma ferramenta revolucionária, ainda apresenta seus contras. Entre as principais desvantagens do Chat GPT-4, podemos citar:

  • controle mais limitado nos códigos — devido à capacidade do GPT-4 de produzir códigos baseados no contexto dado, a customização precisa do código ao objetivo desejado se torna algo mais complexo;
  • a depuração é mais difícil — Uma vez que ele cria código baseado na entrada de linguagem natural, detectar e identificar erros no código produzido pode se tornar uma tarefa complexa;
  • ainda não é recomendado para tarefas complexas — ele foi criado com a intenção de gerar códigos computacionais a partir de tarefas e funções mais elementares. No entanto, não é recomendado para tarefas complicadas que necessitam de um conhecimento aprofundado sobre linguagem de programação;
  • exige bastante treinamento — para criar código de excelente qualidade, o GPT-4 necessita de muitos dados de treinamento. Isso pode tornar-se uma tarefa difícil para projetos de programação de software mais limitados.

Como treinar o Chat GPT-4?

Treinar um modelo GPT é um desafio, requerendo uma grande quantidade de conhecimento e capacidade computacional. Para tanto, é necessário coletar texto em grandes quantidades.

Dividido em pequenas unidades chamadas tokens, eles podem variar desde um único caractere até uma palavra inteira. Posteriormente, cada token é convertido em um vetor numérico usando o embedding. Estes vetores são, por fim, a base para o processo de Aprendizagem de Máquina Profunda.

Isso porque ele é um modelo de aprendizado de máquina profunda baseado na arquitetura do Transformer, é instruído para antecipar o token seguinte em uma sequência. Para fazer isso, são fornecidos ao modelo uma série de tokens, e os pesos são otimizados para que haja um mínimo de discrepância entre as previsões e os tokens reais subsequentes.

O GPT-4 possui um recurso adicional, denominado Aprendizagem por Reforço, que consiste em fornecer feedback humano ao treinamento do modelo. Após esse processo, também é possível realizar um ajuste fino. Isso envolve o treinamento de um modelo específico para a tarefa, como o desenvolvimento de um chatbot, por exemplo, com base em um conjunto de dados de perguntas e respostas.

Quais são os impactos do Chat GPT-4 no mercado de trabalho?

Um debate recorrente ao redor do Chat GPT gira em torno da questão de se a ferramenta poderá ultrapassar a eficácia do trabalho humano. O caso do BuzzFeed é especialmente notável, pois a empresa demitiu redatores e optou pelo ChatGPT para produzir listas e testes.

O avanço tecnológico costuma afetar significativamente o mercado de trabalho. O exemplo do Chat GPT oferece às empresas a possibilidade de se valer da inteligência artificial para suprir necessidades que antes eram preenchidas por profissionais.

Por outro lado, essa ferramenta se torna fundamental para otimizar o tempo dos profissionais, os deixando livres para realizarem atividades estratégicas e significativas para as organizações.

Desde que seu lançamento oficial, o ChatGPT tem causado uma comoção, pois segundo notícias, foi responsável por superar 80% dos postulantes durante um processo de seleção.

Recentemente, uma Inteligência Artificial realizou um teste do Google com êxito, a fim de obter uma vaga como engenheiro. Contudo, ainda é preciso avaliar as repercussões desta Chat GPT no universo laboral.

Ainda é cedo para calcular o efeito que o Chat GPT terá no mercado de trabalho, mas esperamos que esta tecnologia continue sendo desenvolvida e traga transformações significativas principalmente às áreas de comunicação, marketing, atendimento ao consumidor, e-mail marketing e à Tecnologia da Informação.

Portanto, a inteligência Artificial pode ser empregada para automatizar ações que são maçantes e rotineiras, dando às pessoas a chance de se concentrarem nas funções que exigem habilidades únicas do ser humano. Isto significa que, para mantermos o nosso lugar no mercado, temos que nos atualizarmos constantemente em comparação aos outros, ao invés de sermos substituídos por uma máquina.

Apesar de a Inteligência Artificial ser tecnicamente apta para realizar algumas tarefas, há ainda muita resistência do público em relação à substituição de um ser humano por uma máquina.

Quais as principais características do Chat GPT 3 e o 4?

Separamos os pontos em que a nova atualização do IA surpreende. Confira abaixo.

Tipo de modelo

O GPT 3 incorpora um modelo de texto generativo especializado em diálogos, enquanto a nova versão se mostra multifacetado, podendo aceitar imagens e entradas de texto para, em seguida, gerar saídas de texto.

Métodos de treinamento

A Arquitetura do Transformador de GPT-4 foi aprimorada para lidar com conjuntos de dados de diálogo e demonstração humana e, além disso, foi preparada com “dados públicos” e “dados de terceiros”, usando um método não especificado e RLHF.

Principais aplicações

Ambas as versões oferecem algumas características úteis para uso cotidiano, incluindo geração de conteúdo textual, resumos, chatbots, redação e aperfeiçoamento de código, bem como sistemas de interação. No entanto, o GPT 4 possui análise e explicação de imagens.

Quais os próximos passos com o Chat GPT-4?

O ChatGPT pago possibilita conexão à web e a plugins que ampliam suas possibilidades. Com esses plugins, é possível gerar recursos como gráficos, esquemas e notebooks Python, resultando em várias soluções.

A OpenAI desenvolveu o CodeInterpreter, um modelo experimental que promete solucionar problemas com código Python, seja executado em Jupyter Notebooks. Você pode enviar qualquer tipo de arquivo para que o modelo realize análises, e em seguida produza um novo arquivo para baixar.

Como usar ChatGPT-4 grátis?

Você pode usufruir da nova versão do ChatGPT sem nenhum custo através do Microsoft Edge com seu mecanismo de pesquisa Bing. Esta versão customizada oferece resultados mais assertivos. Para aproveitar, vá ao “https://www.bing.com/new” e clique em “Chat Agora”.

Como usar na prática para estratégias on-line?

O fato é que o chatGPT 4 apresentará uma nova esfera desde otimizações de conteúdos para SEO, sites e marketing. Entenda, com detalhes, como utilizar na prática para melhor performance no mundo digital.

Otimizações SEO

Com tantas maneiras de contribuir na produção de conteúdo, o ChatGPT é uma ótima solução para os profissionais de SEO que não possuem tempo suficiente para fazer uma pesquisa de palavras-chave. Ele não é capaz de oferecer um número mensal de buscas, mas é útil quando falta inovação e não se sabe por onde começar.

Além disso, O ChatGPT-4 pode facilitar o trabalho de encontrar tópicos específicos para seu público-alvo, com seleção de palavras-chave de antes ou pedir por mais é possível. Para receber sugestões, você pode inserir o comando “Apresente temas de conteúdo direcionados ao público X”. Se a inteligência artificial não entender, você pode aprimorar a requisição até encontrar a solução desejada.

Criação de sites

Como ferramenta de linguagem, o ChatGPT 4 oferece uma diversidade de aplicações para o desenvolvimento web. Por exemplo, um desenvolvedor full-stack pode recorrer a ele para:

  • geração de trechos e exemplos de código que auxiliem na implementação de características e recursos específicos;
  • responder dúvidas técnicas relacionadas ao projeto de criação do site, como explicações de um conceito de programação ou boas práticas relacionadas;
  • recomendar utensílios, bibliotecas e mecanismos para promover o processo de desenvolvimento e aperfeiçoar a performance.

Ademais, esta versão de IA pode amparar os usuários a estabelecerem a estrutura básica dos seus sites, desenhando o arranjo das páginas e produzindo alguns temas de conteúdos.

Estratégias de marketing

O ChatGPT oferece inúmeras oportunidades para empreendedores que buscam soluções de marketing digital. Um exemplo deste recurso são os chatbots, ferramentas desenvolvidas por computadores para gerar diálogos com os usuários.

Graças ao ChatGPT, é possível criar esses mecanismos que conseguem entender o significado das palavras e proporcionar respostas com maior precisão e um toque mais humanizado.

Os usuários também podem usufruir dos serviços de assistentes virtuais para simplificar tarefas complexas, desde a realização de compras on-line até a oferta de suporte técnico. Estes sistemas se parecem com uma conversa real entre humanos, permitindo uma maior satisfação dos clientes e uma melhor experiência de compra.

Ao longo deste guia detalhado sobre Chat GPT-4, examinamos de perto as suas principais mudanças com a versão anterior, oferecendo uma compreensão detalhada de suas diferenças. Afinal, essa tecnologia já nos trouxe para uma nova esfera de revolução para a humanidade para alcances inimagináveis, desde o mundo on-line, até o dia a dia.

Gostou do nosso guia completo? Então, já aproveita e compartilhe-o nas redes sociais para que seus amigos fiquem por dentro das funcionalidades dessa nova tendência!