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Dicas

Design Sprint: entenda como usar essa metodologia nos seus projetos

Os tempos atuais demandam uma atenção constante a novidades. Particularmente no setor de TI, os gestores precisam estar sempre atentos às possibilidades e inovações que o mercado pode oferecer e aplicar nas atividades rotineiras.

Portanto, seguir os avanços tecnológicos é indispensável para garantir um melhor rendimento produtivo e Design Sprint é uma das técnicas mais usadas nesse sentido. Assim, adotar essa metodologia para os setores da empresa que lidam com a tecnologia é extremamente vantajoso.

Essa ferramenta ajudará a sua empresa a ganhar força no mercado, se destacando dos concorrentes, uma vez que conseguirá apresentar ideias inovadoras para conquistar a confiança dos seus consumidores.

Quer saber mais sobre essa incrível abordagem que ajudará a sua equipe a “tirar do papel” aquela ideia que está parada há tempos? Então, aproveite essa oportunidade para ler este artigo que preparamos e aprofunde seus conhecimentos sobre o tema!

Afinal, o que é design sprint?

Design Sprint é uma das principais novas abordagens de solução de problemas para as organizações, sendo essencial para a área de Tecnologia da Informação. É semelhante ao modelo Kanban e trata-se de um método ágil que se alinha a outros, como SMART, Lean e Kanban, contribuindo para a realização de avaliações de projetos dentro da empresa.

Sua proposta é uma abordagem de “design express”, onde grupos de pessoas se reúnem em sequência ao longo de 5 dias, analisando o projeto em questão, identificando aspectos críticos, os aspectos positivos e fazendo testes com usuários. Esta abordagem foi criada pela Google Ventures, uma subsidiária da gigante da tecnologia que busca oferecer soluções inovadoras.

Com o objetivo de racionalizar o tempo de produção, os profissionais responsáveis criam, desenham e projetam a ideia em até 5 dias, resultando em um produto que foi previamente testado com usuários e que pode ser entregue em apenas 40 horas.

A metodologia Design Sprint é frequentemente aplicada em startups para gerar inovações, que exigem maturação, e também em grandes corporações para a criação de projetos internos. Esta abordagem envolve a participação de uma variedade de profissionais, como o CEO ou outro detentor de interesses, designers, um Gerente de Produtos, alguém com expertise no conhecimento dos usuários do produto e também um especialista técnico relacionado ao produto. Finalmente, um mediador é necessário para guiar as reuniões.

Como ela funciona na prática?

O Design Sprint foi criado para acelerar o ciclo entre o conceito de um produto e o seu lançamento ao mercado, bem como a usabilidade. Normalmente, o processo de criação pode se prolongar por semanas, enquanto este método permite que as possíveis melhorias sejam identificadas com maior agilidade.

Dessa forma, essa metodologia é ideal para aquelas empresas que desejam acelerar a formação de hipóteses, medição dos resultados e correções desses resultados. Ela funciona em cinco dias pelas seguintes etapas:

  • mapeamento — no primeiro dia do Design Sprint, toda a equipe se reúne para compreender a questão por trás do projeto para melhor organização. É possível que ela seja uma correção para algo que já existe, uma melhoria de um processo existente ou a criação de algo completamente novo. Nessa etapa, tudo deve ser discutido a fundo até que se chegue a um ponto de partida e se estabeleça um objetivo a ser alcançado até o quinto dia;
  • idealização — no segundo dia, após a identificação do problema, é hora de pensar em soluções. Utilizando a técnica de brainstorming, o time pode opinar livremente, fornecendo vários pontos de vista para possíveis soluções. Ter uma equipe diversificada resulta em contribuições ricas, visto que cada um apresenta uma ótica única. Ao final, todas as ideias são agrupadas e discutidas;
  • decisão — no terceiro dia, quando já foi identificado um problema e várias ideias foram sugeridas, estamos prontos para deliberar sobre quais delas são adequadas para serem experimentadas. O critério aqui é observar seus potenciais resultados, avaliar se as ideias são factíveis de serem executadas, e verificar se a implementação delas é viável;
  • prototipagem — com a ideia de teste já escolhida, é o momento de dar forma ao protótipo. Esta não é a etapa de criação de um produto acabado, mas de tornar a solução visível para que o usuário possa testá-la em um ambiente controlado. Por isso, vale usar programas on-line, impressão 3D e outras alternativas para finalizar o protótipo no quarto dia, bem como programar as atividades de teste;
  • teste — depois de uma intensa semana de reuniões, o último dia do Design Sprint foi reservado para realizar testes. Em outras palavras, isso significa que os protótipos foram entregues para os usuários e seus feedbacks foram coletados em tempo real.

Terminando as etapas do Design Sprint, a equipe de TI pode reunir todos os dados obtidos nos experimentos e construir um plano de ação para impulsionar a evolução da solução.

Quais são os tipos de design sprint?

De maneira geral, existem quatro tipos de design sprint que podem ser abordadas na solução de problemas diversos. Entenda agora quais são.

Design sprint de produto

A aplicação mais comum da metodologia é o Sprint de Produto, que permite gerar inúmeras ideias, tais como: um completo Mapa de Experiência do Usuário; Protótipos que auxiliam a testar novas funcionalidades; e, ainda, Protótipos Interativos para validar novos fluxos.

Design Sprint do processo

Uma vez adotada, a metodologia pode transformar drasticamente o desempenho das atividades empresariais, alcançando desde áreas como Recursos Humanos, até Direito, Marketing e Finanças. No fim de cada sessão de otimização, os resultados podem ser compilados em um mapa de fluxos, um estudo do ambiente circundante e um plano de aplicação.

Design sprint de visão

Esta é uma corrida que focaliza os benefícios a longo prazo. O objetivo é prever o que um produto pode se tornar no futuro, investigando assim desafios e possibilidades amplas. O sprint de visão ajuda a identificar ferramentas e recursos necessários para que se alcance este objetivo de produção futura.

Design sprint mirando a lua

Esse sprint tem o objetivo de proporcionar inovação. O time é convidado a olhar além dos limites e criar algo que nunca existiu antes. O resultado não precisa ser um produto acabado. Pode ser também um plano de ideias disruptivas, uma apresentação com propostas e soluções para algum problema ou ainda um vídeo inspirador que mostre as oportunidades.

Para quem o Design Sprint é indicado?

O Design Sprint é indicado para:

  • novas startups;
  • ideias imaturas que ainda precisam ser trabalhadas;
  • projetos internos;
  • criação e lançamento de um novo produto;
  • usar o seu produto ou serviço para resolver uma dor do mercado ainda não solucionado;
  • melhorar a experiência e os resultados dos usuários;
  • acelerar o processo de desenvolvimento dos Devs;
  • adicionar novas features a um produto;
  • criar novas perspectivas quando as ideias da sua equipe estão estagnadas.

Quais as vantagens do Design Sprint? 

O Design Sprint ajuda a empresa a se destacar da concorrência, tendo em vista que essa ferramenta facilita a criação e aperfeiçoamento de ideias que auxiliam no crescimento do negócio. Além disso, ela também oferece muitos outros benefícios. A seguir, listamos os principais deles. Acompanhe.

Inovação

O Design Sprint pode ser facilmente integrado ao seu programa de inovação, permitindo que o seu time desenvolva melhor as suas ideias e incentivando-o a “pensar fora da caixa”.

Com essa abordagem, você tem acesso a uma estrutura clara e a um cronograma rigoroso, que faz com que a equipe se concentre intensamente em um problema específico. Como eles estão focados em uma só questão, todos os envolvidos conseguem ter ideias mais criativas e inovadoras — embora nem todas sejam usadas, o brainstorm é de grande valia para o resultado do projeto.

Além disso, essa ferramenta também permite que você identifique talentos mais engajados com o projeto e que têm uma visão mais ampla da empresa, das soluções que ela pode oferecer e onde ela pode chegar. Ter essas informações em mãos é fundamental para entender quem está preparado para assumir uma liderança no futuro ou até mesmo nesse momento.

Mais produtividade 

O Design Sprint contribui para a redução de tempo de entrega de protótipos, tornando a detecção de eventuais problemas muito mais ágeis.

Dessa forma, há um ganho produtivo, uma vez que o time tem mais tempo disponível para se dedicar a outras atividades envolvidas no processo, sem a necessidade de lidar constantemente com retrabalhos desnecessários.

O mais bacana é que, durante o Design Sprint, todas as atenções estão voltadas para um único problema, assim, as distrações são evitadas, pois todos os membros da equipe estão alinhados e trabalhando na mesma direção.

Vale destacar também que o processo exige que a equipe tome decisões rápidas. Isso faz com que a procrastinação e a indecisão — situações muito comuns em projetos de longo prazo — sejam eliminadas.

Ao concentrar a resolução de problemas em uma semana intensiva, o Design Sprint acelera a produção. Isso porque as equipes conseguem passar rapidamente da concepção de uma ideia para a criação e teste de um protótipo, reduzindo o tempo necessário para levar inovações ao mercado.

Otimização de recursos

Perder tempo e dinheiro por causa de decisões equivocadas é algo comum no empreendedorismo, porém, não pode se tornar corriqueiro — é nesse momento que o Design Sprint aparece como uma ótima solução.

Ele ajudará a tornar esse tipo de cenário menos frequente em seu negócio, uma vez que, durante esse processo, você entenderá qual caminho deverá seguir.

Isso significa que será possível economizar em:

  • custos de projeto;
  • engenharia;
  • desenvolvimento.

Com o uso adequado dos recursos, você conseguirá colocar no mercado a sua ideia antes dos seus concorrentes.

Lembre-se de que quando você testa os protótipos com usuários reais ao final do processo, é possível que as equipes obtenham feedback valioso antes de investir mais tempo e dinheiro no desenvolvimento do projeto. Assim, eles conseguem criar algo que realmente influenciará positivamente na satisfação do seu potencial cliente.

O principal objetivo é identificar problemas e ajustar soluções precocemente, economizando recursos que poderiam ser desperdiçados em ideias inviáveis.

Tempo menor de produção

Com um menor tempo de produção, é possível fazer um maior número de entregas aos clientes. Com isso, você consegue gerar valor a ele, mostrando que as soluções em andamento estão sendo aprimoradas.

O Design Sprint ajuda a minimizar riscos que podem comprometer o bom desempenho do produto, uma vez que os erros podem ser detectados previamente.

Dessa forma, mesmo que eles aconteçam, as correções serão realizadas imediatamente antes que maiores danos sejam causados.

Ao validar ideias e protótipos cedo no processo, a equipe evita um retrabalho significativo durante as fases posteriores do desenvolvimento, acelerando o tempo de produção.

Como o Design Sprint pode ser usado no desenvolvimento de sistemas?

Em um primeiro momento, o Design Sprint ajudará você a encontrar a solução que o seu sistema ajudará a resolver. Quando o projeto estiver em andamento, a ferramenta auxiliará no entendimento dos obstáculos a serem superados em determinada etapa, permitindo que a sua equipe identifique eventuais problemas que possam ocorrer no futuro.

Caso algo precise ser acelerado, o Design Sprint agiliza diversos processos, permitindo que os times visualizem melhor as demandas que precisam ser executadas e qual o nível de prioridade de cada entrega.

Para o caso da necessidade de integração das equipes, essa ferramenta também ajuda a aumentar a cooperação entre os colaboradores, evitando atritos ou conflitos.

Por fim, todo esse processo ajudará a identificar e focar nas funcionalidades mais importantes e de maior impacto para o sistema, permitindo que a equipe não desperdice tempo e recursos em funcionalidades menos críticas.

Vamos supor que você precise criar um sistema de gerenciamento de projetos. Para isso, a equipe que participará do Design Sprint precisará:

  • entender o problema e mapear as etapas necessárias para a criação do projeto;
  • esboçar soluções;
  • escolher a melhor solução e fazer o planejamento do protótipo;
  • identificar quais ferramentas serão utilizadas;
  • trabalhar juntos na criação do protótipo;
  • fazer testes com os usuários e coletar feedbacks.

Percebeu como o seu time consegue trabalhar mais alinhado? Ao ser aplicado na área de Tecnologia da Informação, o Design Sprint se apresenta como uma estratégia eficaz para melhorar os resultados da empresa, possibilitando o desenvolvimento de ideias claras e bem estruturadas para serem mostradas aos clientes em potencial.

Gostou de entender mais sobre o Design Sprint? Outro tema fundamental é saber sobre as metodologias ágeis para maior produtividade. Aproveite a visita aqui no blog, acesse o link e aprenda tudo sobre o tema!