fbpx
Hospedagem

5 passos para migrar de hospedagem sem erros!

Migrar hospedagem é um assunto que muitos preferem evitar. Afinal, após todo o planejamento do site, a única coisa que desejamos é que ele esteja em pleno funcionamento e traga retornos financeiros para nossa empresa, sem complicações. Contudo, como imprevistos podem acontecer, desde bugs e até mesmo incompatibilidade nos serviços, as vezes se torna mais vantajoso realizar a mudança.

No entanto, alguns cuidados são necessários para que esse processo seja um sucesso e para essa missão, preparamos este post para explicar o funcionamento da migração de hospedagem e os passos para você realizá-la com sucesso. Porque uma hospedagem de qualidade é o segredo para o êxito no mundo digital. Acompanhe!

Entenda como funciona a migração de hospedagem

Para migrar hospedagem, antes de tudo, é preciso realizar uma pesquisa detalhada sobre plataformas renomadas no mercado. Dessa forma, fatores como versatilidade, boa variedade de plugins e usabilidade faz toda a diferença na maior fluidez e retorno financeiro do investimento, isso porque o site responsivo é um detalhe crucial nas conversões e interações dos seus clientes.

Ou seja, contar com liberdade para alterar o estilo do seu design, uma maior abrangência de ferramentas otimiza seu site e auxilia nas boas práticas do SEO, além de possibilitar fazer mais instalações conforme suas necessidades. Por fim, ter uma plataforma descomplicada e intuitiva é vital para maiores resultados no dia a dia da equipe.

Para fazer a migração da hospedagem, será necessário fazer um inventário de tudo que será preciso para a mudança, sendo um verdadeiro checklist. De forma geral, você pode começar a se organizar seguindo os seguintes parâmetros:

  • avaliar os arquivos do servidor de hospedagem;
  • registrar todas as contas de e-mails e mensagens, caso tenha;
  •  realizar as configurações da hospedagem;
  • apontamento de domínio DNS para o servidor.

Contudo, lembre-se que esses pontos não se aplicam em todas as situações, isso porque se você tem utilizadores de sites como Wix ou ferramentas que funcionem como serviço (WordPress), será importante seguir tutoriais específicos.

Além disso, tenha cuidado em só cancelar a hospedagem antiga quando tiver certeza que tudo foi migrado corretamente. A dica que damos é deixar para cancelar o antigo provedor após alguns dias de migrar hospedagem. E, se caso algum imprevisto aconteça, você poderá comparar o novo modelo com o antigo e avaliar o que será necessário para correções.

 5 passos para migrar hospedagem com sucesso

Separamos cinco passos úteis para que você realize a migração da hospedagem com praticidade. Confira!

1. Realize o backup e upload

Um backup eficiente garante maior segurança de dados evitando falhas e perdas de arquivos importantes da sua empresa. Contudo, o ponto importante para ficar atento é que cada serviço de hospedagem apresenta suas próprias regras em fazer o processo. Então, frisamos que sempre procure o tutorial referente a antiga hospedagem.

Com o backup feito, basta fazer o upload dos dados. Embora seja um processo comum, é preciso atenção nos detalhes para evitar problemas de perdas e informações corrompidas. Esse processo pode ser basear em três etapas — o upload, importar o banco de dados e por fim, fazer os ajustes gerais de conexão.

2. Faça uma linguagem de programação compatível

Será o tipo de linguagem que determinará qual tipo de hospedagem será mais recomendado ao site. Portanto, será o próprio provedor que identificará qual modelo mais indicado no seu negócio e que traga mais versatilidade.

3. Altere o DNS

Antes de migrar hospedagem, o DNS do seu domínio será direcionado a um novo provedor. Porém, esse ponto não inviabilizará seu serviço. Afinal, a mudança de DNS acontece em qualquer tipo de extensão de domínio.

4. Observe possíveis incompatibilidades

Problemas com incompatibilidade podem surgir, especialmente relacionado com o Sistema de Gestão de Conteúdos (CMS). Inclusive, é comum muitos utilizarem o WordPress para administração do site e haver problemas nesse sentido com instabilidades.

Portanto, após você concluir a migração da hospedagem, observe o desempenho das funcionalidades e plugins. Caso encontre falhas, entre em contato com o provedor o quanto antes.

5. Realize o cancelamento do antigo provedor

Com tudo pronto, agora é só cancelar o provedor antigo para que a nova hospedagem fique totalmente disponível para você configurar perfeitamente.

Contudo, caso você esteja realizando a migração manualmente, será preciso um bom conhecimento técnico e comandos que serão melhor compreendidos por profissionais especializados. Dessa forma, para que o processo de migrar hospedagem seja um sucesso, contar com uma empresa experiente será o segredo para uma transição segura e prática. Confira, no próximo tópico, como poderá contar com as nossas soluções.

Fornecedores experientes no assunto? Conte com a Valuehost!

Nós, da Valuehost, somos referência quando o assunto é hospedagem de site e Revenda desde 2009, com mais 50.000 sites hospedados por todo o Brasil e exterior. Contamos com serviço de atendimento completo via chat, telefone, Ticket de Suporte, além de melhor custo-benefício. Inclusive, nossos planos possuem uma gama de serviços como:

  • cPanel/WHM;
  • criador de site responsivo grátis, com mais de 190 templates;
  • certificado SSL grátis;
  • backup automático;
  • instalador de apps grátis;
  • performance Nginx;
  • CloudFlare;
  • BoxBilling.

Além disso, nossos recursos de hospedagem apresenta diversos recursos ilimitados, no entanto, por motivos de estabilidade e qualidade no serviço, não trabalhamos com revenda de hospedagem ilimitada para que o serviço seja fluido e tráfego ilimitado. E, se você estiver precisando de uma força para migrar hospedagem, nossa equipe especializada estará pronta para atendê-lo 24 horas, sete dias por semana.

Afinal, nós dispomos de datacenters profissionais certificados e Servidores Robustos com 128 GB de RAM e 40 núcleos, além de largura de Banda e Rede de 1 GBps, com segurança de dados com backup garantida e RAID nos servidores, proteção Firewall e muito mais.

Você viu como migrar hospedagem requer planejamento detalhado e conhecimento mais especializados para nada não passar nada despercebido. Seguindo os cinco passos citados aqui, esse processo será mais fluido e prático.

Quer saber mais como migrar a hospedagem de maneira prática e eficiente? Então, entre em contato com um dos nossos especialistas do assunto agora mesmo e tire todas as suas dúvidas!