Seja para divulgar um negócio, construir uma imagem profissional ou alcançar um público mais amplo, é fundamental ter um site para sua marca. Uma página bem estruturada ajuda a transmitir credibilidade e facilita o contato entre negócio e público. E, atualmente, é bem fácil conseguir criar o próprio site para seu negócio.
Para isso, você precisa de um domínio, um endereço específico para seu site. Com um domínio, você pode criar links mais limpos e endereços de e-mail, entre outras coisas. E há vários tipos de domínios disponíveis, de acordo com a natureza do seu site.
É bem mais fácil conseguir um hoje, mas ainda é possível ter alguns problemas com domínio, seja ao tentar criá-lo ou ao utilizar seu site no dia a dia.
Ficar sem sua página pode custar alguns clientes ao longo do tempo, então é melhor lidar com estas questões o quanto antes. Veja aqui alguns dos principais problemas com domínio que você pode ter e quais são as formas mais comuns de solucioná-los.
1. Domínio fora do ar
Para que qualquer usuário consiga acessar um site, é necessário passar por um sistema bem complexo de redes, domínios e servidores. Os dados do seu site ficam armazenados em um servidor específico, o qual é identificado pelo seu domínio. Quando alguém pesquisa pelo seu site, a solicitação viaja até o servidor, de onde sai uma resposta.
Porém, também existem casos em que o domínio está fora do ar, ou seja, não pode ser acessado. Isso pode acontecer devido a um problema no servidor de hospedagem, como um erro de processamento, suspensão do servido devido a uma atualização ou mesmo como resultado de um ataque contra o servidor. E com tantas possibilidades, é difícil apontar uma solução específica.
O primeiro passo é entrar em contato com seu provedor. Se for um problema generalizado, então você deve ter uma resposta bem rápida, mas não deve ser resolvido tão cedo. Se for um problema pontual, pode ser solucionado mais rápido, dependendo de qual for a causa identificada.
Também já ocorreram problemas de escala maior, na própria infraestrutura da internet. Em 2020, por exemplo, houve queda de vários domínios.com.br, onde um erro durante uma atualização de larga escala derrubou três grandes servidores.
2. Banco de dados
O banco de dados é o servidor onde as informações de um site, incluindo cadastros e pontos de acesso, estão armazenados. Para que uma imagem seja guardada dentro do seu site, por exemplo, ela precisa estar hospedada em um banco de dados, ter um nome específico e um endereço o qual pode ser referenciado.
Alguns problemas com domínio ocorrem porque não é mais possível acessar esse banco de dados, fazendo com que certas informações fiquem faltando. As causas são bem variadas, indo desde dados corrompidos dentro, firewall bloqueando o acesso, falha na instalação do domínio, entre outras coisas.
A solução aqui vai depender da escala do seu domínio e do seu banco de dados. O mais comum é utilizar um servidor terceirizado para armazenar essas informações, então é lá que costuma estar o problema. Garanta que o endereço usado para o servidor está correto e que os arquivos também são referidos da forma certa.
3. Domínio em uso
Às vezes, os problemas com domínio podem ser algo simples e fácil de resolver. Um bom exemplo disso é o caso em que o domínio que você deseja registrar já está em uso. Como esse endereço já tem um dono, tentar criar outro site com o mesmo domínio tornaria quase impossível para o sistema diferenciar um do outro em uma busca.
A primeira solução é a mais simples: pensar em outro nome para o seu domínio, de modo que fique devidamente diferenciado. Talvez você tenha outras opções de identificação que sejam até melhores para sua marca. Por isso é recomendado testar nomes diferentes para garantir que você terá algumas alternativas à sua disposição.
Outro caminho é entrar em contato com o dono do domínio atual e tentar negociar. Em alguns casos, pode ser que o domínio seja antigo e não tenha passado por muita manutenção. Sendo assim, você pode comprá-lo e ficar com o nome. Também pode ser que o domínio já esteja inativo a muito tempo e você consiga liberá-lo para registro novamente.
4. Erro de ativação de domínio
Digamos que você acabou de dar entrada em um domínio, escolheu seu nome e ele está disponível. Tudo que resta é fazer sua ativação junto ao serviço de hospedagem para que o site se torne acessível. Porém, ao longo do processo, pode ser que você cometa algum erro ou algum dado fique pendente. O resultado é que o domínio também ficará inacessível por erro de ativação.
Um bom provedor deve ter um passo a passo sobre como realizar a ativação correta do seu domínio, incluindo todos os dados exigidos. Se algum detalhe ficou pendente, você pode seguir as mesmas instruções para preencher esses dados e retificar o seu cadastro.
Se isso não der certo, a próxima alternativa é entrar em contato com o provedor e reiniciar o cadastro. É comum que leve algum tempo para o domínio ser propagado, então é melhor ter paciência para ver se a solução funcionou.
5. Erro de DNS
Pode ser que você tenha problemas com domínio não na parte da hospedagem ou cadastro, mas ao tentar acessar seu conteúdo. Esses são os chamados erros de DNS (Domain Name System). Quando um desses ocorre, significa que o navegador não conseguiu estabelecer uma conexão com o servidor onde o site está hospedado.
Nesse caso, é mais comum que o problema seja da parte do usuário do que do provedor. Um defeito de conexão em sua rede, no navegador ou no próprio computador. Reiniciar os dispositivos é a solução mais comum, pois permite uma nova conexão limpa. Caso isso não funcione, pode ser um problema de hardware ou necessidade de atualização do seu software.
Encontrar um bom provedor já ajuda a prevenir vários problemas com domínio do seu site. Se você souber identificar essas dificuldades, já terá um ponto de partida para encontrar a solução mais rápido.
Para saber ainda mais sobre domínis, servidores e acessar conteúdos exclusivos na área de TI, assine nossa newsletter!