Foi o tempo em que, para divulgar uma marca, produto ou serviço, as empresas dependiam de veículos de mídia tradicionais. Com a evolução da internet e acesso massivo aos smartphones, o contato B2C ou B2B tornou-se diretor e segmentado. Nos veículos de mídia racionais, o foco era atingir o máximo de pessoas possível, para depois encontrar o seu público alvo no meio da multidão. Com as ferramentas digitais você cria campanhas direcionadas a quem você deseja.
Além de usar as redes sociais e marketplaces abertos, as empresas podem ter o seu próprio espaço online, personalizando do seu jeito, monitorando o tráfego e mapeando os dados para gerar insights. Criar um site, um blog, um e-commerce próprio e adaptá-los ao seu modelo de negócios, dependente de uma boa base, que pode ser uma hospedagem ou um servidor dedicado, a depender do tamanho de sua estratégia.
Neste post, trazemos dicas para ajudar a sua empresa a crescer na internet, aproveitando as tecnologias disponíveis e escolhendo o ambiente correto para estabelecer sua base digital. Confira!
Como uma empresa pode crescer na internet?
A internet oferece vários caminhos para o crescimento de empresas de todos os setores e portes. É possível crescer com sucesso utilizando as redes sociais, estudando seu funcionamento, algoritmos e público-alvo.
Outra forma de crescer é utilizando os grandes marketplaces para vender produtos e serviços para pessoas do mundo todo. E, para quem busca uma estratégia mais sólida, é possível crescer e criar sua própria infraestrutura, a partir de um serviço dedicado, que servirá de base para a criação de um projeto robusto, com sites, sistema de gestão, blog, e commerce, etc.
Veja abaixo algumas dicas básicas para iniciar essa estratégia.
Não tenha pressa
Qual é o nível de maturidade digital de sua empresa atualmente? Saber responder essa pergunta será importante para definir os passos que virão a seguir, para que você possa traçar seu caminho rumo ao crescimento na internet.
Não tenha medo de errar, pois as melhores estratégias de crescimento na internet foram elaboradas tijolo por tijolo, com tentativa e erro, até chegar a fórmula que funciona para a empresa.
Primeiro, você precisa definir seu público alvo, depois, precisa descobrir as formas como esse público se comporta na internet, as redes sociais que usam, o horário que estão ativos, como ele se comunicam etc. A partir daí, você pode ajustar o seu conteúdo para atingi-los, e preparar as estratégias para a conversão.
Você pode utilizar, por exemplo, as estratégias dos testes A/B para refinar seu conteúdo. Para isso, você deverá criar dois conteúdos diferentes que tenham o mesmo objetivo e identificar qual deles tem mais sucesso.
Por exemplo, você cria uma landing page com cores quentes e outra com cores frias e analisa os dados para ver qual obteve maior taxa de cliques. Se for a de cores quentes, você faz um novo teste, agora, com duas cores quentes para ver qual se destaca e vai refinando até chegar num modelo ideal. Esse teste vale para tudo na internet.
Entenda a diferença entre produzir e consumir conteúdo
Esse é um erro comum de quem está iniciando as estratégias online, não entender a diferença entre o consumidor e o produtor de conteúdo. O fato de estarmos conectados 24 horas por dia em nosso smartphones, pode passar a falsa impressão de que já sabemos como funciona a internet e os conteúdos que fazem mais sucesso.
Só que existem dois pontos importantes nessa questão. A primeira, é que não necessariamente o público-alvo de seus produtos ou serviço tem o mesmo perfil de consumo digital que você. Isso significa que, o que você acha interessante e engajante pode não funcionar com eles.
O segundo ponto a ser analisado é que o trabalho de uma empresa para crescer na internet não se baseia apenas no que o lead verá na tela. Existe todo um planejamento por trás de uma estratégia digital, que envolve análise de dados, escolhas das melhores ferramentas, criação de bons conteúdos, seleção dos melhores profissionais, escolha de boas hospedagens e servidores, entre outras. O que o cliente vê é somente a ponta do iceberg.
Não foque em quantidade
Você não precisa ter milhões de seguidores para que sua estratégia seja considerada um sucesso, você precisa atingir as pessoas certas. Existe um termo muito utilizado em estratégias digitais, que é chave para o sucesso: o engajamento.
Se você tem mil seguidores e cada material digital que você produz atinge 600 pessoas, você está com um bom engajamento. Seu produto ou serviço chegará às pessoas que têm interesse nele e suas chances de conversão aumentam.
Por outro lado, se você tem 100 mil seguidores e seus materiais só atraem a atenção de mil, sua estratégia está falhando em algum ponto, afinal, 99 mil pessoas que te seguem não estão recebendo ou se interessando pelo que você está oferecendo a elas.
Conseguiu perceber que a quantidade não faz diferença? Você precisa atingir o público certo, na hora certa e com o conteúdo certo, para direcioná-los para onde você deseja. Para crescer na internet, você precisa ter term objetivos como base do planejamento:
- o seu público precisa encontrar a sua empresa;
- seu conteúdo deve gerar interesse;
- você precisa entregar algum valor para eles;
- sem consistência não há engajamento.
Por que é importante contar com uma boa hospedagem?
Por melhores que sejam as redes sociais para as estratégias de marketing digital e demais ações na internet, a sua empresa precisa ter um espaço próprio. Podemos até trazer uma metáfora esportiva que funciona bem nesse contexto: um time sempre joga melhor em casa, afinal, ele está todo dia ali, sabe todos os caminhos e atalhos.
Quando você tem seu próprio site, e-commerce, seu chatbot, seus formulários, tudo integrado em um único servidor, elaborado para as suas estratégias, você passa a ter o domínio de toda a situação.
Mesmo que você não conte com uma equipe extensa de profissionais, pode terceirizar a parte operacional, contatando um servidor ou hospedagem gerenciando e uma equipe de desenvolvimento para botar no ar seu site e e-commerce. O importante é que você tenha um local para onde direcionar seus leads atraídos nos múltiplos canais possíveis, um ambiente com cara de sua empresa.
Esperamos que nosso post ajude nas suas estratégias para crescer na internet. Comece tijolo por tijolo, saiba qual é seu público-alvo e tenha o seu ambiente próprio para direcionar seus futuros clientes. Para garantir essa base, conte com um bom servidor de hospedagem, disponibilizado por um provedor que trate sua empresa como uma parceira de negócios.
A ValueHost tem todas as ferramentas necessárias para sua empresa crescer na internet, com opções de servidores dedicados e hospedagens para todas as demandas de recursos e orçamentos. Além disso, você tem acesso a um criador de sites gratuitos, domínio e e-mails personalizados e ganha 30 dias grátis para testar nossos serviços.
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