Ter um bom volume de acessos é essencial para qualquer site, seja uma página corporativa (oficial), seja um blog ou loja online. Produzir conteúdos ricos, ter uma página atrativa e otimizada é indispensável, mas levantar e analisar métricas de sites ajuda a melhorar os resultados. Sem o uso desses parâmetros sua estratégia virtual pode não ser tão eficiente quanto você gostaria.
Elaborar materiais de qualidade e ser bem posicionado na web é fundamental. É algo tão concreto que o Google sempre otimiza seus recursos de ranqueamento para posicionar postagens realmente interessantes.
As métricas que podem ser visualizadas por meio do Google Analytics, uma solução gratuita, ajudam a compreender como sua página está atualmente a fim de saber o que pode ser aprimorado. Já utiliza a ferramenta ou pretende experimentá-la? Então conheça as principais métricas de site que devem ser observadas com frequência. Entenda o que elas significam e algumas recomendações para melhorá-las. Boa leitura.
1. Número de visitas
Essa é uma métrica é bastante direta e fácil de ser mensurada, pois corresponde ao número de acessos obtidos por meio das campanhas realizadas pela sua empresa de forma direta ou indireta. Atrair uma audiência nova e qualificada para o fluxo comercial do seu negócio deve ser uma das suas prioridades. Para isso, é necessário evidenciar qual é o valor das suas ofertas e o que as pessoas ganham indo até seu site.
2. Taxa de rejeição
Mede o percentual de internautas que acessaram uma única página do seu site e o abandonaram em seguida. Aqui, vale mencionar que nem sempre uma rejeição alta é um transtorno, pois se o objetivo da conversão não for fazer usuários acessarem outras páginas, está tudo bem. Ou seja, se você deseja direcionar um vistante para uma página de produto para ele realizar uma compra específica, a taxa de rejeição pode ser elevada.
Em contrapartida, se a página for um blog com atualizações constantes, a recomendação é baixar essa métrica. Dessa forma, você saberá se as pessoas que acessam seu blog estão consumindo diversos conteúdos por vez.
3. Taxa de cliques
Acompanhar o engajamento da audiência é uma maneira inteligente de compreender com ela responde às suas ofertas de conteúdos. Logo, a taxa de cliques é uma métrica de conversão importante para saber como seu site está sendo usado, pois quanto mais usuários clicam em uma oferta, maior o seu poder de convencimento.
4. Páginas acessadas
O número de páginas acessadas é uma métrica essencial para saber se a navegabilidade do seu site e a qualidades dos seus conteúdos estão sendo eficientes. Se você percebe que o número de visitas está satisfatório, mas também nota que o total de páginas visitadas por sessão está reduzido, isso mostra que seu site pode estar com layout e performance prejudicados, comprometendo a experiência dos visitantes e levando ao abandono.
5. Taxa de conversão
Esse é um indicador que nunca deve ser ignorado na hora de analisar resultados do seu site, pois ele é indispensável para descobrir se as suas abordagens estão gerando retornos relevantes, como aumento da satisfação do público, vendas diretas e fidelizações.
Portanto, a taxa de conversão indica a parcela de visitantes que escolheu considerar a proposta da sua empresa. Ou seja, isso não significa que eles vão efetivamente comprar produtos ou contratar serviços. Afinal de contas, as conversões podem ser ligações (ou contatos em chats), solicitações de orçamento, inscrições no blog, entre outras ações.
6. Leads gerados por artigo
Quantidade de leads gerados por cada artigo do seu blog corporativo. Tráfego elevado é excelente, mas ter leads qualificados é essencial para medir os impactos que seu site gera para os negócios. É importante saber o quanto seu blog contribui para a geração de leads para a sua empresa.
Ao levantar esse dado, você identifica quais conteúdos favorecem mais a obtenção de clientes em potencial. Assim, você saberá como otimizar conteúdos, fazer o agendamento de postagens, selecionar imagens atrativas etc., a fim de aumentar a audiência de forma estratégica.
7. Origem do tráfego
Essa métrica descobre em quais meios (canais e recursos) seus leads chegam nos sites da sua empresa, que podem ser por meio de:
- buscas orgânicas – proveniente de ferramentas de pesquisa, como Google, YaHoo! e Bing. Blogs corporativos, por exemplo, têm grande parte de seus acessos por meio desse canal. No entanto, não existe um número ideal, tudo depende das estratégias de conteúdo realizadas pela equipe de marketing da empresa;
- social – vem de canais de redes sociais, como Facebook, Instagram, YouTube, TokTok, LinkedIn etc. Por isso, é importante tornar sua marca presente nessas mídias a fim de estreitar relacionamento com o público e gerar autoridade;
- acessos diretos – são levantados quando os usuários digitam o nome do site ou o endereço completo na barra de endereços do navegador;
- referências – são acessos realizados com o auxílio de outros sites que ofertam um link para o seu. Em geral, é feita uma parceria entre ambas as partes para realizar indicações entre ambas as partes;
- busca paga – é proveniente de links patrocinados no Google Adwords, no Bing Ads, no Facebook Ads, entre outras opções;
- acesso de e-mail – são leads que chegam após contato voluntário por meio do endereço de e-mail informado no site ou disparo de newsletters e e-mails promocionais por parte da equipe de marketing empresa.
Por meio da origem do tráfego, é possível saber quais canais oferecem melhor performance em levar pessoas para o seu site, e quais práticas geram resultados mais eficientes, indicando onde é necessário investir em divulgações e quais recursos precisam ser aprimorados.
8. Tempo de permanência
Um KPI que mede o tempo de permanência no site permite compreender o comportamento dos internautas. Afinal, esse parâmetro identifica possíveis falhas que espantam o público, ou aponta quais páginas chamam mais atenção e têm um acesso maior.
Essas informações são extremamente relevantes para fazer otimizações no site e deixá-lo mais atrativo e interessante para os usuários. Até porque a intenção é fazer com eles continuem ali, interagindo cada vez mais. Dessa forma, uma boa experiência de navegabilidade aumenta as chances de conversão.
Como visto, as métricas de site precisam ser acompanhadas para garantir o engajamento da audiência e compreender como ela se comporta durante os acessos. Portanto, monte um plano de análise com o auxílio de boas ferramentas e soluções para obter resultados mais precisos e eficientes.
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