Ter visibilidade online é um fator muito importante para o crescimento de uma marca atualmente. Por isso que muitos novos empreendedores acabam recorrendo a qualquer método disponível para atrair leads e chamar a atenção do público. Porém, algumas dessas práticas podem ser antiéticas, ilegais e ter um efeito negativo a longo prazo na sua imagem.
Essas práticas são chamadas de Black Hat, um conjunto de técnicas que podem ser usadas para obter clicks e manipular o seu ranqueamento nos motores de busca, mas que têm um efeito negativo na experiência do usuário. Você pode até obter mais visitas no seu site, mas a grande maioria delas não terá interesse em seu produto.
Os resultados de muitas dessas técnicas são rápidos e bem visíveis. Você obtém centenas ou milhares de visitas em poucos minutos. Porém, essas visitas não se convertem em vendas nem contribuem com a sua reputação. Por isso é importante evitar essas práticas.
Acompanhe e entenda quais são as formas mais comuns de Black Hat e como você pode fugir delas.
Quais são as principais técnicas de Black Hat?
Como a definição é bem vaga, muitas coisas podem se enquadrar como Black Hat. Confira aqui as técnicas mais comuns e quais são seus efeitos.
Cloaking
O termo “cloaking” pode ser traduzido como “camuflagem”. Essa técnica consiste em programar toda a página para que ela seja vista de uma forma pelos robôs de busca e de outra pelo usuário. Ela pode ter o link correto, um SEO bem trabalhado e todas as outras otimizações em seu código, mas assim que é acessada, o usuário não encontra o que foi prometido.
Doorway Page
Similar à técnica anterior, o Doorway Page consiste em utilizar uma palavra-chave para otimização de SEO, mas sem ter relação com o conteúdo. O termo que você pesquisou e que levou à página está presente e é repetido várias vezes, mas o conteúdo em si não diz respeito à palavra-chave nem responde suas dúvidas.
Duplicação de Conteúdo
Essa é uma prática relacionada ao plágio, quando um site duplica o conteúdo de outro. Como o objetivo do Google é levar o usuário ao conteúdo mais relevante, ter vários sites e páginas com o mesmo texto exato é contraprodutivo. Essa técnica é menos proeminente hoje, já que sites duplicados ou plagiados são marcados e perdem prioridade na pesquisa.
Keyword Stuffing
Similar à Doorway Page, essa técnica de Black Hat consiste em escolher uma palavra-chave para ranqueamento e repeti-la o máximo possível ao longo do texto, independentemente de como isso afeta o conteúdo. Algum grau de repetição ainda é importante para demonstrar a relevância do conteúdo, mas um uso exagerado também pode ter efeito negativo na visibilidade do site.
Como fugir do Black Hat?
Apesar de terem um resultado visível em suas métricas, essas práticas prejudicam bem mais sua credibilidade a longo prazo. Além disso, elas não têm qualquer relação com suas reais métricas de desempenho, como sua taxa de conversão e vendas ou índice de fidelização.
A melhor forma de evitar o Black Hat é conhecer técnicas positivas de SEO e aplicá-las corretamente dentro do seu site. Confira aqui algumas das principais delas.
Conteúdo mobile friendly
A maior parte da navegação online hoje é feita por meio de aparelhos móveis, principalmente smartphones e tablets. Isso significa que, para oferecer a melhor experiência do usuário, você deve criar páginas otimizadas para esses aparelhos.
Muitas plataformas de desenvolvimento de sites já apresentam layouts que se adaptam automaticamente a aparelhos móveis, mas você deve pensar em outros aspectos também. Definição das imagens, posição do conteúdo, tempo de carregamento em internet móvel, etc.
Link Building
Um dos fatores usados para determinar o ranqueamento de uma página é quantos outros links apontam para. Isso indica que o conteúdo é rico e usado como referência em outros sites. E você pode alcançar isso usando o link building.
Em essência, ele consiste em criar hiperlinks em suas páginas que apontem para outras páginas no seu site. Assim, em vez de re-explicar um conteúdo, você indica para o usuário outros conteúdos relevantes.
Metadescrição
A metadescrição de uma página é um trecho inserido no código HTML da página que oferece um resumo de seu conteúdo. Quando o site aparece como resultado de uma pesquisa, a metadescrição aparece logo abaixo do link.
A ideia desse conteúdo é esclarecer ainda mais para o usuário qual tipo de conteúdo vai encontrar no seu site. Assim, aqueles que decidem clicar no link também tendem a ficar mais tempo, ler o conteúdo completo e contribuir para sua relevância.
Otimização de título e subtítulos
Outro fator importante a ser considerado é a escaneabilidade do texto, o que depende principalmente dos títulos e subtítulos. Em práticas de Black Hat, esses componentes são criados para agradar ao máximo os motores de busca, mas não refletem na qualidade da leitura.
Bons subtítulos ajudam a dividir o conteúdo da página de forma que o usuário encontre facilmente o que busca. Assim, uma pessoa pode tirar sua dúvida sem precisar de uma leitura extensa.
Pesquisa de palavra-chave
Boa parte do trabalho de SEO ocorre antes da criação do conteúdo, com a pesquisa de palavras-chave. Nesse ponto, você busca diferentes termos de pesquisa condizentes com seu conteúdo e compara seu índice de buscas, concorrência e relevância.
Seu objetivo aqui é encontrar os termos mais buscados e que possam ser inseridos em seu conteúdo como palavra-chave principal, assim como termos secundários. Dessa forma, o conteúdo terá um bom ranqueamento e ainda será relevante.
URL amigável
Já notou como alguns sites têm uma URL composta principalmente de símbolos e letras aleatórias? Esse é um ponto negativo dentro dos motores de busca. Felizmente, é bem fácil de resolver. Basta editar a URL do site para que contenha a sua palavra-chave ou seja igual ao título do conteúdo.
Evitar técnicas de Black Hat é muito importante para o crescimento do seu site e da sua marca. Pode ser tentador obter resultados rápidos, mas o prejuízo a longo prazo é muito maior.
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