É praticamente impossível pensar em um negócio que não tem alguma presença online, seja com um e-commerce, redes sociais ou um site próprio. Hoje, essa é a forma mais eficiente de se comunicar com seu público. Porém, ter um perfil ou site estático não é suficiente. Você deve promover também a sua interação online.
Essa interação diz respeito justamente ao contato mais direto entre a empresa e o cliente. É a troca de informações, diálogo, criação de uma comunidade e estabelecimento de confiança. Algo cada vez mais importante para reter leads e promover seu negócio.
Quer entender melhor? Então acompanhe e veja a importância da sua presença online e como melhorar a sua interação com o público.
Por que a interação online é importante?
Independentemente do seu tipo de negócio, ter uma presença online forte e interagir diretamente com seu público é fundamental para seu crescimento. Confira, aqui, como melhorar ainda mais a experiência do usuário e alguns dos principais benefícios oferecidos.
Alcançar um público maior
Graças à internet, mesmo micro e pequenas empresas conseguem alcance bem maior do que teriam normalmente, muito além de uma única cidade ou estado. Naturalmente, esse mesmo nível de interação é obrigatório para continuar ampliando sua base de leads à medida que um negócio cresce. Se você souber utilizar esses espaços, pode descobrir segmentos de clientes que nem imaginava.
Promove a sua credibilidade
A reputação de uma marca é um dos fatores mais importantes para promover seu negócio por meio da internet. Muitos dos potenciais clientes que você encontra não podem simplesmente ir até seu negócio presencialmente e conferir tudo antes de comprarem, então a opinião da sua base atual acaba pesando mais. Boas estratégias de interação online ajudam na construção da sua imagem e na atração de novos leads.
Oportunidade de aprender mais sobre os clientes
Outro benefício considerável de uma presença forte online é que, com as ferramentas certas, você pode extrair vários dados importantes sobre seu público-alvo e usá-la para elaborar estratégias. Faixa etária, gênero, localidade, conteúdos mais acessados, comunidades com as quais se envolvem, entre outras informações do tipo, são muito úteis na hora de fazer o seu planejamento de marketing.
Como melhorar a interação online no seu negócio?
Os clientes atuais não têm a mesma relação com a mídia e canais de divulgação. Eles estão envolvidos de forma mais ativa com o conteúdo que consomem, o que afeta seus padrões de consumo. Sendo assim, você também precisa adaptar a sua abordagem em espaços online.
Confira aqui algumas dicas que vão ajudar.
Defina a voz da sua marca
Antes de começar a interagir diretamente com seus clientes online, é importante esclarecer qual será a voz da sua empresa nas redes sociais. Ou seja, você deve criar um padrão de comunicação que será seguido em qualquer postagem, resposta ou interação com seus clientes. Isso dá mais consistência na construção da sua imagem e na qualidade do atendimento.
É importante estabelecer qual será sua linguagem, se vai ser formal ou informal, na primeira pessoa do singular ou do plural, usar o nome do atendente ou da marca, entre outras coisas. Cada um desses elementos constrói uma imagem diferente para seu negócio e afeta a interação com diferentes tipos de cliente.
Mantenha perfis ativos nas redes sociais
Existem várias formas de promover a interação online com seu público, mas as redes sociais sempre estão no topo. E não basta apenas criar um perfil e esperar que ele faça todo o trabalho sozinho. É importante mantê-lo, com novas postagens e promoções regularmente.
Se você deixar seus perfis sem nenhuma atividade por muito tempo, ocorrem alguns problemas. Primeiro, eles podem ser marcados como inativos, perdendo sua promoção orgânica. Segundo, isso cria uma imagem negativa da sua marca, de que ela não está funcionando no momento. Algo que pode custar vários clientes a longo prazo.
Responda as suas mensagens prontamente
É normal que alguns clientes tenham dúvidas sobre seu trabalho e enviem uma mensagem direta nas redes sociais, por e-mail ou outros canais. Qualquer que seja o caso, é fundamental que essas questões sejam respondidas tão rápido quanto possível. De preferência, em menos de 24 horas.
A qualidade do atendimento e rapidez das suas respostas influencia bastante a opinião do público a seu respeito. Invista bem no preparo da sua equipe de atendimento para que eles entreguem as soluções certas.
Conheça as dificuldades do seu público
Um erro muito comum em diversas empresas é tentar oferecer primeiro o produto sem entender o que exatamente seu público busca. Na maioria dos casos, um cliente não procura um produto, mas sim uma solução para um problema. Entender qual é essa dificuldade é o passo mais importante para oferecer a solução interna.
Com esse entendimento, será mais fácil responder suas dúvidas e entregar o que eles realmente precisam. Além de estudar o perfil dos clientes, também é importante ter uma escuta ativa e empática quando eles trazem alguma dúvida ou dificuldade.
Invista em SEO
Search Engine Optimization, ou SEO, é um conjunto de boas práticas que deixam uma página ou postagem mais fácil de encontrar por meio dos motores de busca. Se você faz uma postagem com SEO bem trabalhado, há maiores chances de que seu público a encontre organicamente.
Esse é um aspecto muito importante da interação online, pois permite que o público chegue até o conteúdo que precisa com mais rapidez. Além de contribuir com a visibilidade da sua marca.
Faça sempre uma chamada para ação
Se você faz uma postagem ou cria um conteúdo para o seu público, é importante que, no final, você inclua um direcionamento claro a seguir. Essa é a chamada para ação, uma sugestão de como usar a informação adquirida ou do que deve ser feito para continuar. Você pode usá-la para direcionar o cliente a um novo conteúdo, a um produto específico ou para tirar novas dúvidas.
Com essas dicas, você já pode aprimorar bastante a interação online com os clientes e fortalecer sua marca na internet. Pensar nisso como parte da boa experiência do usuário fará ainda mais diferença no seu crescimento de longo prazo.
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